Como montar uma academia de musculação de sucesso

As academias de musculação são realmente um grande sucesso no Brasil. Ter um negócio no ramo de saúde e qualidade de vida é uma excelente oportunidade. Mas, como montar uma academia de musculação de sucesso?

Escrevi este artigo com intuito de colaborar com o sucesso do seu negócio. Você que quer investir no ramo de academias tem uma boa oportunidade em mãos, entretanto precisa ser bem planejada e avaliada para não dar errado. Para ser um empreendedor de sucesso é necessário coragem de correr riscos e um bom planejamento.

O povo brasileiro tem sido incentivado a adotar hábitos saudáveis e a prática de exercícios é primordial para a garantia de uma boa qualidade de vida. Como grande parte da população ativa vive em grandes centros urbanos, com poucas opções de atividades físicas, as academias recebem um público cada vez maior.

Além disso, a academia tem se tornado um ambiente que vai além da prática de exercícios físicos, mas um local onde as pessoas constroem bons relacionamentos. Este tem sido o segredo de muitas academias de sucesso, que investem muito além de equipamentos de qualidade, e sim em um ambiente agradável e motivacional para seus clientes.

Como montar uma academia de sucesso? Vamos às primeiras respostas.

Como montar uma academia: Por onde começar?

Dicas importantes de como montar uma academiaComo montar uma academia de sucesso, depende em primeiro lugar de um bom planejamento. Nenhum negócio bem sucedido surge do nada e vai para o nada, é importante ter um planejamento mínimo.

A definição dos objetivos, público alvo, serviços ofertados, valor a ser cobrado, investimento inicial, são essenciais para você começar seu negócio com o pé direito.

1 – Definição dos objetivos:

É importante que você defina qual o objetivo da sua academia. O que você pretende oferecer para seus clientes. Você precisa definir quais os tipos de serviço que você tem interesse em ofertar, como por exemplo:

  • Musculação;
  • CrossFit;
  • Spinning;
  • Jumping;
  • Aulas de dança;
  • Natação;
  • Hidroginástica;
  • Treinamento funcional;
  • Ginástica laboral;
  • Body Step;
  • Body Pump;
  • Pilates;
  • Ioga;
  • Zumba;
  • Artes marciais.

São diversas opções hoje em dia, é claro que nem todas estão listadas acima. Como pode ver, para começar o seu negócio você precisará definir alguns serviços a serem oferecidos e à medida que seu negócio desenvolva você poderá acrescentar novas modalidades.

A definição destes serviços será essencial na escolha do lugar e na compra dos equipamentos, o que com certeza influenciará no seu investimento inicial.

Uma dica para quem estará começando com um investimento mais restrito é investir em um nicho de serviço, ou seja, começar com um serviço especializado para atender um público restrito com muita qualidade. Assim, você conseguirá conquistar o seu espaço com maior facilidade e não irá concorrer diretamente com grandes academias de musculação.

2 – Estudo do Público Alvo:

Paralelo à definição dos serviços oferecidos é importante que você faça um estudo do público alvo que você pretende atender. O público alvo será determinante no processo de como montar uma academia.

Talvez você tenha a intenção e abrir uma academia especializada em todas as modalidades, com intuito de atender todas as pessoas. Neste caso, você estará concorrendo com as maiores empresas do mercado, caso você não tenha muito dinheiro para investir e um grande diferencial para apresentar será um pouco mais complicado conquistar seu espaço.

Uma boa opção é iniciar com academias para atendimento de públicos específicos. Como por exemplo, academia para idosos e academias para pessoas que não gostam da musculação convencional.

Ter conhecimento do seu público alvo também será essencial para a localização da sua academia, a definição do perfil da sua equipe de trabalho, estratégias de marketing e benefícios para retenção de clientes.

Além disso, outra informação importante é o quanto o público alvo que você pretende atender está disposto a pagar pelo seu serviço prestado. Para conseguir estas informações somente com muita pesquisa ou boa experiência no mercado.

3 – Definição dos equipamentos necessários:

Outro fator importante é a definição dos equipamentos necessários para sua academia. A aquisição dos equipamentos irá variar consideravelmente conforme os serviços prestados.

Uma academia com grande enfoque na musculação irá ter necessidade uma grande diversidade de equipamentos específicos para isso, enquanto uma academia focada em treino funcional irá necessitar de um número menor de equipamentos, mas de maior espaço para o desenvolvimento das atividades.

Outro fator importante neste momento é você definir um público médio de atendimento. O número de equipamentos dependerá do número de alunos que estarão naquele espaço ao mesmo tempo. Uma academia que atende 1000 alunos exige um número bem maior de equipamentos que uma academia com 100 alunos.

4 – Definição do Local:

Com tudo isto definido é hora de encontrar um local ideal para instalar a sua academia. O primeiro passo é definir um tamanho mínimo conforme os serviços que você vai ofertar, número de equipamentos, público alvo e número médio de alunos.

É importante que sua academia esteja bem localizada, com a possibilidade de criação de área de estacionamento e próxima a pontos de ônibus ou metrô.

Outro cuidado é quanto à qualidade da edificação, dê preferencias para edificações bem arejadas e com possibilidade de iluminação natural. Além disso, verifique se as instalações existentes possibilitam a criação de banheiros e possível instalação de ar condicionado.

Vale observar também a necessidade de adequações. Dificilmente você encontrará um local pronto, entretanto quanto menor a necessidade de adequações melhor será para você.

5 – Definição do Layout:

A definição do Layout da academia é outro ponto essencial. Não existe nada pior que um local mal planejado. Além de perder espaço, não proporciona um bom ambiente para os alunos e para os profissionais. Literalmente, montar um bom layout será decisivo na tarefa de como montar uma academia de sucesso.

Para a definição do layout é interessante que você contrate um profissional para te auxiliar na definição de mobiliários, salas, delimitação de espaços e posicionamento dos equipamentos.

Um profissional capacitado irá te auxiliar a aproveitar da melhor forma possível a ventilação e luz natural, além de posicionar os equipamentos de forma adequada, considerando a necessidade de instalações elétricas e hidráulicas.

6 – Definição da Equipe de Profissionais:

Será fundamental para a definição da sua equipe de profissionais o número médio de alunos e os serviços que você pretende ofertar. Toda academia necessita de uma equipe multidisciplinar, desde atendentes, educadores físicos, fisioterapeutas e faxineiros.

Mas, quero ressaltar um aspecto importante para a montagem de sua equipe. O perfil dos profissionais. É importante você estar atento a isto, para que sejam criados um ambiente agradável e um bom relacionamento entre os instrutores e os alunos.

Este é um fator importantíssimo para a retenção de aluno, ter um bom quadro de profissionais.

7 – Investimento Inicial:

É importante que todo o planejamento seja desenvolvido considerando a possibilidade do seu investimento inicial. Muitas pessoas se perguntam quanto é necessário para montar uma academia, vai depender muito das opções que você fizer. Além do investimento inicial é importante que você tenha ideia do capital de giro necessário para dar andamento em seu negócio.

Um valor médio para começar uma academia simples é aproximadamente de 80 a 100 mil reais. Com a compra de bons equipamentos e pequenas adequações do espaço a ser utilizado.

Entretanto, este valor pode ser muito inferior conforme o serviço a ser ofertado, como também pode não ter limites conforme o tamanho do seu negócio e a sofisticação dos equipamentos.

Primeiramente, não dê um passo maior do que as pernas. Avalie com consciência as suas possibilidades financeiras e comece com o investimento inicial que está dentro de suas possibilidades. Assim que seu negócio começar a crescer você pode ir investindo mais ainda na sua academia.

Com montar uma academia: Considerações finais

Como montar uma academia de sucesso? Não é tão simples assim, vai depender muito de seu bom planejamento e de sua dedicação. Mesmo com pouco investimento inicial é possível montar um negócio de sucesso.

Como última dica, é interessante você agregar a sua academia a opção de uma pequena loja com equipamentos e roupas para seus alunos, além disso você também pode investir em uma loja com suplementos alimentares. Se você ainda está com dúvidas sobre começar o próprio negócio não se preocupe, é sempre possível aprender a empreender.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário. Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!