Como montar uma autopeças de sucesso com 5 dicas imperdíveis

O número de veículo no Brasil é cada vez maior. Isso faz com que serviços de manutenção sejam cada vez mais requisitados. Logo ter uma autopeças pode ser um ótimo negócio. Neste artigo você vai aprender um pouco mais sobre como montar uma autopeças de sucesso e conseguir um bom lucro com seu negócio próprio.

Este ramo exige do proprietário do negócio amplo conhecimento na área de peças e mecânica de automóveis. Pois, toda equipe será confrontada diariamente com dúvidas de seus clientes.

Além do conhecimento é importante também se especializar. A especialização pode agregar muito valor a um negócio, pois você terá condições de proporcionar um atendimento personalizado aos seus clientes. É possível ter autopeças que atendem a veículos leves e utilitário ou autopeças que atendem veículos médios e pesados.

É válido destacar desde início que este ramo já possui uma grande concorrência. Logo, você deverá estar preparado para competir com preços apertados e fornecer um atendimento acima da média para conquistar e fidelizar seus clientes.

Veja a seguir então como montar uma auto peças de sucesso com dicas imperdíveis.

Dicas imperdíveis sobre como montar uma autopeças de sucesso

1 – Estude o mercado e planeje como será sua atuação:

dicas e sujestões sobre como montar uma autopeçasO conhecimento é essencial para ter sucesso neste tipo de negócio. Este conhecimento pode ser adquirido de duas formas, com a experiência em outras autopeças ou com muita pesquisa e dedicação. É importante você conhecer e entender todos os produtos que você pretende vender eu sua autopeças, além de serviços adicionais, estrutura necessária, perfil dos clientes e potencial dos seus concorrentes.

Você não deve montar sua autopeças com base em achismos e sim fundamentada em dados e informações reais.

Com um estudo e um planejamento criterioso você terá condições de minimizar os riscos de seu negócio não dar certo. Isso será essencial para você investir com segurança e obter sucesso com sua loja de autopeças.

O seu planejamento deverá levar em consideração a sua disponibilidade financeira e os clientes que você pretende alcançar. Em alguns casos começar com uma autopeças personalizada pode ser uma ótima opção, já em outros casos é melhor ter uma loja que forneça produtos em geral.

O estudo do mercado e o se planejamento serão essenciais para definir como será o seu negócio.

2 – Escolha um local adequado para sua loja de autopeças:

A segunda dica sobre como montar uma autopeças é referente ao local de sua loja. Algumas características são fundamentais para que você escolha ou não um local.

A primeira delas é o espaço. Uma autopeças exige um bom espaço, você precisará de um bom estoque, espaço para exposição de alguns produtos, escritórios, balcão de atendimento, caixas e espaço para prestação de serviços extras que você desejar, como troca de óleo.

Um item que pode ser um diferencial para sua loja é a opção de estacionamento para clientes. Assim, ficará muito mais fácil de atender seus clientes com tranquilidade e conforto.

Além do espaço é importante você estar atento à localização. Procure estar perto de locais que já possuem uma demanda por peças, como por exemplo regiões com oficinas.

Isso irá fazer com que seu cliente encontre você com facilidade.

3 – Invista em uma equipe bem treinada e capacitada:

Como falado anteriormente, ter uma autopeças exigirá de você um bom conhecimento nas áreas de mecânica de automóveis. Este conhecimento também será exigido de seus funcionários.

Por isso, a terceira dica sobre como montar uma autopeças é investir em uma equipe capacitada e bem treinada. Assim será possível oferecer um atendimento de qualidade a todos os clientes que entrarem em sua loja. O bom atendimento é fundamental para ter sucesso neste ramo.

Você poderá contratar pessoas com uma boa experiência na área ou então desenvolver treinamentos para sua nova equipe. Você deverá avaliar o que é melhor para seu negócio.

O bom atendimento não se refere somente ao conhecimento sobre os produtos e problemas do cliente, mas também está ligado na forma de atender cada cliente que entra em sua loja, com atenção e cuidado.

Combinando o conhecimento com um atendimento de primeira você poderá se destacar em um mercado tão concorrido.

4 – Faça boas parcerias com fornecedores e mecânicos:

Boas parcerias são essenciais neste ramo de negócios. Existirão dois parceiras fundamentais que são bons fornecedores e também os mecânicos de sua região.

É necessário que você tenha fornecedores com diversidade de produtos e bons preços. Procure também fornecedores que possam flexibilizar as condições de pagamento e que faça entregas com rapidez e agilidade. Isso será fundamental para que você tenha um estoque enxuto e evitará muitos gastos.

Montar parcerias com grandes oficinas e mecânicos também é uma ótima opção para quem deseja ter sucesso com lojas de autopeças. A indicação de um mecânico pode ser uma venda certeira, a maioria dos clientes confiam em seus mecânicos e não chegam a pesquisar o mesmo produto em lojas concorrentes.

Estas parcerias devem ser pautadas em um relacionamento ético e profissional, assim elas poderão ser duradouras e trazer benefícios para todos os envolvidos.

Para conseguir boas parcerias com mecânicos e oficinas é importante que você ofereça benefícios, como um atendimento personalizado e exclusivo, melhores condições de pagamento e até mesmo prioridade nas entregas.

5 – Diversifique a oferta de produtos e serviços:

A última dica sobre como montar uma autopeças é oferecer aos seus clientes produtos e serviços que possam proporcionar vendas agregadas.

Para isso é necessário pensar em um leque de produtos de diversificação. Ou seja, produtos que não são essenciais em sua autopeças, mas que poderão te auxiliar a aumentar o faturamento e até mesmo atrair clientes. Estes produtos estão muitas vezes ligados a tendências do mercado e adereços para os veículos.

Além de produtos de diversificação você poderá oferecer pequenos serviços. Você poderá disponibilizar uma bomba para calibração de pneus, pequenos serviços elétricos ou até mesmo fazer a troca de óleo de veículos leves.

Com uma boa diversificação você também poderá se destacar da concorrência que muitas vezes acomoda-se vendendo sempre o mais do mesmo.

Lembre-se que você terá diferentes perfis de clientes. Existem os clientes que só querem o essencial e outros clientes que sempre desejam algo a mais. Esteja preparado para atender todos os tipos de clientes.

Finalizando

Estas dicas irão te auxiliar a construir um negócio de sucesso, por isso, não deixe de coloca-las em prática. Antes de começar o seu negócio foque em um planejamento adequado, conheça o mercado, seus concorrentes, seus clientes potenciais e sonde possíveis parcerias.

Veja um resumo das dicas de como montar uma autopeças de sucesso:

  • Estude o mercado e planeje como será sua atuação;
  • Escolha um local adequado para sua loja de autopeças;
  • Invista em uma equipe bem treinada e capacitada;
  • Faça boas parcerias com fornecedores e mecânicos;
  • Diversifique a oferta de produtos e serviços.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!