Como montar uma borracharia de sucesso em 7 passos

Os serviços de borracharia são cada vez mais necessários, pois o número de veículo cresce ano a ano no Brasil. Investir neste mercado pode ser uma ótima opção para quem deseja ter seu próprio negócio. Neste artigo você aprenderá os 7 passos de como montar uma borracharia de sucesso.

Apesar de ser um negócio aparentemente simples o mercado de borracharia tem se transformado ao longo dos anos. Mesmo assim, muitos borracheiros pararam no tempo.

Hoje em dia, toda prestação de serviços deve ser vista com um olhar atento à qualidade e o conforto do cliente. Por isso, muitas borracharias e oficinas tem conquistado um grande espaço no mercado, pois oferecem algo a mais para seus clientes.

Caso você se decida por montar sua própria borracharia esqueça os modelos antigos de espaços desorganizados, sujos e sem nenhum tipo de atrativo para seu cliente. Pense em como você pode atrair e conquistar seus clientes oferecendo alta qualidade, conforto e serviços extras.

Como montar uma borracharia em 7 passos

1 – Defina os serviços que serão ofertados na borracharia:

dicas e passos sobre como montar uma borracharia de sucessoAntes de mais nada é importante que você defina quais serão os serviços oferecidos em sua borracharia.

Isso será essencial para que você defina o tamanho do espaço, os equipamentos necessários, a mão de obra especializada e principalmente o valor do investimento inicial que você precisa para abrir sua borracharia.

Existem serviços que são básicos e essenciais em toda borracharia e também serviços que podem ser adicionados com intuito de atrair mais clientes e também aumentar o faturamento. Hoje em dia, ter um diferencial é essencial para se diferenciar de toda a concorrência existente.

2 – Escolha um bom local para sua borracharia:

O segundo passo de como montar uma borracharia de sucesso é escolher um local estratégico para seu negócio.

O primeiro ponto a se observar é a localização. É importante que você esteja em um local de fácil acesso, próximo a grandes rodovias, postos de gasolina, ou seja, em locais de fluxo intenso de veículos. Assim, você estará próximo a seus clientes potenciais.

Além da localização é importante que você leve em consideração o tamanho do ponto comercial, a qualidade da edificação, disponibilidade de energia elétrica adequada, pontos de água, espaço para estacionamento e tantos outros detalhes que são importantes para um negócio ter sucesso.

3 – Monte uma estrutura adequada aos seus serviços:

Uma boa estrutura também é essencial para o sucesso da sua borracharia. Logo, você deverá comprar todos os equipamentos e ferramentas que são necessários para desempenhar um serviço de qualidade.

Pense em todos os detalhes e não deixe nada faltar. Invista em bons equipamentos, mesmo que exijam de você um investimento financeiro maior.

Comprar equipamentos baratos e de má qualidade pode resultar em manutenções constantes ou até mesmo necessidade de reposição de equipamento com pouco tempo de uso.

Caso você tenha intenção de desenvolver diversos serviços em sua borracharia, mas ainda não possui dinheiro suficiente para comprar todos os equipamentos não se preocupe. Comece com o que tem e aos poucos você poderá investir ainda mais com o dinheiro que você ganhará na própria borracharia.

4 – Contrate bons profissionais para sua equipe:

O quarto passo de como montar uma borracharia é contratar bons profissionais e montar uma equipe de qualidade.

Grande parte das borracharias exigem uma pequena equipe, somente grandes oficinas têm condições de contratar vários funcionários. Por ser uma pequena equipe é importante que todos os funcionários sejam qualificados e tenham condições de desempenhar diversas tarefas.

Invista em profissionais que também tem condições de atender seus clientes com qualidade. Pense em como você poderá atrair e conquistar seus clientes com um bom atendimento.

5 – Faça boas parcerias para seu negócio crescer rapidamente:

Ter boas parcerias é uma forma de conseguir com mais facilidade seus primeiros clientes. Mas, tome cuidado para não fazer seu negócio se tornar refém com a exclusividade que alguns parceiros podem exigir.

Tente montar parcerias com oficinas especializadas, autopeças, postos de gasolina, mecânicos independentes, lava rápidos, entre inúmeras possibilidades no mercado de serviços para veículos.

Lembre-se que uma boa parceria deve beneficiar ambos os lados e você deve tomar cuidado para que sua proposta não pareça vantajosa apenas para você.

6 – Calcule preços justos para os serviços de sua borracharia:

O sexto passo de como montar uma borracharia de sucesso é cuidar da parte financeira do seu negócio.

É importante que você tenha preços justos para os serviços que você vai ofertar para seus clientes. Um preço justo é um preço que não é alto demais, o que afasta seus clientes e também não é baixo de mais, o que impede seu negócio de ser lucrativo.

Por isso, você deve ter consciência de todos os custos envolvidos no seu negócio para colocar preços que sejam adequados. Não fique preso somente aos valores praticados pelos seus concorrentes sem antes verificar quais são os seus custos reais.

7 – Invista em uma estratégia diferenciada para seu negócio:

O último passo de como montar uma borracharia é investir em uma estratégia diferenciada para seu negócio.

Como falado anteriormente, é importante que você se destaque da concorrência por fatores como qualidade dos serviços, bom atendimento e serviços extras que são diferenciais.

Você pode investir em promoções, programas de fidelização, campanhas de divulgação, marketing de relacionamentos e tantas outras opções que farão com que sua borracharia se destaque em meio à concorrência.

Finalizando

Por fim, ainda é válido dizer que todo negócio exigirá de você muita dedicação e planejamento. É importante ter consciência também que um bom lucro não acontece no primeiro mês. Você deverá ser perseverante e lutar para conquistar seus clientes.

Confira mais uma vez os passos de como montar uma borracharia de sucesso:

  • Defina os serviços que serão ofertados na borracharia;
  • Escolha um bom local para sua borracharia;
  • Monte uma estrutura adequada aos seus serviços;
  • Contrate bons profissionais para sua equipe;
  • Faça boas parcerias para seu negócio crescer rapidamente;
  • Calcule preços justos para os serviços de sua borracharia;
  • Invista em uma estratégia diferenciada para seu negócio.

Você pode utilizar o campo de comentários para deixar sua contribuição ou então tirar alguma dúvida.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. SOS Borracharia e comercio de pneus disse:

    Ola !
    Boa tarde,

    conseguir montar a minha borracharia fiquei mudando e organizando parte elétrica e equipamentos por duas semanas e já estou a três dias em funcionamento ja conseguir atender 4 clientes fiz tudo como manda o figurino ponto com um grande fluxo de veiculo na frente lugar para os clientes estacionar para que eu possa executar o trabalho etc, mas por ser um local bem movimentado estou achando o movimento fraco. Sera por que sou novo por aqui ?
    Sera quanto tempo pode demorar uma borracharia para poder se manter ou empatar com o valor do aluguel ?
    O dinheiro envestido no negocio sei que e a longo prazo mas o que fazer para empatar ?
    Todos que conheço que tem serviços de borracharia fala que o lucro e a venda de pneus esta correto ?

    sou novo nesse ramo e estou pensando em procurar um sócio para o negocio sera que seria uma boa indeia ?

  2. edinilson da cunha vilela disse:

    Gostaria de ter uma noção de custo para montar uma borracharia diferenciada.

  3. Jonas Dário Salgueiro disse:

    Parabéns, gostei muito DS matéria.
    Estou começando a trabalhar em uma borracharia e com as dicas de vocês posso dar os primeiros passos.
    Obrigado.