Como montar uma cafeteria em 7 passos práticos

Uma cafeteria é uma ótima oportunidade para quem deseja ter sua própria empresa. Neste artigo você irá conferir os pontos essenciais sobre como montar uma cafeteria. São 7 passos práticos para você montar seu negócio e ter muito sucesso.

O mercado de cafeterias especializadas é cada vez maior no Brasil. Nos últimos anos, as cafeterias têm deixado de ser apenas um local para um lanche rápido e se tornado um ambiente agradável para que seus clientes deem uma pausa no trabalho, encontre os amigos ou até mesmo um local para pequenos encontros e reuniões de trabalho.

Esta transformação faz com que as cafeterias se tornem cada vez mais lucrativas. Isso é resultado do tempo que os clientes ficam no local e principalmente pelo valor percebido.

Para ter sucesso com este tipo de negócio é importante focar em três pontos essenciais: qualidade do produto, preço adequado e atendimento diferenciado.

Vale ressaltar que preço adequado não é o mesmo que preço baixo, neste seguimento, existem clientes dispostos a gastar um pouco mais por um café realmente de qualidade e um ambiente agradável. Neste caso, o atendimento diferenciado e a qualidade do produto serão preponderantes na conquista de seus clientes.

7 passos de como montar uma cafeteria

Veja a seguir os principais pontos de como montar uma cafeteria de sucesso e ter um negócio que te trará um bom lucro a médio e longo prazo.

Retorno imediato do investimento é algo que uma cafeteria não poderá dar, é necessário um bom tempo para conquistar, fidelizar seus clientes e alguns casos ensinar seus clientes a apreciarem um produto diferenciado.

Confira então os 7 passos de como montar uma cafeteria.

1 – Escolha o nicho de mercado para atuar:

dicas de como montar uma cafeteria de sucessoO primeiro passo de como montar uma cafeteria é definir o nicho de mercado onde você irá atuar. O nicho de mercado significa a parcela do mercado que você pretende atender.

Isso é o mesmo que definir um público-alvo. Existem diversos públicos que você pode atender, você pode atender um público que está interessado somente em um café simples, prático e rápido ou um público que deseja um ambiente personalizado com um café gourmet e produtos de alta qualidade.

É certo que você nunca irá agradar a todos os públicos. Por isso, é necessário focar em um único público-alvo e desenvolver o seu negócio em cima dos desejos deste público.

Com um serviço e produtos de qualidade você poderá conquistar seus clientes aos poucos e assim construir um negócio sólido e lucrativo ao longo do tempo.

Evite pular de galho em galho, ou seja, de um público-alvo para o outro. Faça um negócio realmente focado no nicho de mercado que você escolheu, tudo é feito com base neste público, como a definição do cardápio, definição do preço, escolha do local e o layout do ambiente.

2 – Escolha um local adequado:

Existem inúmeros locais que possuem potencial para a abertura de uma cafeteria de qualidade. É importante que esta escolha também leve em consideração o público-alvo que você deseja atingir.

Um ponto essencial é que sua cafeteria deve estar em um local com grande movimento de pessoas. Isso inclui shopping center, centros comerciais, centros empresariais, universidades, centros turísticos, aeroportos, rodoviárias, estações de ônibus ou trem.

Antes de definir o local é importante que você faça uma consulta prévia na prefeitura de seu município. O objetivo desta consulta prévia é verificar se é possível abrir o seu negócio no local de desejo e se isso está de acordo com o plano diretor da cidade.

Para a escolha de um bom local é importante verificar as condições do imóvel, necessidade de grandes reformas, disponibilidade de potência adequada de eletricidade, entre tantos outros pontos.

Vale à pena também conferir as lojas que são vizinhas do seu negócio. Veja se são condizentes com o negócio que você pretende abrir e se os clientes destas lojas podem ser também seus clientes.

3 – Invista em um bom layout e na aparência:

O terceiro passo de como montar uma cafeteria é investir em um bom layout e boa aparência para sua empresa.

Um layout adequado é aquele que faz com que o ambiente de sua cafeteria se torne agradável e atraente para seus clientes.

Para um ambiente agradável é necessário que os móveis e equipamentos estejam posicionados de forma adequada, é importante também investir em uma boa iluminação, o ambiente deve ser bem ventilado, vale à pena também investir em um bom sistema de som ambiente.

Hoje em dia, oferecer internet de qualidade também para seus clientes também é fundamental. Isto pode ser um grande atrativo para seu negócio.

Além do layout adequado é importante se preocupar com a aparência. Para alguns públicos específicos é imprescindível uma boa aparência, muitas pessoas escolhem um local pela primeira vez pela aparência do ambiente.

O velho ditado é verdadeiro, a primeira impressão é a que fica. A primeira impressão em uma cafeteria é sua aparência.

4 – Planeje um cardápio de modo adequado:

O quarto passo de como montar uma cafeteria é pensar em um cardápio atraente e adequado para seu público-alvo.

Pense nos produtos que são realmente lucrativos para você e que também podem ser atraentes para seus clientes. Alguns produtos podem não ser lucrativos, mas tem um grande potencial para atrair clientes que compram outros produtos que podem ser muito lucrativos.

Pense primeiro em um cardápio principal, com produtos que são essenciais em uma cafeteria. Em seguida você pode pensar em diversificação, com produtos assessórios que poderão agradar seus clientes e que possuem uma boa margem de lucro.

Lembre-se que os produtos de diversificação não são essenciais em uma cafeteria, mas são um diferencial. Oferecer estes produtos é muito interessante para qualquer cafeteria.

Não se esqueça de focar em qualidade. Venda somente produtos de extrema qualidade para seus clientes, isso fará com que você tenha condições de cobrar um preço maior e ter uma margem de lucro melhor.

5 – Compre o mobiliário e equipamentos necessários:

O quinto passo de como montar uma cafeteria é comprar os equipamentos e o mobiliário para montar o seu negócio.

Vale destacar que o mobiliário deve fazer parte de todo o projeto do layout. Você poderá comprar um mobiliário convencional ou senão investir em móveis planejados. Isso dependerá do layout que você planejou.

A opção por móveis planejados poderá garantir uma maior personalização do ambiente, o que pode ser mais um diferencial.

A escolha e definição dos equipamentos serão conforme os produtos que você pretende oferecer. Caso você deseje oferecer produtos mais especializados será necessário contar com equipamentos diferenciados e que permitam a produção destes produtos.

Um ponto importante sobre este assunto é em relação à sua disponibilidade financeira. Isso poderá inviabilizar a compra de equipamentos muito modernos ou móveis planejados.

Tome cuidado neste ponto e não dê um passo maior do que você pode dar. Evite começar o seu negócio já criado dívidas.

6 – Reforma do local:

O local escolhido deverá ser reformado, dificilmente você encontrará um local pronto para receber sua sorveteria. Sempre são necessárias algumas adequações, no mínimo adequações visuais.

Para uma boa reforma, é interessante contar com auxílio de profissionais capacitados. Vale a pena fazer um bom projeto de arquitetura para reforma do espaço.

Em alguns casos é necessário adequar os pontos de energia elétrica e os pontos de água, além de demolir e construir paredes e divisórias. Para ter sucesso com sua reforma é necessário estar com sua sorveteria já planejada, com a definição de onde serão instalados os equipamentos e a mobília.

Nesta reforma, você já deve considerar a identidade visual planejada anteriormente. Ela definirá a cor da pintura e detalhes importantes.

É necessário que o ambiente fique bem iluminado e arejado. O conforto para seus clientes é essencial para o sucesso de seu negócio.

7 – Invista em uma boa divulgação:

O último passo de como montar uma cafeteria é investir em uma boa divulgação para seu negócio.

Esta divulgação deve ser feita antes da abertura de sua cafeteria e durante a o funcionamento do seu negócio. O melhor a fazer é começar com um bom planejamento, faça uma estratégia para divulgar corretamente o seu negócio.

Você poderá utilizar inúmeras ferramentas para divulgar o seu negócio. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Utilize cartões de visita;
  • Faça panfletos de divulgação;
  • Faça uma festa de inauguração;
  • Distribua convites para clientes potenciais;
  • Utilize a internet para divulgar seu negócio.

A internet é uma ferramenta essencial para divulgar um negócio nos dias de hoje. Para utilizar a internet como ferramenta de divulgação você pode criar um site para sua cafeteria, investir nas redes sociais (Facebook e Instagram) ou produzir vídeos e divulga-los no Youtube.

Outra forma importante de divulgação é por meio de promoções. Você poderá fazer parcerias com sites de venda coletiva, programas de fidelização ou promoções de desconto para quem indicar novos clientes.

O que vale neste momento também é a sua criatividade e a sensibilidade de perceber qual a melhor ferramenta de divulgação para atingir seu público-alvo.

Finalizando

Antes de finalizar este artigo quero deixar uma última dica para você. É necessário investir em conhecimento, em especial, para quem deseja investir em uma cafeteria especializada.

Para isso, faça um bom curso de barista. Assim você poderá aprender a identificar quais são os cafés de qualidade e como oferecer um produto adequado para seu público-alvo. Ter conhecimento é essencial para sobreviver neste tipo de mercado.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!