Como montar uma churrascaria com um guia prático para seu sucesso

Uma churrascaria pode ser um empreendimento extremamente lucrativo, desde que muito bem administrado. Neste artigo você vai conferir dicas e passos de como montar uma churrascaria de sucesso e começar a empreender em um ramo tão lucrativo.

Abrir uma churrascaria de sucesso não é uma tarefa simples e exigirá do investidor um bom planejamento e muita disposição para operar e administrar o negócio de maneira adequada.

Este sucesso não depende apenas da carne e do carvão. É importante estar atento às novidades do mercado e proporcionar uma boa experiência a cada cliente. Esta boa experiência depende do que o estabelecimento pode oferecer, como ótimo atendimento e produtos de diversificação.

Outros elementos também podem interferir diretamente no sucesso do negócio, como localização, horário de funcionamento, preço praticado, conforto do estabelecimento e estratégia de marketing adotada.

Veja a seguir dicas importantes sobre como montar uma churrascaria de sucesso e obter um bom lucro com seu investimento.

Guia prático sobre como montar uma churrascaria

1 – Planeje bem antes de abrir sua churrascaria:

dicas práticas de como montar uma churrascariaO primeiro ponto para ter sucesso com um negócio é o planejamento. Planejar é fundamental para que você tenha consciência de todos os passos a serem percorridos até ter seu negócio aberto.

Com um bom planejamento você evita cometer diversos erros que podem estar no caminho de todo empreendedor. Você conseguirá antever diversos cenários e implementar ações para ser bem-sucedido em todos eles.

É importante planejar a estrutura do estabelecimento, os produtos que serão oferecidos, os fornecedores com os quais você manterá parcerias, a equipe que deverá ser contratada, os processos internos para operação da churrascaria e todos os passos que deverão ser dados até a abertura do negócio.

Durante este planejamento é importante fazer uma avaliação do investimento necessário para montar sua churrascaria e também para mantê-la em funcionamento. É possível estimar o retorno financeiro e a lucratividade do negócio de antemão.

É claro que a realidade nem sempre acontece com o planejado. Você deverá estar atento e pronto para passar por imprevistos e conseguir tirar coisas boas destes imprevistos.

2 – Encontre um bom local para sua churrascaria:

Outro ponto fundamental para o sucesso da sua churrascaria é encontrar um bom local para começar seu negócio.

Você deve estar atento à localização. É importante estar em um local de fácil acesso e em uma vizinhança agradável e convidativa para um estabelecimento deste tipo.

Também é importante encontrar um local com espaço para estacionamento ou em uma rua com facilidade para estacionar. Isso é fundamental hoje em dia, visto que grande parte das pessoas utilizam o carro para irem a este tipo de local.

Além disso, é necessário estar de olho na infraestrutura do espaço. O espaço precisa ser amplo o suficiente para uma churrascaria, contar com espaço para cozinha, banheiros, escritório e depósito.

O ideal é que o local seja bem arejado e aproveite ao máximo a iluminação natural.

3 – Defina o que você servirá em sua churrascaria:

A terceira dica sobre como montar uma churrascaria é sobre o cardápio. É importante que você defina de antemão o que será servido em sua churrascaria.

Lembre-se que que o carro chefe de toda churrascaria é a carne. Você precisa definir as carnes que serão servidas e o modo como serão preparadas e assadas.

Mas, além das carnes é importante estar atento aos outros produtos de acompanhamento que podem ser servidos juntamente com o churrasco. Estes produtos devem ser escolhidos com cautela e dependem do estilo de churrascaria que você pretende criar.

Além da comida é importante estar atento às bebidas. É necessário investir em uma boa carta de vinhos, cervejas e bebidas destiladas. Além das bebidas alcoólicas é preciso disponibilizar aos clientes sucos, refrigerantes e outras bebidas convencionais.

4 – Encontre bons fornecedores para seu negócio:

Ter bons fornecedores também é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Um bom fornecedor não é aquele que apenas oferece o menor valor, mas que possui produtos de qualidade, boas condições de pagamento, pontualidade na entrega dos produtos e possiblidade de parceria de longo prazo.

Por isso, ao escolher seus fornecedores é necessário avaliar em detalhes os benefícios em manter uma parceria de longo prazo com cada uma das opções. É válido salientar que esta avaliação deve ser feita constantemente e caso necessário fornecedores que não estejam cumprindo seu papel devem ser trocados.

A qualidade dos produtos que você oferece depende muito da qualidade dos seus fornecedores.

5 – Contrate uma equipe bem capacitada para sua churrascaria:

A quinta dica de como montar uma churrascaria é contratar bons profissionais capacitados para montar uma equipe de excelência em seu negócio.

Bons profissionais são fundamentais para produzir bons produtos e fazer um churrasco digno de uma boa churrascaria. Além da qualidade dos produtos uma boa equipe é importante para atender bem seus clientes.

Um bom atendimento é importantíssimo para fidelização dos clientes e garante que sua churrascaria seja bem lembrada pelos seus frequentadores. Sem um atendimento de qualidade é muito difícil que um negócio prospere nos dias de hoje.

Você vai precisar de diversos profissionais, como cozinheiros, churrasqueiros, garçons, caixas, faxineiros e um gerente para seu negócio.

6 – Monte uma infraestrutura confortável e adequada:

Por fim, é válido salientar que sua churrascaria precisa de uma infraestrutura adequada e confortável para receber bem seus clientes.

É importante contar com equipamentos para cozinha, como fogões, churrasqueiras, freezers. Equipamentos para bebidas, como geladeiras e adega de vinhos.

Também é necessário ter uma boa mobília para receber adequadamente toda a clientela, como mesas e cadeiras confortáveis, espaço para filas de espera, sofás e banheiros limpos e confortáveis.

Além disso é importante pensar em uma decoração para sua churrascaria. Uma boa decoração é capaz de tornar sua churrascaria cada vez mais atrativa.

Finalizando

Como montar uma churrascaria pode ser um pouco mais complicado do que parece. Existem inúmeros detalhes que devem ser observados com cuidado e carinho para que sua churrascaria seja realmente lucrativa.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!