Como montar uma confecção de sucesso

O mercado de vestuário no Brasil é muito grande e mesmo com tanta concorrência ainda há espaço para quem quer trabalhar com qualidade e preço competitivo. Neste artigo você vai conferir dicas importantes sobre como montar uma confecção de sucesso.

Ao abrir uma confecção é possível trabalhar de duas formas. A primeira delas é com uma própria marca, ou seja, você desenvolverá seus produtos e fará toda operação de venda de suas mercadorias.

A segunda forma é trabalhar com a terceirização dos serviços. Você poderá trabalhar para outras empresas com marcas já estabelecidas, assim você faz apenas o seu trabalho e toda parte de desenvolvimento de produtos e comercialização fica por conta da empresa que te contratou.

Ambas as formas de trabalho são interessantes. O melhor é que você ainda tem a possibilidade de combinar as duas maneiras. É possível destinar parte de sua força de trabalho aos serviços de terceirização e também desenvolver seus próprios produtos.

Vamos então às principais dicas de como montar uma confecção de sucesso no mercado brasileiro.

Como montar uma confecção:

1 – Faça um bom planejamento do seu negócio:

dicas de como montar uma confecçãoO primeiro passo é a etapa do planejamento. Começar um negócio sem nenhum planejamento é um grande risco. Por isso, antes de colocar a mão na massa é necessário colocar sua ideia no papel e estudar a viabilidade de seu negócio.

Para um bom planejamento é importante conhecer o mercado em que sua empresa irá atuar. Entender como o mercado funcionar, como seus concorrentes operam e quais as características do seu público consumidor.

Este planejamento servirá para você definir como sua confecção irá se posicionar diante da concorrência. Quais poderão ser suas vantagens competitivas e quais suas maiores dificuldades diante da concorrência.

É importante que você defina cada ponto do seu negócio, avaliando todas as questões que podem interferir no sucesso de sua empresa.

É certo que nem tudo que é planejado acontece como está no papel. Imprevistos podem acontecer e em alguns casos podem ser benéficos para seu negócio.

Nesta etapa também é importante fazer um bom planejamento financeiro da sua confecção. Avalie o investimento inicial necessário e também os custos de operação. É necessário ter uma ideia clara do capital de giro necessário para sua empresa.

2 – Monte uma infraestrutura de qualidade:

Outro ponto fundamental é a infraestrutura de sua empresa. É necessário ter um espaço adequado para receber todo maquinário, profissionais e iniciar a produção.

A escolha de um espaço adequado dependerá do que você planeja para sua confecção. Quanto maior sua confecção, maior o local necessário e também mais complexo poderá ser a operação.

É comum que confecções tenham um espaço para produção, que fique localizada em uma área industrial e outros espaços para escritórios, pontos comerciais e mostruários.

Para definir o local de produção é fundamental fazer uma consulta prévia do local. Isso é importante para você verificar se o local onde você pretende instalar sua confecção está de acordo com as diretrizes de ocupação e uso do solo do seu município. Esta consulta prévia é feita na Prefeitura do seu município.

Ao escolher um local pense na qualidade do espaço útil, na localização estratégica, na necessidade de obras de adequação, na ventilação e iluminação natural e na possibilidade de futuras ampliações.

3 – Contrate bons profissionais para sua empresa:

A terceira dica de como montar uma boa confecção é quanto aos profissionais que você contratará para sua empresa.

Existem duas formas de ter bons profissionais em seu negócio. A primeira delas é contratando estes profissionais com experiência ou investindo em formação e qualificação de profissionais com pouca experiência, mas com grande potencial.

Investir em qualificação profissional pode sair mais barato para sua empresa. Apesar do tempo necessário para o aprendizado você poderá qualificar seus profissionais de forma adequada para o seu negócio e evitar que eles adquiram vícios que possam reduzir a qualidade do seu serviço.

Em uma confecção é necessária uma infinidade de profissionais. Desde mão de obra do chão de fábrica, para fabricar os produtos, até mesmo designer e estilistas. Tudo dependerá do modelo de negócios que você vai escolher para sua confecção.

Trabalhar com uma marca própria exigirá a contratação de profissionais mais especializados na área de moda, marketing e vendas.

4 – Adquira os equipamentos necessários para uma confecção:

É impossível abrir uma confecção sem equipamentos adequados para o trabalho. Esta é a quarta dica de como montar uma confecção e sucesso.

O número de equipamentos e tipo dos equipamentos dependerá do tipo de confecção que você pretende abrir. Por exemplo, os equipamentos para trabalhar com vestidos de festas são muito diferentes dos equipamentos para trabalha com jeans.

É claro que você precisará de equipamentos de corte de tecido, equipamentos de costura, equipamentos de acabamento e tantos outros equipamentos necessários para a produção.

Além dos equipamentos necessários para produção você vai precisar de contar com equipamentos de escritório, como computadores e impressoras.

Também é necessário adquirir um bom mobiliário para sua confecção. Serão necessários mesas e cadeiras confortáveis para o trabalho e mobílias de apoio para sua fábrica.

5 – Formalize seu negócio corretamente:

Outro ponto importante é quanto à formalização e seu negócio. Para ter uma confecção de sucesso é impossível trabalhar na informalidade. Afinal, você precisará de exposição de sua marca e também fará um grande investimento financeiro.

Com um negócio formal você estará sujeito a inúmeras burocracias e taxas que qualquer outro negócio possui. Entretanto você também encontrará benefícios que são fundamentais para seu negócio.

Você terá crédito facilitado em bancos e instituições financeiras, poderá operar em grande escala sem se preocupar com problemas de fiscalização, poderá montar parcerias com grandes empresas e investir na visibilidade de sua marca sem nenhum tipo de problema.

Para formalizar seu negócio é indicado que você procure auxílio de um bom contador, assim ele poderá te auxiliar a escolher a melhor formatação jurídica para sua empresa e todos os outros detalhes fundamentais para seu negócio.

6 – Encontre bons fornecedores para sua confecção:

A sexta dica de como montar uma confecção é também fundamental. Toda confecção depende de bons fornecedores.

É possível dizer que os principais fornecedores são os de tecidos. Entretanto, uma confecção possui muitos outros tipos de fornecedores, que vão desde fornecedores de suplementos básicos como linhas e adereços a fornecedores de equipamentos e maquinários.

Bom fornecedor não é aquele que tem o preço mais barato, mas o que garante as melhores condições comerciais para você. Além do preço, é importante você estar de olho na qualidade dos produtos, no prazo para pagamento, nas vantagens para pagamento à vista, na pontualidade na entrega e no interesse em montar uma parceria a longo prazo.

Escolher um fornecedor tendo como critério apenas o preço mais barato poderá te deixar em maus lençóis.

7 – Tenha uma estratégia de captação de clientes:

Por fim, antes de encerrar este artigo sobre como montar uma confecção é importante dizer que nenhum negócio vai para frente sem clientes.

Por isso, ao começar uma confecção é necessário ter uma boa estratégia de captação de clientes.

Caso seu modelo de negócios seja apenas o modelo de terceirização você precisará montar parcerias com grandes marcas. Para isso, será necessário conquistar a confiança destas empresas com um serviço de qualidade e um preço muito competitivo.

Para uma confecção com marca própria é necessário desenvolver uma estratégia que leve em consideração a venda de seus produtos com lojas próprias ou então em lojas de terceiros.

Não existe uma receita pronta para alcançar seus clientes. Você pode conseguir sucesso de muitas maneiras. O grande problema é negligenciar uma boa estratégia para vender seus produtos e captar seus clientes.

Finalizando

Estou certo de que agora você terá melhores condições de começar a planejar sua confecção. É claro que não existe uma receita mágica de como montar uma confecção de sucesso, tudo dependerá do seu esforço e dedicação.

Com bom planejamento, inteligência ao se posicionar no mercado e muito suor você terá condições de ter seu próprio negócio e montar uma grande empresa.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!