Como montar uma confeitaria com 7 dicas práticas

Neste artigo você vai conferir algumas dicas práticas sobre como montar uma confeitaria de sucesso. Entrar no ramo de alimentação pode ser uma ótima oportunidade de começar seu próprio negócio.

As confeitarias são uma boa opção para quem quer começar um pequeno negócio. Elas exigem um investimento inicial relativamente baixo e dependem de pouca mão de obra, um confeiteiro com alguns assistentes é capaz de produzir uma infinidade de produtos.

Entretanto, ter sucesso com uma confeitaria não é tarefa fácil. Exige um conjunto de habilidades que vão da cozinha, passam pela dispensa e vão até o escritório de administração da empresa.

Para conseguir ter uma confeitaria lucrativa é importante ser ótimo confeiteiro, mas também um grande administrador.

Por isso, estou certo de que as dicas a seguir irão te auxiliar a montar um negócio de sucesso.

7 Dicas práticas de como montar uma confeitaria:

1 – Faça um bom planejamento do seu negócio:

dicas simples sobre como montar uma confeitariaO primeiro passo de como montar uma confeitaria de sucesso é desenvolver um bom planejamento do seu negócio.

Para isso é importante que você conheça o mercado em que você pretende atuar. Caso você já tenha experiência em trabalhar em outras confeitarias tudo poderá ficar mais fácil.

Você precisa conhecer seus concorrentes, entender como trabalham, seus principais produtos, os preços que praticam e quais os pontos positivos e negativos que você poderá aproveitar.

Também é necessário conhecer seu público alvo. Entenda como eles compram os produtos, quais as preferencias, os preços que estão dispostos a pagar e também o que faz com que eles se tornem fieis a uma confeitaria.

É nesta etapa que você também fará um planejamento do investimento inicial necessário. É importante entender quais os custos você terá e se será necessário recorrer a um financiamento para montar sua confeitaria.

Um bom planejamento faz muita diferença, você poderá evitar muitos erros e se planejar para as dificuldades em abrir um negócio.

2 – Invista em produtos de boa qualidade:

A segunda dica de como montar uma confeitaria é investir em produtos de boa qualidade.

Para isso é necessário utilizar ingredientes de ótima qualidade. Estes ingredientes não precisam ser os mais caros do mercado, mas precisam ser de qualidade.

Além dos ingredientes de qualidade é precisa saber boas técnicas de confeitaria para que seus produtos sejam de boa qualidade. Sem as técnicas adequadas você irá desperdiçar seus produtos.

Por isso, é fundamental aliar boa técnica e ingredientes de primeira linha para ter produtos que tenham ótima qualidade. Sem ótimos produtos você com certeza estará atrás de sua concorrência.

Também é importante pensar nos produtos que você pretende oferecer. Vale à pena ter um cardápio diversificado, mas cuidado para não exagerar no número de opções.

3 – Escolha um bom local para sua confeitaria:

Escolher um bom local para abrir sua confeitaria é um dos grandes desafios na hora de montar seu negócio.

É importante pensar no espaço útil da edificação e também na localização. São dois pontos que devem balizar a escolha do local de sua confeitaria.

Começando a pensar no espaço útil é necessário escolher um local que permita montar toda a estrutura necessária para sua confeitaria. Lembre-se que você precisará da loja de atendimento, dispensa para seu estoque, cozinha, banheiro e se possível um escritório.

Pense também na qualidade da edificação. Valorize imóveis com boa iluminação e ventilação natural. Dê preferência também para edificações que não precisam de obras significativas para adequação do espaço ao seu negócio.

Quanto à localização é importante escolher um local de fácil acesso aos seus clientes. Isso é essencial para que você sempre tenha clientes em sua porta. Locais com grande movimento de pessoas também facilitam suas vendas.

4 – Conte com uma boa equipe de profissionais:

A quarta dica de como montar uma confeitaria é contar com uma boa equipe de profissionais em seu negócio.

A equipe de uma confeitaria pode variar conforme o tamanho do negócio e também os produtos que serão ofertados. Quanto maior a confeitaria, maior o número de funcionários e mais especializados ficam os funcionários.

Para você que quer abrir uma pequena confeitaria é importante investir em profissionais flexíveis, que tenham capacidade de fazer e aprender diversas tarefas. Assim, com poucos funcionários você será capaz de fazer muitas coisas em sua confeitaria.

Para confeitarias maiores, é importante investir em profissionais mais especializados. Eles garantirão maior produtividade em suas áreas.

Também é importante cuidar para que seus funcionários tenham a cultura de atender bem todos seus clientes. Um atendimento de qualidade é fundamental para que seu negócio tenha sucesso.

5 – Faça uma boa administração financeira do seu negócio:

Outro ponto fundamental para o sucesso de sua confeitaria e de qualquer outro negócio é uma boa administração financeira.

Negócios que não administram bem o dinheiro que ganham acabam se perdendo, o futuro de quem não faz uma administração correta é a falência. Por isso, é fundamental que você tome consciência de que é necessário cuidar das finanças da sua empresa.

O que acontece na maioria dos casos é que os confeiteiros são ótimos na cozinha, mas péssimos no escritório. Se este é seu caso é necessário abrir os olhos para esta situação e começar a se profissionalizar na área administrativa. Você pode fazer cursos de aprimoramento ou procurar ajuda de empresas como o SEBRAE.

É importante você fazer o fluxo de caixa de seu negócio, um controle de contas a receber e contas a pagar, definir o capital de giro necessário para seu negócio e tantas outras coisas importantes.

Um detalhe fundamental é ter consciência dos seus custos para conseguir precificar seus produtos de maneira adequada. Isso só é possível com uma boa administração.

6 – Monte uma boa estrutura de trabalho:

Para você que quer aprender como montar uma confeitaria é importante ter uma boa estrutura de trabalho para você e sua equipe.

Essa boa estrutura é composta por bons equipamentos para o trabalho, mobília adequada, espaços bem iluminados e ventilados, além um espaço que comporte todo o trabalho que será desenvolvido.

Em uma confeitaria você precisará de espaço para receber seus clientes, onde você irá expor seus produtos. É importante ter mesas e cadeiras confortáveis para os clientes, além de prateleiras, balcões e expositores que valorizam seu produto.

Você também precisará de uma cozinha com espaço suficiente para todos os equipamentos e também movimentação de todos os funcionários. Esta cozinha precisa ser bem iluminada e bem ventilada.

Você também precisa separar um espaço para seu escritório de administração da sua confeitaria. É interessante ser um espaço com certa privacidade, onde você terá tranquilidade para pensar no seu negócio e administrar bem sua confeitaria.

Além disso, são necessários banheiros e uma dispensa para guardar todo seu estoque de produtos.

7 – Prepare uma estratégia de marketing e vendas:

A última dica de como montar uma confeitaria é preparar boas estratégias de marketing e boas estratégias de venda.

O marketing é fundamental para que sua confeitaria seja conhecida pelo seu público alvo. São por ações de marketing que você conseguirá captar novos clientes.

É importante entender que estas ações precisam fazer parte de uma estratégia, pois ações aleatórias não conseguem produzir os resultados que a maioria dos profissionais esperam.

Além do marketing é importante ter um plano de venda para seus produtos. Você deverá pensar em diversas maneiras de vender seus produtos sem depender apenas da venda do balcão.

Você poderá pensar em parcerias com revendedores, supermercados, padarias e tantas outras opções. Também é possível trabalhar com eventos, festas e aniversários.

Existem inúmeras opções para você conseguir vender bem os produtos de sua confeitaria, o importante é não negligenciar um bom planejamento e montar boas estratégias para seu sucesso.

Finalizando

Agora é colocar a mão na massa e começar a planejar a abertura de sua confeitaria. Lembre-se das dicas acima, comece devagar mas sonhe grande. Você poderá ter um negócio de muito sucesso com a venda de produtos de qualidade e com uma boa administração.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Eilane disse:

    gostaria de saber se com essas dicas é valido para uma venda apenas com bolos caseiros, coisas caipiras da roça, gostaria de saber quanto a preços como aplicar os preços nas mercdorias