Como montar uma creche em 7 passos simples

O número de pessoas que precisam recorrer a uma creche para cuidar de seus filhos é cada vez maior. Você pode aproveitar esta grande demanda e montar um ótimo negócio. Neste post você poderá conferir os primeiros passos sobre como montar uma creche de sucesso.

A grande procurar por creches é reflexo do estilo de vida adotado pelas famílias. Muitos pais têm pouco tempo para dedicarem a seus filhos e acabam recorrendo a ajuda da família, a uma babá particular ou então às creches.

As creches, geralmente, possuem um custo menor em relação à contratação de uma babá. Além disso, é cada vez mais complicado encontrar uma babá de confiança, que pode ficar o dia todo com uma criança.

Como todo negócio, montar uma creche exigirá de você dedicação e planejamento. É importante avaliar o mercado, conhecer os concorrentes, encontrar um bom local, definir uma estratégia de marketing, montar uma estrutura, contratar bons profissionais e ter um preço competitivo.

Além do aspecto comercial e administrativo é importante ter gosto pelo que você vai fazer. Ter sua própria creche exigirá de você um convívio diário com crianças de todos os tipos e temperamentos e de diversas idades, gostar deste ambiente é fundamental para seu sucesso. Confira os principais passos de como montar uma creche a seguir.

Passo a passo de como montar uma creche

1 – Conheça o mercado e seus principais concorrentes:

passo a passo de como montar uma creche lucrativaO primeiro passo para abrir uma creche de sucesso é conhecer em detalhes o mercado onde você irá atuar e também seus concorrentes.

Conhecer o mercado é entender quais são os clientes potenciais, o que é importante para estes clientes, o que é supérfluo, quanto os clientes estão dispostos a pagar pelos seus serviços e o que pode ser um diferencial para os clientes que você pretende alcançar.

Conhecendo em detalhes as dores de seus clientes e oferecendo um serviço compatível a estas dores você não terá dificuldades em alavancar seu negócio.

Dentro desta pesquisa para conhecer o mercado você precisará investir um tempo para conhecer seus principais concorrentes. Veja o que eles oferecem de bom e o que deixam a desejar. Além disso, é importante conhecer o preço pelos serviços ofertados e quais são os diferenciais de cada um deles.

Conhecendo os pontos positivos e negativos de cada um deles você terá condições de planejar um negócio que tenha uma qualidade superior ao de seus concorrentes.

2 – Faça um planejamento financeiros para começar sua creche:

O segundo passo de como montar uma creche é fazer um planejamento financeiro de quanto será necessário investir para abrir seu negócio.

Você deverá levar em consideração todos os custos envolvidos na abertura de uma empresa, como compra ou locação de um imóvel, reforma e adequação do imóvel, pagamento de licenças e taxas, compra de mobília e equipamentos, investimento em propagandas e compra de materiais básicos para funcionamento de sua creche.

Além do investimento inicial é importante estar atento ao capital de giro exigido por este tipo de negócio. Em muitos casos, as creches não conseguem ser lucrativas desde o primeiro mês, isso exigirá de você uma quantia financeira para fazer seu negócio funcionar.

O investimento inicial de uma creche varia conforme as características de cada empreendimento. Você deve levar em consideração o tamanho, o padrão dos móveis e equipamentos e os serviços específicos necessários.

O melhor a fazer é colocar tudo na ponta do lápis e verificar quanto é necessário para começar o seu negócio.

3 – Escolha um bom local para sua creche:

Você deve levar em consideração na escolha do local para sua creche a localização e a qualidade do imóvel. O ideal é combinar estes dois aspectos, encontrar um imóvel em boas condições com uma ótima localização.

Quando à localização é importante escolher um local que seja atrativo para seu público alvo. Por exemplo, você pode escolher locais próximos à rota de trabalho de muitas pessoas, ou grandes bairros residenciais. Pense na facilidade de acesso, possibilidade de estacionamento próximo e ruas mais tranquilas.

Quanto à qualidade do imóvel você deve verificar se o espaço é suficiente para abrir sua creche. Também verifique se o imóvel necessita passar por muitas adequações e reformas, caso isso se confirme, você gastará um pouco mais inicialmente.

Além destes dois pontos principais é importante ficar de olho na possibilidade de abrir seu negócio no local desejado, para isso você deverá fazer uma consulta prévia na prefeitura do seu município.

Toda cidade possui um código de ocupação do solo, isso faz com que indústrias não sejam abertas em bairro residenciais. Fique atento a este detalhe.

4 – Invista na mobília e nos equipamentos necessários:

Outro ponto importante para você que deseja aprender como montar uma creche é investir em uma mobília de qualidade e nos equipamentos necessários para sua creche.

A mobília e equipamentos necessários podem variar conforme o tamanho de sua creche e a idade das crianças que você pretende atender. Por exemplo, em creches que recebam bebês é necessário um espaço dedicado ao berçário, em creches dedicadas somente a crianças maiores este espaço não é necessário.

Você deve avaliar quais equipamentos e móveis são necessários em função do serviço que você pretende oferecer.

Para não falhar nesta hora é indicado fazer um projeto de decoração e do layout dos ambientes de sua creche. Assim você poderá investir nos móveis mais adequados para sua realidade e necessidade.

Além de prezar pela qualidade dos móveis e dos equipamentos é preciso investir também em uma boa decoração. Tudo isso fará com que a estrutura de sua creche seja ideal para receber as crianças de seus clientes.

5 – Contrate bons profissionais para trabalhar na sua creche:

A quinta dica de como montar uma creche é contratar bons profissionais e montar uma equipe de excelência para cuidar das crianças.

Para montar sua equipe você deverá levar em conta os serviços que serão oferecidos. Existe profissionais que são específicos para crianças que ainda estarão no berçário e profissionais específicos para crianças que podem começar a alfabetização.

Para você que não tem condições de investir em grandes equipes o melhor é contratar profissionais que são versáteis e flexíveis. Estes profissionais podem desempenhar mais de uma função com qualidade.

Além dos profissionais que lidam diretamente com as crianças é necessário contratar pessoas para serviços administrativos e serviços operacionais, como a limpeza e a cozinha.

Invista em profissionais que tenham gosto em trabalhar com criança, assim o ambiente será sempre agradável e você terá mais confiança em toda a sua equipe.

6 – Aprenda a administrar um negócio corretamente:

É comum encontrar bons profissionais que se arriscam com um negócio próprio e acabam encontrando muitas dificuldades na área administrativa. Estes profissionais fazem muito bem os serviços produtivos do negócio, mas não conseguem administrar suas empresas.

Antes de começar seu negócio é importante aprender o básico sobre como administrar um negócio.

Você deverá aprender sobre administração, gestão financeira, contabilidade, marketing empresarial, vendas, relacionamento com clientes e tantas outras coisas que são importantes para um empresário.

É certo que muitas coisas você aprenderá no dia a dia, mas é melhor se prepara para prevenir diversos erros que podem ser cometidos.

Um ponto importante é aprender quanto cobrar pelo serviço que você irá ofertar. Vale destacar que seu preço deve ser competitivo, mas não deve ser muito baixo a ponto de te dar prejuízos.

Monte também uma estratégia para divulgar sua creche, seu público alvo precisa saber que você está oferecendo esta nova opção que é ideal para eles, faça uma boa propaganda de seu negócio.

7 – Regularize corretamente o seu negócio:

A última dica de como montar uma creche é sobre a necessidade de regularizar seu negócio. Como toda empresa você deverá passar por inúmeras burocracias e pagar impostos para que sua creche funcione corretamente.

Será necessário solicitar o registro de sua empresa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, inscrever seu negócio na Junta Comercial do seu estado e solicitar o Alvará de Funcionamento na prefeitura do seu município.

Também é importante ficar atento às legislações específicas para creches que são impostas pela Vigilância Sanitária e pelo Ministério da Educação.

Caso você não tenha facilidade com todo este processo burocrático o ideal é buscar auxílio de um contador. Um bom contador irá te auxiliar a resolver todas as burocracias da melhor maneira possível e rapidamente você terá sua empresa aberta.

Finalizando

Agora você já tem condições de abrir sua creche. Coloque estas dicas em prática e comece a planejar seu negócio. Lembre-se sempre de prestar um serviço de qualidade, assim você sempre será bem reconhecida pelos seus clientes e receberá muitas indicações, que são a melhor divulgação para uma creche.

Confira mais uma vez o passo a passo de como montar uma creche:

  • Conheça o mercado e seus principais concorrentes;
  • Faça um planejamento financeiros para começar sua creche;
  • Escolha um bom local para sua creche;
  • Invista na mobília e nos equipamentos necessários;
  • Contrate bons profissionais para trabalhar na sua creche;
  • Aprenda a administrar um negócio corretamente;
  • Regularize corretamente o seu negócio.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira contribuir é só deixar um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!