Como montar uma empresa: 7 passos para abrir seu negócio

Neste artigo, pretendo apresentar aspectos práticos de como montar uma empresa. Não só a definição do negócio, a elaboração de um plano e os aspectos jurídicos, mas aspectos funcionais necessários a toda empresa.

O custo envolvido na abertura de um negócio é geralmente chamado de investimento inicial. Ou seja, você já tem uma parcela de serviços e custos antes mesmo de abrir as portas de seu negócio.

É certo que os passos a seguir não englobam todos os tipos de negócio com perfeição. Alguns nichos de mercado necessitam de certos investimentos específicos e em outros casos as exigências são menores ainda do que será apresentado.

A implementação dos passos a seguir pressupõe que você já tenha uma ideia a ser executada. Ou seja, você já escolheu o ramo do seu negócio, já validou esta ideia e quer colocá-la em prática.

Não existem muitos segredos em como montar uma empresa com sucesso, mas é necessário estar a atento a detalhes que podem fazer grande diferença no futuro do seu negócio.

7 Passos de como montar uma empresa

1 – Escolha o ponto comercial:

passo a passo de como abrir uma empresaO primeiro passo de como montar uma empresa é a definição da sua localização. O que chamamos de ponto comercial.

A escolha do ponto comercial deve ser feita amparada em critérios prático e objetivos.

O primeiro critério é sua localização. Você deve avaliar se a localização é adequada ao tipo de negócio que você pretende abrir. Para isto você deve verificar o fluxo de pessoas, negócios similares próximos, público da região com poder aquisitivo condizente com os produtos que serão ofertados, e tantos outros detalhes.

Vale destacar a importância da facilidade de acesso, possibilidade de estacionamento, proximidade a transporte público e tantos detalhes que podem favorecer o seu negócio.

Outro critério importante é o tamanho do ponto comercial. Conforme o tipo de negócio que você pretende abrir será necessário um ambiente maior ou menor. O dimensionamento do espaço ideal será essencial para execução de todos os serviços e a criação de um ambiente agradável para os trabalhadores e clientes.

O terceiro critério a ser avaliado é o custo do ponto comercial. Vale destacar que este custo será fixo e independentemente do sucesso do seu negócio você deverá arcar com ele. Por isso, escolha um ponto comercial com um custo adequado à sua realidade financeira.

2 – Adequar o ponto comercial escolhido:

O segundo passo é a adequação do ponto comercial escolhido. Dificilmente você encontrará um espaço já perfeito para o seu negócio.

Sendo assim, você deverá fazer as reformas necessárias para adequar o ambiente às necessidades do seu negócio. Em alguns casos esta reforma será superficial, como pintura, adequação de luminárias e decoração.

Em outros casos, o ponto comercial deverá passar por uma intervenção um pouco mais profunda, como a remodelação de cômodos, demolição de paredes, adequação de instalações elétricas e hidráulicas, instalação de equipamentos de ventilação e diversos outros serviços.

Para ter sucesso com a adequação do seu ponto comercial é importante contar com auxílio de um profissional competente e habilitado para isso. Você poderá contratar um engenheiro ou um arquiteto para que a reforma seja conduzida de forma adequada.

Uma dica importante para reformas é elaborar um bom projeto, na fase de projeto você poderá discutir com o responsável técnico pela obra todas as mudanças necessárias, tirar dúvidas e fazer novas alterações.

Evite ficar mudando detalhes durante a execução da sua obra, isso só aumentará seus custos iniciais.

3 – Definir o layout de sua empresa:

O terceiro passo de como montar uma empresa é definir o layout dos ambientes de seu negócio.

Um layout adequado será essencial para transmitir uma sensação de profissionalismo, organização e competência ao seu negócio.

É muito ruim quando você entra em uma empresa e os móveis são mal distribuídos, o fluxo de passagem é dificultado, no fim das contas tudo parece que está fora do seu lugar.

Para definir este layout é necessário estar com a planta do ambiente em mãos, com os cômodos bem definidos e planejar adequadamente a distribuição dos móveis e equipamentos.

Procure criar um ambiente organizado e profissional.

Caso você tenha dificuldades em elaborar um bom layout você poderá contar com a ajuda de outros profissionais, como por exemplo um arquiteto.

Lojas com um bom layout possuem um grande diferencial, os produtos serão expostos de forma agradável e acessível aos clientes. Isso colaborar muito para um bom número de vendas.

Juntamente com o layout você poderá definir a decoração de cada ambiente. A decoração deve levar em conta o objetivo de cada espaço, não simplesmente uma decoração por decorar, mas uma decoração que colabore com um ambiente agradável.

4 – Comprar o mobiliário e equipamentos necessários:

A compra do mobiliário e dos equipamentos é outro passo importante de como montar uma empresa.

Um dos critérios importantes para esta fase é o custo. O custo interfere diretamente no tipo de mobiliário a ser escolhido.

É claro que você deve levar sempre em consideração a relação custo benefício, o custo não deve ser o único aspecto relevante. Comprar determinado mobiliário somente por seu o mais barato pode te trazer grandes prejuízos no futuro.

O custo dos equipamentos também deve ser avaliado, entretanto em muitos casos as opções de equipamentos são limitadas conforme o tipo de negócio.

Quando possível o ideal é adquirir móveis planejados. Assim você poderá aproveitar da melhor maneira possível os espaços de cada ambiente. É certo que móveis planejados são mais caros e que isto deve ser levado em consideração.

O custo final dos equipamentos e mobiliários podem ser significativos no investimento inicial.

5 – Contratar uma boa equipe de profissionais:

É necessário dar vida ao ambiente. Ou seja, é necessário contratar profissionais adequados para sua empresa.

Este passo é um dos mais críticos quando o assunto é como montar uma empresa. É um grande desafio, hoje em dia, contratar uma boa equipe de profissionais.

Para isto, você pode utilizar diversas ferramentas para contratação, como avaliação de currículos, entrevistas, dinâmicas em grupo, avaliação psicológica, exames de verificação de competência e indicações.

Conforme o tamanho da empresa que pretende abrir será necessário terceirizar este processo com uma empresa especializada. Esta terceirização poderá ser uma boa solução para você.

Antes de contratar cada profissional é importante que você tenha claro os pré-requisitos necessários para ocupar cada carga em seu negócio. Você pode exigir conhecimentos específicos e experiência comprovada no setor de atuação.

Um ponto importante a ser avaliado é a parte comportamental da pessoa, sua facilidade de trabalhar em equipe, seguir procedimentos e sua flexibilidade em desempenhar diversas tarefas. Não utilize somente o conhecimento técnico para contratar um profissional.

Montar uma equipe que funcione em conjunto será seu grande desafio.

6 – Definir seus principais fornecedores:

A definição de seus principais fornecedores também será essencial no processo de como abrir uma empresa.

Bons fornecedores serão seus principais parceiros na condução de um negócio de sucesso. Mas, é preciso definir critérios para discernir quais fornecedores são realmente bons ou não para você.

Um critério importante é o preço competitivo. Um bom fornecedor não necessariamente terá o preço mais baixo, mas sempre terá um preço competitivo aliado a outros tantos benefícios. Caso você consiga um bom fornecedor com o menor preço do mercado melhor ainda.

Outro critério importante de um bom fornecedor é sua pontualidade nas entregas. A pontualidade nas entregas é essencial para diversos tipos de negócio. Já pensou você parar uma produção porque a entrega de um fornecedor está atrasada? Ou até mesmo você deixar de oferecer em suas vitrines um dos produtos mais procurados em sua loja porque o fornecedor não terá condições de te entregar este produto naquele mês? Por isso, este critério é essencial.

A qualidade dos produtos vendidos por determinado fornecedor também é outro critério importante. Muitos fornecedores tem um preço mais barato, mas com qualidade inferior a outros. Isto deve ser constantemente avaliado.

7 – Definir processos e regras para o funcionamento da sua empresa:

A última dica de como montar uma empresa é referente aos processos para funcionamento do seu negócio.

Alguns processos produtivos já são pré-estabelecidos, entretanto existe uma infinidade de situações que devem ser definidas por você. Você deve prever inicialmente como as coisas devem funcionar em sua empresa.

Vale ressaltar que muitas coisas também que você definir antes de abrir o seu negócio podem não funcionar na prática. Neste ponto você deverá ter a sensibilidade de adequar processos e redefinir rotinas importantes para seu negócio funcionar corretamente.

É importante definir os valores que deverão ser levados em conta na condução do seu negócio e no trabalho em equipe de seus funcionários. Estes valores devem permear desde o relacionamento com clientes, fornecedores e equipe de trabalho.

Ser o mais correto e transparente possível nos processos da empresa e obrigações de cada funcionário te ajudará a criar um ambiente agradável e produtivo em sua empresa.

Finalizando

Como pode ver, existem passos essenciais para abrir um negócio. Não é apenas ter uma boa ideia, colocá-la em prática é um grande desafio. Este desafio exigirá de você não só um esforço e dedicação, mas também um investimento inicial. Tudo isto deve ser planejado de forma adequada, para que sua empresa seja um sucesso e não um problema futuro para você.

Saber como montar uma empresa é essencial para ter sucesso em qualquer tipo de negócio.

Ainda ficou com alguma dúvida? Então deixe nos comentários.

Caso você queira compartilhar alguma dica ou sua experiência com negócios em momentos de crise fique à vontade e utilize também os comentários.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!