Como montar uma floricultura de sucesso

Muitas pessoas são apaixonadas com flores e plantas e querem fazer desta paixão um negócio lucrativo. Entretanto, somente a paixão pelas flores não é suficiente para ter sucesso com um negócio. Neste artigo, você vai conferir dicas importantes sobre como montar uma floricultura e aliar sua paixão a um negócio lucrativo.

Ter uma floricultura exigirá de você conhecimentos de administração, contabilidade, gestão financeira, marketing e vendas. Conhecimentos básicos que são necessários independentemente do tipo de negócio que você pretende abrir.

Além dos conhecimentos da parte administrativa é fundamental o conhecimento prático para lidar com as flores e plantas. Com a combinação dos conhecimentos administrativos e práticos você tem grandes chances de ter uma floricultura lucrativa.

Caso você sinta que não tem todas estas competências é interessante pensar em uma sociedade, onde outra pessoa possa completar os conhecimentos que você não tem.

Confira a seguir as dicas de como montar uma floricultura de sucesso em sua cidade.

Dicas prática sobre como montar uma floricultura

1 – Conheça o mercado e as opções de floricultura:

dicas práticas de como montar uma floricultura que seja lucrativaA primeira dica de como montar uma floricultura de sucesso é conhecer o mercado que você estará atuando.

Para isso é necessário que você conheça a região que você vai atuar, estude os concorrentes, veja quais produtos são vendidos, potencial de clientes, opções de nichos de mercado, pontos positivos das empresas já estabelecidas, pontos negativos que você pode explorar e preços do mercado. Durante esta investigação sobre o mercado que você pretende atuar é necessário definir o que você vai vender em sua floricultura.

Existe uma infinidade de produtos que podem ser vendidos em uma floricultura, e o leque de produtos que você define para serem vendidos irá interferir no tamanho do espaço, no mobiliário e nos equipamentos de sua floricultura.

2 – Escolha do espaço para sua floricultura:

Após conhecer o mercado e definir o que você irá comercializar em sua floricultura é hora de escolher o espaço para abrir sua empresa.

É importante observar vários aspectos para a escolha de um local ideal. Um aspecto importante é a localização, ou seja, é necessário que sua floricultura esteja bem localizada, em um local de fácil acesso aos seus clientes potenciais e que proporcione uma boa visibilidade para sua floricultura.

Além da localização é necessário pensar no espaço útil que você precisa para fazer o seu trabalho com suas flores e também expor seus produtos de maneira adequada para que possam atrair ainda mais seus clientes. Tome cuidado com espaços muito pequenos ou espaço muito grandes, escolha um espaço adequado para o tamanho da floricultura que você pretende abrir.

Você também pode levar em consideração um local com opção de estacionamento, facilidade de acesso por meio de transporte público e até mesmo proximidade com outros comércios que podem ter clientes similares, como decoradores, buffet e até mesmo cemitérios.

3 – Formalize seu negócio de maneira adequada:

Outra dica importante sobre como montar uma floricultura é formalizar o seu negócio de maneira adequada.

Caso você faça a opção de uma floricultura de pequeno porte, você poderá formalizar o seu negócio como um MEI – Microempreendedor Individual. Para isso, os ganhos em um ano não poderão superar 60 mil reais.

Caso você pense em montar uma floricultura um pouco maior será necessário escolher outros formatos jurídicos para sua empresa. Escolher um formato adequado é fundamental para que você não pague impostos indevidos e assim tenha um lucro maior.

Para que você não fique refém das burocracias e legislações para montar sua floricultura é importante contar com a assessoria de um contador. Um bom profissional e contabilidade irá te auxiliar a formalizar seu negócio de forma adequada.

Nesta hora também é fundamental pensar na marca que você pretende construir. Por isso, escolha um bom nome para sua floricultura, que seja criativo e possa conquistar seus clientes.

4 – Escolha bons fornecedores para seus produtos:

Uma floricultura depende muito de bons fornecedores para garantir a qualidade das flores e dos produtos que são vendidos.

A escolha dos seus fornecedores deve ser baseada em critérios estratégicos. O primeiro critério é a qualidade, você deve contar com fornecedores que te forneçam produtos de ótima qualidade e que não fique para trás em comparação a seus concorrentes.

Outro critério são as condições financeiras. É necessário também escolher fornecedores com bons preços e boas condições de pagamento. Assim você terá maior poder para concorrer com as empresas que estão no mercado.

Além da qualidade e das condições de pagamento é necessário estar atento à pontualidade na entrega das encomendas. Para uma floricultura a pontualidade na entrega dos produtos é fundamental para não faltar mercadoria e também não sobrar nada no estoque.

5 – Monte uma boa equipe de trabalho:

Além do que foi falado até aqui, esta dica é fundamental sobre como montar uma floricultura de sucesso.

Além de um bom local, bons produtos e uma marca atrativa é necessário investir em uma equipe de trabalho de qualidade. Esta equipe é responsável por trabalhar na prática com suas flores e também lidar com seus clientes.

Por isso, é necessário que esta equipe tenha conhecimentos técnicos para lidar com flores e plantas. Caso necessário, você pode fornecer para usa equipe cursos e treinamentos para se especializarem cada vez mais.

Além disso é importante focar no atendimento de qualidade. Um bom atendimento é fundamental para conquistar seus clientes, assim como um atendimento inadequado pode levar sua floricultura ao fracasso. Por isso, invista em uma equipe capaz de atender muito bem seus clientes.

6 – Prepare-se financeiramente para seu negócio:

Assim como qualquer negócio, montar uma floricultura exigirá de você um investimento inicial para ver sua empresa funcionando.

Antes de começar a montar sua floricultura é importante fazer um planejamento financeiro do que você pretende gastar em seu negócio. Para isso você deve levar em consideração todos as despesas que você terá até o momento de abrir sua loja.

Este custo de investimento inicial pode variar muito conforme o tamanho, mobiliário e produtos que você pretende trabalhar na sua floricultura. É possível ter sua floricultura com um investimento menor, cerca de 30 mil reais.

Além do investimento inicial é fundamental que você pense no capital de giro necessário para manter sua empresa em funcionamento. Assim você evita qualquer endividamento inicial de seu negócio.

Finalizando

Por fim, a última dica é dedicar-se ao seu negócio. Para ter uma empresa de sucesso é necessário estar disposto a trabalhar duro e com inteligência, a falta de qualquer um destes aspectos pode levar sua floricultura ao fracasso.

Muitas pessoas trabalham duro e não conseguem sucesso, pois se esforçam em fazer coisas que não são fundamentais para seu negócio. Outras pessoas sabem o que é fundamental, mas não se dedicam para fazer o que precisa ser feito.

Confira mais uma vez as dicas sobre como montar uma floricultura de sucesso:

  • Conheça o mercado e as opções de floricultura;
  • Escolha do espaço para sua floricultura;
  • Formalize seu negócio de maneira adequada;
  • Escolha bons fornecedores para seus produtos;
  • Monte uma boa equipe de trabalho;
  • Prepare-se financeiramente para seu negócio.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência, então deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!