Como montar uma gráfica com 5 dicas essenciais

Este artigo é especial para o empreendedor que quer aprender um pouco mais sobre como montar uma gráfica e ter sucesso com seu novo negócio.

Este é um ramo de negócio muito amplo e dinâmico, que sofre grande interferência de novas tecnologias e também novas tendências. Quem tem criatividade e vive antenado com as novidades tecnológicas pode sair na frente e ganhar destaque em um mercado concorrido.

Existem inúmero serviços que podem ser prestados por uma gráfica, isso faz com que existam gráficas especializadas em alguns nichos de mercado. É parte de uma estratégia de mercado escolher determinados nichos ou então atuar de forma mais geral.

O sucesso de uma gráfica dependerá de inúmeros pontos importantes. Como por exemplo, a qualidade dos serviços prestados, a rapidez com que os serviços são desenvolvidos, o bom atendimento prestado e também um preço competitivo.

Veja a seguir dicas importantes de como montar uma gráfica de sucesso.

5 Dicas essenciais sobre como montar uma gráfica:

1 – Defina os serviços que sua gráfica ofertará aos clientes:

dicas práticas sobre como montar uma gráficaA primeira dica para você abrir sua gráfica é definir com clareza os serviços que você pretender oferecer aos seus futuros clientes.

Isso é importante pois muitas coisas dependerão desta definição, como por exemplo a escolha de um local adequado, os equipamentos necessários, a equipe especializada e o investimento financeiro.

Você pode por exemplo abrir uma gráfica rápida, com serviços mais utilizados no dia a dia, como impressões rápidas, cópias de documentos, e tantos outros serviços necessários no cotidiano.

Outra opção é montar uma gráfica especializada em convites. Onde você desenvolverá toda parte artística e também toda parte de impressão de convites para aniversários, casamentos, formaturas e eventos.

Você também poderá investir em uma gráfica especializada em serviços de engenharia. Onde você poderá fazer impressões em formatos de dimensões não convencionais.

Como pode ver, existem inúmeras opções de nichos de mercado. Sua gráfica poderá oferecer muitos serviços ou então se especializar em apenas um deles. É claro que com o desenvolvimento de seu negócio e uma melhor perspectiva financeira você poderá diversificar os serviços prestados.

2 – Escolha um bom local para abrir sua gráfica:

A segunda dica de como montar uma gráfica de sucesso é escolher um local apropriado para seu negócio. A localização da sua gráfica poderá variar conforme o tipo de gráfica que você pretende abrir.

Gráficas que oferecem apenas serviços rotineiros de cópia rápida e impressão dependem de um grande fluxo de clientes, por isso, precisam estar localizadas em áreas movimentadas, como centros comerciais.

Agora, gráficas que prendem oferecer serviços mais especializados podem estar localizadas em regiões mais tranquilas e até mesmo, mais distantes do seu público alvo.

Tenha preferência por locais de fácil acesso e com possibilidade de estacionamento fácil. A necessidade de um estacionamento exclusivo dependerá de seu público alvo, em muitos casos isso pode ser um grande diferencial.

Além da localização é importante estar atento a estrutura do imóvel. É necessário um espaço adequado aos serviços que serão prestados. Algumas gráficas precisarão de escritório, espaço de produção, depósito, vestiários e cozinha.

Também fique de olho na qualidade do imóvel, como boa iluminação e ventilação natural, conservação da edificação, ausência de umidade nas paredes ou infiltrações e ainda disponibilidade de energia elétrica compatível com os equipamentos que você vai adotar.

3 – Monte uma infraestrutura adequada para uma gráfica de sucesso:

A terceira dica está intimamente ligada com o espaço que você vai escolher para sua gráfica. Esta dica é referente à infraestrutura de sua gráfica.

Uma boa infraestrutura irá auxiliar no bom desenvolvimento dos serviços, no conforto dos funcionários e consequentemente no aumento da produtividade.

Por isso, avalie com critério os espaços que serão necessários para sua gráfica e faça um bom layout de cada lugar conforme sua ocupação. Pense no posicionamento estratégico de cada equipamento e mobília necessária.

Além disso, monte uma boa infraestrutura de comunicação e de rede. Gráficas especializadas trabalham com um grande número de informações e é importante estar atento a este detalhe.

Vale ressaltar que hoje em dia não há mais espaço para amadorismo. Os clientes precisam encontrar em sua gráfica um ambiente profissional e muito bem preparado para recebe-los e desenvolver um bom serviço.

4 – Compre bons equipamentos para sua gráfica:

Outro ponto fundamental para uma gráfica de sucesso é adquirir os equipamentos adequados para desenvolver serviços de qualidade.

É claro que os equipamentos de uma gráfica vão variar em função dos serviços que sua gráfica oferecerá aos clientes. Mas ainda sim, é importante observar alguns detalhes.

O primeiro deles é que você precisa ter equipamentos de qualidade. Outro ponto importante é que você precisa de equipamentos suficientes para a demanda de serviços que você espera atender.

Para equipar sua gráfica você poderá optar por comprar os equipamentos ou então alugar. As duas opções são boas, a mais viável dependerá das características de cada negócio e da disponibilidade financeira de cada empreendedor.

É válido ressaltar que o bom funcionamento dos equipamentos estará diretamente relacionado com a constante manutenção dos mesmos. Em especial uma manutenção preventiva.

De forma prática, uma gráfica simples irá precisar dos seguintes equipamentos:

  • Computadores e softwares adequados;
  • Impressoras jato de tinta ou laser;
  • Plotters, impressoras de produção e copiadoras;
  • Guilhotinas automáticas ou semiautomáticas;
  • Plastificadoras e laminadoras;
  • Refiladora;
  • Dobradeira;
  • Grampeador;
  • Máquinas de corte e vinco.

5 – Monte uma boa equipe de profissionais capacitados:

Com toda infraestrutura montada é hora de dar vida ao seu negócio. Por isso, a quinta dica de como montar uma gráfica é investir em uma boa equipe de profissionais.

Conforme os serviços que você pretende prestar você precisará de profissionais mais ou menos especializados. É sempre bom investir em profissionais dinâmicos e flexíveis, que sempre estão prontos para aprender e são antenados com as novas tecnologias.

Para manter uma boa equipe de profissionais é necessário investir em salários adequados, oferecer os benefícios garantidos por lei, investir em um ambiente agradável e ainda criar estratégias de motivação da equipe, como por exemplo ganhos por produtividade.

Vale destacar que o grande desafio das gráficas é manter sua equipe bem motivada e ainda proporcionar a cada profissional um bom crescimento.

Você deverá colocar na balança o que será melhor para sua gráfica, contratar profissionais prontos ou então investir na profissionalização de uma equipe jovem, mas com pouca experiência.

Ter bons profissionais é fundamental para garantir que os serviços serão bem feitos e também que os clientes serão bem atendidos.

Finalizando

Agora que você já aprendeu estas dicas importantes é hora de colocar tudo em prática, começando com um bom planejamento estratégico de seu negócio.

Compartilhe este artigo com seus amigos que também querem aprender mais sobre como montar uma gráfica e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!