Como montar uma lavanderia: 7 Dicas incríveis para ter seu negócio

O ambiente brasileiro é propício para prestação de serviços. Surgem diversas oportunidades de negócio para suprir as necessidades simples do dia a dia. Lavar roupas é uma delas. Mas, como montar uma lavanderia de sucesso?

O segredo está em planejar bem a sua empresa. Antes de entrar neste mercado vale a pena investigar o máximo de informações possíveis, além de investir na elaboração de um bom planejamento estratégico.

O público para este mercado é certo que existe. Em especial, a lavagem de roupa domiciliar só tende a crescer. A cada dia as pessoas estão em uma rotina mais acelerada em função do trabalho e de compromissos sociais e muitas vezes preferem terceirizar rotinas simples que antes eram resolvidas dentro de casa.

Outro ponto forte é que está cada vez mais difícil contratar uma doméstica para trabalhar dentro de casa. Assim, muitos preferem dividir as tarefas, fazendo a parte de limpeza pessoalmente e contando com a ajuda de lavanderias para outros serviços como limpeza das roupas, cortinas, tapetes e sofás.

Além do mercado domiciliar ainda existem muitas outras opções neste ramo, como a prestação de serviços para hospitais, restaurantes, hotéis e indústrias.

Veja a seguir 7 dicas incríveis de como montar uma lavanderia e ter sucesso em seu negócio.

Como montar uma lavanderia de sucesso

1 – Definir o tipo de lavanderia

O primeiro passo de como montar uma lavanderia é definir o tipo de lavanderia que você deseja trabalhar. De forma simplificada podemos definir dois tipos de lavanderia, a lavanderia domiciliar e a lavanderia especializada.

Basicamente, a lavanderia domiciliar é responsável por atender às demandas comuns do dia a dia de uma residência. Como roupas convencionais, roupas de cama, cortinas, tapetes e tantas outras opções. A lavanderia domiciliar pode ainda oferecer serviços mais complexos como a limpeza de roupas específicas, como vestidos de festas e ternos. Outra boa opção é a limpeza de sofás e estofados.

A lavanderia especializada atende serviços específicos. Em muitos casos, precisa atender normas específicas da vigilância sanitária e até de organismos internacionais. Este tipo de lavanderia tem diversos clientes potenciais, como:

  • Hospitais;
  • Açougues e frigoríficos;
  • Restaurantes;
  • Indústrias;
  • Empresas de construção;
  • Hotéis;
  • Asilos.

A definição do tipo de lavanderia será essencial na definição dos pontos a seguir. Por isso, é importante você avaliar qual o potencial de cada tipo de negócio na região que você pretende instalar sua empresa.

2 – Escolha um local adequado

dicas de como montar uma lavanderia de sucessoA escolha de um local adequado é de suma importância para o sucesso do seu negócio. E ela está estritamente vinculada com o tipo de lavanderia que você deseja abrir.

Para lavanderias domésticas é importante que sua lavanderia esteja instalada o mais próximo possível dos seus clientes. Grandes centros urbanos são boas opções, além de bairros com grande potencial de clientes. Você deve se preocupar com a facilidade de acesso e o tamanho do espaço. Além disso, a opção do estacionamento pode ser um grande diferencial.

Agora, uma lavanderia especializada exige um menor apelo à localização, visto que boa parte dos serviços são realizados de forma programada e as peças são entregues na própria lavanderia. Mesmo assim, é importante estar atento com o tamanho do espaço, disponibilidade de instalações hidráulicas e elétricas suficientes para comportar o serviço que você pretende ofertar.

Quanto à localização é essencial que você faça uma consulta prévia na Prefeitura do município onde você vai trabalhar. Além disso, o local deve estar condizente com as exigências do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária.

Estar atento às legislações é crucial para não ter problemas na hora de abrir as portas de sua lavanderia.

3 – Estude o público alvo

A terceira dica de como montar uma lavanderia é estudar o público alvo que você pretende atender.

É importante que você identifique a existência de clientes potenciais na região que você pretende abrir seu negócio. É possível que você tenha planos de abrir uma lavanderia domiciliar e não exista uma quantidade mínima de clientes potenciais para manter o seu negócio.

Avalie as possibilidades de prestar o serviço especializado para empresas que estão próximos a você. Visite restaurantes, indústrias, hospitais e demais empresas que tenham potencial para se tornarem futuros clientes. Faça uma avaliação sincera da quantidade de peças e frequência que seu serviço será necessário.

4 – Invista nos equipamentos adequados

Outra tarefa essencial é investir em equipamentos adequados. É certo que existem muitas opções no mercado de lavadoras específicas para lavanderias. Tome cuidado na hora de investir nos equipamentos, compre o que realmente será necessário.

Para isto, você terá que ter plena consciência dos processos de lavagem que serão praticados em sua lavanderia. Além do tipo de peças e quantidade, para assim escolher os equipamentos adequados.

Outro fato importante é investir em equipamentos de qualidade, o barato pode muitas vezes sair caro. Avalie o custo benefícios dos equipamentos que você pretende adquirir, neste ponto é importante levar em consideração o potencial de economia de energia elétrica e água, pois serão os principais insumos do seu negócio.

5 – Avalie o custo inicial e o capital de giro necessário

Para não passar por imprevisto é importante que você avalie o investimento inicial necessário para começar a sua lavanderia. Para este investimento inicial você deve considerar todas as despesas necessárias como:

  • Obras de reforma do local escolhido;
  • Compra dos equipamentos;
  • Compra da mobília;
  • Despesas com taxas e licenças;
  • Despesas com contabilidade;
  • Contratação de funcionários;
  • Compra de insumos necessários, como sabão e solventes;
  • Veículo utilitário para entrega das roupas.

Este custo inicial pode variar drasticamente, tudo vai depender do tipo de negócio que você pretende desenvolver. Para pequenas lavanderias domiciliares o custo inicial pode girar em torno de 30 mil reais. Para lavanderias especializadas, este custo pode chegar a ultrapassar os 100 mil reais.

Além do custo inicial é importante que você tenha consciência do capital de giro necessário. Que é o dinheiro que você precisa ter em mãos todos os meses para pagar as despesas mínimas que seu negócio exige para continuar funcionando. Entre estas despesas estão:

  • Salário de funcionários;
  • Compra de insumos necessários, como sabão e solventes;
  • Pagamento de impostos;
  • Pagamento de concessionárias como energia elétrica e água.

6 – Estude a concorrência

Para aprender como montar uma lavanderia de sucesso, nada melhor do que conhecer casos de sucesso que estão no mercado.

Por isso, é importante que você conheça seus concorrentes. Não só conheça o nome do empreendimento, mas conheça os detalhes do negócio, como:

  • Serviço prestado;
  • Preço cobrado;
  • Diferenciais oferecidos;
  • Pontos fortes;
  • Pontos negativos;
  • Principais clientes;
  • Entre tantas outras opções que podem te auxiliar.

É importante que você veja seus concorrentes não como um inimigo a ser batido, mas como uma referência no mercado. Não tenha receio em conversar com seus concorrentes, trocar ideias, pedir sugestões. De um bom relacionamento podem surgir boas oportunidades comerciais. Quem sabe um concorrente com o tempo não se torna um parceiro.

É importante você ter consciência que para conquistar sua clientela você deve ter no mínimo o mesmo padrão de qualidade da concorrência que já está no mercado. E depois buscar diferenciais para fidelizar a clientela que você irá conquistar.

7 – Cuidado com a parte financeira

A última dica incrível sobre como montar uma lavanderia e ter um negócio bem sucedido é o cuidado com a parte financeiro.

O primeiro ponto a tratar é o cuidado com o preço. O seu preço não deve ser muito alto, pois assim você perde diversos clientes para sua concorrência, mas também não pode ser muito baixo, pois assim você não obterá lucro. O segredo está em chegar em um preço justo.

Para conseguir chegar em um preço justo é importante que você tenha consciência de todo o processo de limpeza e todos os custos envolvidos. Não só os custos diretos, mas também os custos indiretos que envolvem todo negócio.

Para você ter uma ideia do valor a ser cobrado para seus clientes, na região metropolitana de Belo Horizonte é comum as lavanderias cobrarem em média de 10 a 12 reais por quilo de roupa lavada e passada. Mas é importante que você calcule o seu custo real e considere uma margem de lucro competitiva para entrar no mercado.

Além do preço, os cuidados com as finanças precisam ser diários. Cuide não só de um preço competitivo, mas da organização financeiro da sua empresa. Para isto o primeiro passo é separar as finanças pessoais das finanças da empresa, isso evitará muitos problemas contábeis no futuro, principalmente se você tiver um sócio.

Além disso, é importante que você contrate um contador de confiança. Um bom contador será essencial para ter toda a sua documentação em dia com os órgãos do governo e de fiscalização. Além disso, ele irá te instruir como pagar os impostos de maneira adequada, evitando pagar impostos desnecessários.

Comece o seu negócio já com um bom planejamento financeiro, não deixe isso para depois, pois problemas financeiros pode se tornar um novelo onde ninguém consegue encontrar a ponta.

Considerações finais

Como pode ver, montar um negócio de sucesso não é tão simples como parece. Exige um bom planejamento e um estudo sério da realidade do mercado. Por isso, antes de arriscar o seu dinheiro é importante se preparar. Ter uma lavanderia é uma excelente oportunidade. Espero que este artigo possa te ajudar em como montar uma lavanderia de sucesso.

Ainda está com dúvidas? Deixe aqui o seu comentário.

Não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos, você pode ajudar outras pessoas a ter o seu próprio negócio de sucesso.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!