Como montar uma loja de calçados em 10 passos

Vender sapatos é uma ótima opção para quem deseja começar seu próprio negócio. Neste artigo você irá conferir passos e dicas importantes sobre como montar uma loja de calçados.

Para que você tenha uma ideia da força deste mercado, os brasileiros gastam mais de 20 bilhões de reais anuais com a compra de sapatos.

É fato que os calçados hoje não são só artigos básicos do vestuário, mas se transformaram em peças exclusivas que seguem tendências da moda e públicos muito segmentados. Para quem tem o desejo de ter uma loja de sapatos isso é uma grande vantagem.

É possível abrir inúmeros tipos de loja para sapatos, desde lojas multimarcas a lojas exclusivas para determinado público. Como lojas para mulheres, homens ou crianças. Também é possível segmentar com benefícios específicos, por exemplo, uma loja de sapatos ortopédicos.

Nos passos a seguir você poderá conferir como montar uma loja de calçados de sucesso e colocar em prática o seu desejo de ter seu próprio negócio. Vale destacar que cada negócio possui características e detalhes específicos, por isso, será importante que você adeque alguns passos à sua realidade.

Como montar uma loja de calçados

1 – Escolha o tipo de loja:

passo a passo de como montar uma loja de calçadosO primeiro passo que você precisa dar é escolher o tipo de loja que você pretende abrir.

Para isso você deve levar em consideração o público-alvo disponível na sua região. Pois, é impossível ter sucesso com uma loja de sapatos ortopédicos se em sua região não existe público para comprar seus sapatos.

 

Outro ponto fundamental é a sua disponibilidade financeira para investir em determinado tipo de negócio. Alguns tipos de loja exigem um investimento maior e podem inviabilizar o seu negócio.

Veja abaixo algumas opções de lojas de sapatos para você investir:

  • Loja de calçados multimarcas para público geral;
  • Loja de calçados femininos;
  • Loja de calçados masculinos;
  • Loja de calçados infantis;
  • Loja de calçados ortopédicos;
  • Loja de calçados esportivos;
  • Loja de calçados para profissionais específicos;
  • Loja de calçados de marca exclusiva;
  • Franquia de loja de calçados.

É importante definir qual tipo de loja que você deseja abrir e focar seu trabalho em cima de um público específico. Isso aumentará sua chance de sucesso. Você poderá prestar um serviço de melhor qualidade e se especializar no atendimento de um determinado público.

2 – Encontre bons fornecedores:

O segundo passo de como montar uma loja de calçados é escolher bons fornecedores para seu negócio.

Ter bons fornecedores é essencial para conseguir calçados de qualidade e bom preço para seus clientes. Apesar de existirem muitas marcas já estabelecidas no mercado de calçados, ainda é possível encontrar fornecedores de qualidade com preços acessíveis.

Não foque em um único fornecedor, tente diversificar ao máximo as opções de calçados para seus clientes. Assim você não fica refém de uma única marca ou de produtos exclusivos.

É claro que se a sua opção é uma franquia de loja de calçados ou uma loja de uma marca exclusiva o seu trabalho de encontrar fornecedores será limitado. Você deverá ser fiel à marca escolhida para sua loja ou se limitar aos fornecedores credenciados em sua franquia.

3 – Escolha um bom local para abrir sua loja de calçados:

Escolher um bom local também é essencial para quem deseja ter sucesso com uma loja de calçados. É importante observar alguns pontos para escolher o local ideal.

Você deve abrir sua loja em um local com bom movimento de pessoas. Você pode escolher um shopping center, galerias, centros comerciais, ou qualquer outro local que tenha grande fluxo de pessoas.

Outro ponto importante para ser observado é que o local deve ser acessível ao seu público-alvo. Por exemplo, se o seu desejo é abrir uma loja de sapatos para médicos é interessante que você esteja localizado próximo a áreas hospitalares ou em regiões de outras lojas exclusivas para este público.

Facilite a vida de seus clientes, seja acessível e esteja bem localizado. Isso irá colaborar consideravelmente com seu sucesso.

4 – Regularize o seu negócio:

O quarto passo sobre como montar uma loja de calçados é regularizar o seu negócio.

Para isso, é interessante contar com o auxílio de um profissional de contabilidade. Este profissional tem a capacidade e o conhecimento para te auxiliar em todos os passos legais de abertura de seu negócio.

Além disso, ele irá te auxiliar a escolher a formatação jurídica ideal para seu negócio e o tipo de tributação que mais se adéqua à sua realidade.

Ter o auxílio de um contador não só durante a abertura do negócio, mas durante toda a operação é essencial para ter tranquilidade e segurança no pagamento de impostos e diversas obrigações legais para sua loja.

5 – Prepare sua loja para receber seu público:

O próximo passo é preparar sua loja para receber seus clientes. Para isso, é necessário investir em reformas, decoração, iluminação, mobiliário e diversos outros detalhes.

É importante criar um ambiente agradável para seus clientes e propício para compras. Para isso, você deve desenvolver um bom layout para sua loja, posicionando mostruário e móveis de maneira adequada.

Para um ambiente agradável também é necessário investir em uma boa iluminação e em ventilação. Em muitos casos é necessário recorrer ao ar condicionado para manter uma temperatura agradável e uma ventilação adequada.

A decoração será fundamental para atrair seu público alvo. Muitos clientes são atraídos pela beleza e sofisticação de uma loja. Pense em uma decoração que esteja de acordo com o público que você deseja atrair.

6 – Contrate uma boa equipe:

O sexto passo de como montar uma loja de calçados é contratar uma boa equipe de profissionais para te auxiliar.

É importante que você contrate pessoas que gostem de trabalhar com vendas e de atender diretamente os consumidores. Só assim, você conseguirá manter um bom atendimento.

Além disso, é interessante que sua equipe tenha um ótimo conhecimento dos produtos que são vendidos, ou seja, saiba as qualidades e diferenciais dos calçados que você vende.

Contratar pessoas que gostem de moda e amam calçados também é importante para formar uma boa equipe.

7 – Divulgue bem o seu negócio:

Outro passo fundamental sobre como montar uma loja de calçados é a divulgação. É necessário montar uma boa estratégia para que sua loja se torne conhecida.

Para isso, você tem em mãos inúmera ferramentas para divulgar o seu negócio, veja abaixo algumas opções:

  • Distribuição de panfletos;
  • Distribuição de cartões de visita;
  • Faixas em locais específicos;
  • Veiculação de propagandas em rádios e jornais;
  • Utilização das redes sociais para divulgação de sua loja;
  • Anúncios pagos pela Internet.

São inúmeras formas de chegar até seu público-alvo. Mas, antes de utilizá-las é importante fazer um plano de marketing. Ou seja, traçar estratégias para que você utilize as ferramentas corretas e obtenha um bom resultado de sua divulgação.

8 – Monte um estoque adequado para sua loja:

Um problema comum em algumas lojas de calçados é a indisponibilidade de tamanhos e modelos específicos. Com isso, muitas vendas são perdidas.

Para evitar este tipo de problema é importante montar um estoque adequado. É necessário ter peças suficientes para atender seus clientes. É importante também não exagerar na quantidade destas peças, pois um estoque gera custo, custo de aquisição e custo de armazenagem.

Caso você não tenha experiência no ramo de calçados é necessário aprender a gerenciar seu estoque de maneira adequada. Isso será fundamental para atender bem seus clientes e ainda manter um custo baixo.

9 – Cuide bem das finanças do seu negócio:

O nono passo de como montar uma loja de calçados é o cuidado com as finanças de sua loja.

Para começar uma loja você precisa ter consciência de dois custos diferentes. O primeiro deles é o investimento inicial, que são os recursos financeiros necessários para começar o seu negócio. Ou seja, é o dinheiro investido em reformas, compra de mobiliário, compra do primeiro estoque, pagamento de taxas e impostos, entre tantas outras despesas.

O segundo custo é o capital de giro, que é a quantidade de dinheiro necessário para manter sua loja em funcionamento durante um mês. Ou seja, é o dinheiro para pagamento do aluguel, salário de funcionários e contas diversas para manutenção de sua loja.

É importante ter consciência destes custos e estar preparado para eles.

10 – Diversifique seus produtos:

O último passo de como montar uma loja de calçados é pensar em diversificação. Incluir produtos diferentes irá te auxiliar a aumentar sua receita e consequentemente seu lucro.

Um bom exemplo são as lojas de calçados masculinos, que juntamente com os calçados pode oferecer cintos, carteiras, meias e tantos outros produtos para seu público-alvo.

É importante que a diversificação dos produtos não tire o protagonismo dos calçados, mas que seja um bom complemento. Boa parte dos produtos de diversificação auxiliam uma venda casada, podem também servir de incentivo ou invés de promoções e descontos no produto principal.

Últimas palavras

Para finalizar este artigo sobre como montar uma loja de calçados é importante ressaltar que o sucesso neste ramo depende muito do atendimento de qualidade. É com um bom atendimento que você conquistará seus clientes e terá sucesso em suas vendas.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Boa sorte em seus negócios.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

5 Comentários

  1. Jani disse:

    Artigo altamente relevante, com bom aproveitamento das informações…
    Obrigado pelas dicas!

  2. Jamille Santos disse:

    Vou abrir a minha empresa, e as ideias foram muito importante.

  3. Walquiria caetano disse:

    Queria momtar calcados personalizados de saltos femeninos….

  4. Thiago disse:

    Onde encontrar contato de varia marcas

  5. Dariene disse:

    Gostei muito das informações vai ser útil para por em prática o sonho de montar minha loja.