Como montar uma loja de produtos naturais com 10 dicas especiais

É certo que cada vez mais a população brasileira tem se preocupado com a saúde. Com isso, os consumidores têm feito a opção pelo consumo de produtos naturais e orgânicos. Logo surge uma grande oportunidade de lucrar com este nicho de mercado. Neste artigo você pode conferir 10 dicas especiais de como montar uma loja de produtos naturais e se destacar no mercado.

Vale ressaltar que este nicho de mercado tenda a crescer ainda mais, devido aumento da renda da população, a divulgação de informações como, valor nutricional dos alimentos, uso de agrotóxicos e prejuízos à saúde de uma alimentação inadequada.

No Brasil já existem inúmeras granes lojas e farmácias que possuem um departamento de produtos naturais. Entretanto, a procura por lojas especializadas é crescente.

Um dos fatores que colabora com o crescimento deste mercado no Brasil é a associação do nosso país à natureza. Existe uma linha enorme de produtos naturais e orgânicos que podem ser comercializados por você.

Confira então as 10 dicas de como montar uma loja de produtos naturais.

Como montar uma loja de produtos naturais

É claro que não pretendo reduzir a estas 10 dicas tudo que você precisa saber sobre como montar uma loja de produtos naturais, mas tenho certeza que posso te ajudar a ter sucesso em sua loja.

1 – Faça um planejamento e estude o mercado:

dicas de como montar uma loja de produtos naturaisA primeira dica de como montar uma loja de produtos naturais é o planejamento.

É necessário estudar o mercado que você vai entrar. Conhecer as opções de produtos mais procurados, os concorrentes e o perfil dos consumidores será essencial para o sucesso do seu negócio.

Já pensou você abrir uma loja com produtos que ninguém quer e em um lugar que ninguém tem interesse em produtos naturais? É certeza de fracasso.

Além de conhecer o caminho que você vai trilhar é importante planejar cada etapa. Desde a abertura da sua loja, os principais fornecedores, a administração do dinheiro e ampliações futuras.

É certo que imprevistos vão surgir em seu caminho, mas um bom planejamento irá prevenir você de muitos problemas no futuro.

2 – Defina os produtos que você deseja trabalhar:

A segunda dica é escolher bem os produtos a serem comercializados. Uma das vantagens deste nicho de mercado é a infinidade de opções de produtos que podem ser vendidos.

Você pode criar uma loja especializada em determinados produtos ou ter uma loja com uma diversidade de produtos muito grande.

Você deve levar em consideração também a sua possibilidade de investimento inicial, pois vários produtos naturais precisam ser armazenados em freezers, por exemplo, o que gera um custo a mais com equipamentos. Outra questão é que quanto maior o número de produtos maior o investimento em um estoque inicial.

Você pode trabalhar com produtos nas linhas:

  • Produtos light e diet;
  • Produtos orgânicos;
  • Suplementos alimentares;
  • Grãos, castanhas e farinhas integrais;
  • Doces e chocolates com baixo teor de açúcar;
  • Sucos e vitaminas naturais;
  • Barras de cereal e barras de proteína;
  • Temperos e ervas para culinária;
  • Produtos sem gordura trans;
  • Pães, bolos e tortas frescas de produtos naturais.

Existe uma infinidade de produtos que podem ser comercializados e você pode escolher o que você considera mais compatível com o público que você deseja atingir.

Você deve tomar cuidado com produtos naturais medicinais. Caso você faça a opção por trabalhar com este tipo de produto, você deve ter certeza da eficácia dos benefícios prometidos e se certificar de os produtos comercializados são registrados e possuem autorização legal para serem utilizados.

3 – Selecione bem seus fornecedores:

Os fornecedores serão fundamentais para que sua loja tenha sempre produtos de qualidade e produtos frescos.

Por isso, é importante você selecionar com cuidado e atenção os seus fornecedores. Não queira economizar comprando produtos sem garantia de qualidade ou de segunda linha.

Selecione fornecedores com os melhores produtos e que consiga te entregar produtos frescos para serem vendidos aos seus clientes.

Outro cuidado importante com seus fornecedores é quanto à fidelidade das informações que estão contidas em seus produtos, como a ausência de agrotóxicos, utilização de ingredientes orgânicos e informações nutricionais.

Vale à pena verificar a fidelidade de todas as informações, como em todo ramo de negócios existem fornecedores que não são de confiança.

4 – Escolha um bom local para instalar sua loja:

A localização é outra dica especial de como montar uma loja de produtos naturais.

É certo que você deve procurar o lugar adequado ao público que você pretende atingir. Estar próximo a centros comerciais, ruas movimentadas ou lojas do mesmo ramo pode facilitar sua vida.

Outra possibilidade é instalar sua loja próximo a academias ou local onde as pessoas costumam praticar esportes, como corrida ou caminhada. Grande parte do público que consume produtos naturais também praticam atividades físicas regularmente, estar próximo destes pontos pode ser um grande diferencial.

Você também pode fazer a opção por galerias comerciais ou shopping centers, desde que exista um grande fluxo de pessoas nestes locais.

Na escolha da localização você também deve levar em conta o custo fixo que você está adquirindo. Lembre-se que você irá pagar aluguel, condomínio e IPTU, alguns locais serão inviáveis economicamente para você e você não pode deixar de levar isso em conta.

5 – Monte uma equipe de bons profissionais:

A quinta dica de como montar uma loja de produtos naturais é quanto a equipe que você vai montar em sua loja.

Ter bons profissionais ao seu lado irá facilitar muito a sua vida. Além de você ter segurança de que pode confiar neles, seus clientes serão bem atendidos e você terá pouquíssimos problemas de relacionamento com seus clientes.

Caso a sua intenção seja abrir uma loja menor, você precisará apenas de uma ou duas pessoas para te ajudar. Neste caso fica mais fácil ainda escolher uma pessoa, entretanto você não encontrará uma pessoa pronta para todas as funções.

É importante ter consciência que toda a equipe de profissionais precisa ser bem treinada e bem conduzida. Você pode contratar a melhor pessoa possível, mas se ela não tiver um conhecimento adequado dos produtos que você vende, ela não terá uma boa produtividade.

6 – Faça um atendimento de muita qualidade:

O atendimento é o grande diferencial de uma loja de produtos naturais bem-sucedida.

Este mercado já possui uma certa concorrência e muitos produtos similares você pode encontrar em todas lojas e com preços bem próximos. O que vai diferenciar estas lojas então é sua localização e em especial o bom atendimento.

O atendimento dificilmente é imparcial, ou ele é avaliado como bom ou como ruim. Quando seu atendimento é bom você automaticamente está conquistando seus clientes e atraindo novos, por indicação dos seus próprios clientes. Quando seu atendimento é ruim você automaticamente afasta a muitos, também por indicação de seus próprios clientes.

Para um bom atendimento é necessário:

  • Usar uma linguagem adequada;
  • Saber ouvir o cliente com atenção;
  • Ter bom humor;
  • Ser gentil e prestativo;
  • Ter foco na solução do problema do cliente e não na venda.

7 – Planeje bem o layout de sua loja:

Entrar em uma loja bem planejada e com layout bem feito é muito diferente de entrar em uma loja montada de qualquer jeito.

Por isso, ao abrir sua loja pense muito bem na disposição de mobiliários, equipamentos, principais produtos, expositores, gôndolas e tantos outros objetos que estarão em sua loja. Aproveite da melhor forma possível todos os espaços que você tem à sua disposição.

Um bom layout favorece muito as vendas em uma loja. O bom layout deixa transparecer uma sensação de organização, limpeza, confiabilidade e profissionalismo.

Ter um mobiliário adequado para expor os produtos que você deseja vender faz com que eles estejam acessíveis aos clientes, não muito baixos e nem muitos altos.

Outro ponto importante é quanto à decoração da loja. Escolha cores e elementos que sejam associáveis à produtos naturais e orgânicos. O verde, o azul e o marrom são excelentes opções para nos recordar a natureza.

8 – Planeje um investimento inicial adequado:

A oitava dica de como montar uma loja de produtos naturais é o cuidado com o investimento inicial.

O investimento inicial é todo o dinheiro necessário que será gasto para deixar sua loja no ponto de ser aberta. Por exemplo, reforma do ponto comercial, compra de estoque, compra de mobiliário, compra de equipamentos, despesas burocráticas e tantos outros custos iniciais.

Para abrir uma loja de produtos naturais será necessário investir uma boa quantia de dinheiro, que pode variar conforme o seu desejo e o padrão de loja que você pretende abrir.

É normal que uma loja de produtos naturais mais completa custe pelo menos 50 mil reais de investimento inicial.

Mais uma vez ressalto que este valor de investimento inicial depende de cada loja a ser montada. É importante que você faça uma análise preliminar do que você pretende realizar e evite o endividamento antes mesmo de começar a vender seus produtos.

9 – Faça uma divulgação constante de sua loja:

Elaborar uma boa estratégia de marketing é outra dica fundamental para quem quer aprender como montar uma loja de produtos naturais.

Divulgar sua loja, os produtos que você vende e o que você tem de diferencial é fundamental. Para isso, você dispõe de diversos ferramentas que funcionam muito bem para lojas de produtos naturais.

Você pode utilizar:

  • Panfletos com principais informações de sua loja;
  • Cartões de visita com seu contato e localização;
  • Divulgação em mídias, como rádio e jornais de boa circulação;
  • Utilizar as redes sociais para estar sempre em contato com seus clientes;
  • Criar um blog e escrever sobre os benefícios dos produtos que você vende;
  • Criar programas de fidelidade e campanhas com amigos e familiares;
  • Utilizar a melhor ferramenta de divulgação que é o boca a boca.

10 – Diferencie-se do mercado, seja inovador:

A última dica de como montar uma loja de produtos naturais é um convite à inovação. Quer se distanciar da concorrência? Então seja diferente.

Esta diferenciação pode ocorrer de diversas formas, como preços mais baixos que de seus concorrentes, atendimento exclusivo e de ótima qualidade, programas de fidelização e promoções.

Uma boa forma de se diferenciar no ramo de produtos naturais é trabalhar com a exclusividade. Ou seja, você se tornar o vendedor exclusivo de determinados produtos ou marca em uma localização. Assim você se diferencia completamente de seus concorrentes.

O que não pode faltar é a criatividade na hora de se diferenciar no mercado. Seja inovador com os produtos e com a loja que você pretende montar!

Finalizando

Tenho certeza que agora você tem totais condições de começar a planejar a sua loja de produtos naturais e colocar em práticas estas 10 dicas essenciais de como montar uma loja de produtos naturais.

Lembre-se sempre de inovar, em um ambiente concorrido não existe nada melhor do que a inovação.

Outra opção é trabalhar com uma franquia já estabelecida no mercado. Confira um artigo que temos aqui no blog sobre a franquia Mundo Verde, a maior rede de lojas de produtos naturais do Brasil.

Ainda ficou com alguma dúvida? Então deixe nos comentários. Caso você queira compartilhar alguma dica ou sua experiência com lojas de produtos naturais fique à vontade e utilize também os comentários.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Diego Alves disse:

    Ótimo artigo, será muito útil para me ajudar a iniciar minha loja, seria possível enviar este artigo em pdf para meu e-mail?