Como montar uma loja de roupas: 7 passos para o sucesso

Você quer saber como montar uma loja de roupas? Deseja abrir o seu negócio próprio no segmento de vestuário, mas não sabe muito bem por onde começar?

Eu tenho uma boa notícia! Vou apresentar 7 passos para te ajudar a abrir a sua loja de roupas.

Venha comigo, e descubra como montar uma loja de roupas sem complicações.

Como montar uma loja de roupas: passo a passo

como montar uma loja de roupas em 7 passosA concorrência no segmento de vestuário é monstruosa, no entanto, as oportunidades para ganhar muito dinheiro com uma loja de roupas também é grande.

Para aumentar as suas chances de sucesso você precisa ter um diferencial, ou seja, precisa se destacar em meio aos concorrentes. Além disso, é importante que faça um plano de negócios, para que comece a sua empresa do jeito certo, e minimize as chances de erro.

No que diz respeito ao plano de negócios, vamos falar sobre isso em outro momento.

Agora vamos ver quais são os 7 passos que podem te ajudar abrir a sua loja de roupas mais facilmente.

1 – Prepare-se adequadamente

Para ter sucesso, você não pode abrir o seu negócio no escuro. Abrir uma loja de roupas não é um bicho de sete cabeças, no entanto, você precisa estar preparado para ser capaz de enfrentar os desafios comuns na vida de todo e qualquer empresário.

Portanto, minha recomendação é que você corra atrás de conhecimento. Faça cursos sobre empreendedorismo, gestão, finanças, marketing, vendas. Procure apoio de instituições como o SEBRAE, converse com outros empresários do ramo que você deseja atuar, participe de eventos sobre empreendedorismo e negócios.

Investir em conhecimento é uma atitude inteligente que pode te ajudar a enxergar novas oportunidades, gerenciar riscos e ter muito mais sucesso.

2 – Faça uma pesquisa de mercado aprofundada

Para aumentar as chances de sucesso de sua loja você precisa fazer uma boa pesquisa de mercado.

Mas por que isso é importante?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta importantíssima, que serve para te ajudar a tomar as melhores decisões para o crescimento e sucesso do seu negócio.

Através da pesquisa de mercado você conseguirá fazer uma análise minuciosa do mercado em que deseja atuar. Isso te ajudará a identificar os pontos fortes e fracos dos concorrentes, os melhores fornecedores, e também o perfil dos consumidores.

Você poderá utilizar todas as informações coletadas para facilitar a criação de estratégias de marketing, e também para otimizar a gestão do seu negócio.

A pesquisa de mercado é importante também para te ajudar a encontrar oportunidades lucrativas. Por exemplo, de repente, ao fazer a pesquisa de mercado, você percebe que um grupo específico de pessoas não está sendo bem atendido pelos seus concorrentes, então, pode criar estratégias e oferecer produtos que atendam às necessidades dessas pessoas.

Enfim, a pesquisa de mercado pode ser um pouco trabalhosa, mas é essencial para o sucesso de qualquer negócio, portanto, antes de abrir a sua loja, faça uma boa pesquisa de mercado.

3 – Defina o seu público-alvo

Você já fez a sua pesquisa de mercado, e descobriu muitas informações úteis sobre o segmento que deseja atuar – no caso, o de vestuário.

Agora chegou o momento de definir o seu público-alvo.

Nesse momento, você precisa ser capaz de responder as seguintes questões:

  • Para quem vou vender? Quem são os meus clientes? Quais são as suas necessidades?
  • O que vou vender para eles?

Definir o seu público-alvo é um passo muito importante para o seu sucesso.

Se você tentar vender de tudo para todo mundo, certamente encontrará muito mais dificuldades para crescer, portanto, para otimizar os seus resultados, é mais interessante focar os seus esforços em um público específico.

Por exemplo, abrir uma loja de moda íntima feminina, focada em mulheres da classe C, com idade entre 20 e 35 anos. Nesse caso, você tem um público bem definido, e pode agora focar os seus esforços em descobrir quais são os hábitos de consumo desse grupo, e como atingi-lo com a sua mensagem, de maneira a atrair essas pessoas para a sua loja.

Definir um público-alvo é uma estratégia muito interessante que facilita muito a comunicação com clientes e potenciais clientes:

  • Fica mais fácil traçar estratégias de marketing eficazes;
  • Fica mais simples definir o layout da loja, pois o empresário conhece as preferências do seu público-alvo;
  • Fica muito mais simples comprar e vender os produtos, pois o empresário sabe exatamente do que os seus clientes gostam, e o que fazer para agradá-los sempre.

Além disso, ao definir o público-alvo, o empresário também economiza, pois:

  • Gastará menos dinheiro com publicidade para atrair clientes, pois será muito mais fácil se comunicar com eles;
  • Diminuirá problemas com produtos encalhados no estoque, pois oferecerá no seu estabelecimento produtos que realmente encantem as pessoas que entrarem em sua loja, assim, o risco de ficar com produtos encalhados no estoque diminui consideravelmente.

Gaste um bom tempo nessa questão de definir o seu público-alvo. Estude bem o seu público, e procure obter o máximo de informações sobre ele.

4 – Procure e escolha um ótimo ponto para abrir a sua loja

Só comece a procurar o ponto para abrir a sua loja de roupas depois que tiver feito a sua pesquisa de mercado, e definido muito bem o seu público-alvo. Isso é importante para que você consiga atrair mais facilmente as pessoas certas para o seu negócio.

Vamos usar o exemplo da loja de moda íntima feminina para mulheres da classe C. Se você abrir uma loja desse tipo em um bairro de classe alta, dificilmente conseguirá atingir o seu público-alvo.

A sua loja deve estar localizada em um local em que é frequente a presença do seu público-alvo.

Procure um ponto comercial bem localizado, onde tenha uma grande circulação de pessoas. Dê preferência a um imóvel com acessibilidade, ou seja, que seja acessível às pessoas com deficiência.

Fique de olho também na concorrência. Por exemplo, se o imóvel que você pretende alugar fica perto de um shopping ou loja de roupas de grande porte, talvez seja melhor procurar outro ponto comercial em um lugar onde a concorrência não seja tão expressiva.

Uma dica muito interessante que pode te ajudar, é antes de alugar o imóvel, visitá-lo em diferentes horários do dia, em dias diferentes. Isso pode ser um pouco trabalhoso, mas é importante para que você consiga verificar se o fluxo de pessoas é bom em todos os horários, e em todos os dias da semana.

A escolha do ponto comercial é crucial para o sucesso do seu negócio, portanto, faça isso com muita calma e sempre pensando de forma estratégica.

5 – Descubra quanto dinheiro será necessário para montar a sua loja

Esse ponto é muito importante, inclusive, você deve se preocupar com ele mesmo antes de escolher o ponto comercial.

Antes de abrir a sua loja você precisa saber exatamente quanto de dinheiro precisará investir para montar o seu negócio. Precisa também saber exatamente de onde tirará o dinheiro: capital próprio, empréstimos, etc.

Além do dinheiro para abrir a loja, você precisa também pensar no capital de giro, ou seja, aquele dinheiro que precisa estar disponível todo mês para custear as despesas da empresa.

Faça um planejamento financeiro bem detalhado, assim você evita sustos e problemas financeiros que poderão acabar com o seu negócio.

6 – Contrate um bom contador

Contar com o apoio de um bom contador é essencial para que o seu negócio tenha sucesso, afinal, esse profissional entende tudo de finanças e legislação, e te ajudará a lidar de forma mais tranquila com toda a burocracia relacionada à abertura e manutenção de uma empresa.

Antes de contratar um contador, peça referências, converse com outros empresários sobre o assunto. Não contrate um determinado contador simplesmente porque ele cobra barato, isso pode sair caro no futuro.

7 – Faça uma divulgação eficaz

Antes mesmo de inaugurar a sua loja, você deve fazer um plano de marketing bem detalhado. Nesse momento, as informações que obteve na sua pesquisa de mercado serão essenciais, afinal, elas te ajudarão a criar estratégias de marketing capazes de impactar positivamente o seu público-alvo.

Ao fazer o seu plano de marketing, escolha quais canais de comunicação irá utilizar para levar a sua mensagem até o seu público-alvo (redes sociais, outdoors, rádio, TV, faixas, panfletos, etc.). Seja estrategista, escolha aqueles canais de comunicação que realmente tenham potencial para levar a sua mensagem até o seu público.

É importante que, no seu planejamento financeiro, você tenha pensado nos valores que precisará gastar com publicidade, assim conseguirá definir estratégias de marketing mais alinhadas com as suas possibilidades financeiras e com os seus objetivos.

Fazer uma boa divulgação do seu negócio é essencial para o sucesso da sua loja, portanto, gaste tempo desenvolvendo boas estratégias.

Meu conselho é que faça cursos de marketing, e que também peça ajuda de profissionais, assim você aumenta as suas chances de sucesso e evita gastar dinheiro com estratégias ineficazes.

Considerações finais

Esses 7 passos que apresentei sobre como montar uma loja de roupas podem te ajudar a começar o seu negócio de maneira mais organizada e certeira, no entanto, existem muitas outras coisas que você pode fazer para aumentar as chances de sucesso do seu empreendimento.

Meu conselho é que você estude mais sobre o assunto, e procure aprender o máximo que puder sobre o mundo dos negócios. Isso abrirá a sua mente, e te fortalecerá como empreendedor, aumentando muito as suas chances de ser bem-sucedido como empresário, seja no ramo de vestuário ou em qualquer outro que deseje atuar futuramente.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!