Como montar uma padaria de sucesso

Investir no ramo da alimentação é uma das boas opções de negócio. É possível investir em restaurantes, lanchonetes, bares e inclusive padarias. Neste artigo você vai conferir dicas importantes sobre como montar uma padaria e ter muito sucesso com seu negócio.

De início é importante ressaltar que todo tipo de negócio pode ser bem-sucedido. Para isso, é necessário uma boa administração.

Por isso, antes de começar o seu negócio é melhor se preparar e investir em conhecimentos de administração, gerenciamento, finanças e marketing. Isso será muito importante para seu sucesso.

Vale ressaltar que este ramo é bem concorrido, a maioria das cidades possuem diversas padarias espalhadas pelos bairros e grandes centros. Você entrará em um mercado que possui muitas pessoas experientes, mas também muitas oportunidades para quem quer trabalhar duro.

Veja a seguir as principais dicas para você aprender de vez como montar uma padaria de sucesso.

Dicas práticas de como montar uma padaria de sucesso:

1 – Encontre um bom lugar para abrir sua padaria:

dicas de como montar uma padaria e ter muito sucessoPara quem deseja ter sucesso neste ramo é importante investir em um bom local para sua padaria.

Uma padaria pode ser aberta em um bairro residencial ou em grandes centros urbanos. O importante é ter pessoas ao redor que tenham interesse em comprar seus produtos.

Além da localização, você deve ficar atento ao espaço do local. Para você abrir uma boa padaria você precisará de no mínimo uma boa cozinha, depósito para ingredientes, banheiros para funcionários, escritório para a administração e a área destinada a exposição dos produtos.

Vale destacar que é interessante escolher uma edificação que já tenha boa iluminação e ventilação natural. Além de pontos elétricos disponíveis e condizentes com os equipamentos que serão utilizados em sua padaria.

Evite escolher pontos comerciais que necessitem de reformas muito significativas, estas reformas podem aumentar muito seu custo inicial de implantação.

2 – Contrate bons funcionários para trabalhar ao seu lado:

A segunda dica sobre como montar uma padaria é escolher bem seus funcionários.

Os funcionários de uma padaria podem ser divididos em pequenas equipes, como a equipe da cozinha, a equipe de atendimento, o pessoal da limpeza e a administração.

A equipe da cozinha é liderada pelo padeiro e quase nunca tem contato com os clientes. O padeiro é um ponto chave para o sucesso de sua padaria, a qualidade dos seus produtos depende muito da experiência e capacidade do padeiro em desenvolver bons produtos.

O pessoal que ficará em contato direto com os clientes é o pessoal do atendimento. Estas pessoas devem ser treinadas para fornecer um atendimento acima da média.

O pessoal da administração é responsável por gerenciar toda a padaria, fazendo compra com fornecedores, pagando as despesas da empresa e administrando tudo para que nada saia do controle.

Montar uma boa equipe é fundamental para o sucesso da sua padaria.

3 – Compre mobiliário e maquinário para sua padaria:

Toda padaria precisa ser bem equipada para não deixar de produzir os produtos necessários e também proporcionar o mínimo de conforto para seus clientes.

Um custo importante na hora de abrir uma padaria é os equipamentos que são necessários, como por exemplo os fornos para assar os pães. Muitos equipamentos são caros e você precisará de um bom planejamento financeiro para não se endividar comprando tudo de uma única vez.

Além dos equipamentos é importante ter uma mobília adequada para sua padaria, principalmente se você pretende servir lanches no local.

Uma boa mobília irá colaborar para que os clientes se sintam mais confortáveis e atraídos pelos produtos expostos. Por isso, invista em bons balcões, mesas, cadeiras, prateleiras, estantes e qualquer outro mobiliário necessário.

Além dos equipamentos ligados à produção serão necessários freezers e geladeiras para acondicionar ou expor alguns produtos.

4 – Defina um cardápio e os produtos que serão fabricados:

Nem só de pão vive uma padaria. Esta é a quarta dica de como montar uma padaria de sucesso.

Por incrível que pareça, muitas padarias conseguem um bom faturamento com produtos de diversificação. Ou seja, é fundamental que você defina um leque de opções de produtos que vão além dos pães que você tem condições de produzir.

Você pode perceber que muitas padarias se transformam ao longo do tempo em pequenas mercearias. Isso é uma ótima opção para padarias em bairros que não possuem supermercados por perto.

Você pode investir em diversos produtos que estão relacionados ao consumo do pão, como por exemplo produtos que acompanham o pão em um café da manhã. Você pode investir em uma série de produtos derivados do leite, como queijos, manteiga e requeijão.

Também não esqueça de disponibilizar produtos do dia a dia e guloseimas no caixa. Muitas pessoas estão dispostas a deixar alguns centavos a mais por um doce ou até mesmo um refrigerante.

5 – Invista em um layout bonito e funcional para atrair seus clientes:

Outro ponto importante para quem deseja investir no ramo das padarias é investir em um layout bonito e funcional.

Um bom layout atrelado a uma boa decoração podem fazer milagres em qualquer ambiente. Uma grande parcela dos clientes estão se tornando cada vez mais exigentes quanto a isso.

Esqueça as padarias desorganizadas e cheias de produtos empilhados, tenha foco em organização e na disposição adequada de seus principais produtos.

A falta de organização e cuidado com a aparência do ambiente da padaria também podem criar a impressão de que o ambiente está abafado e sujo. Isso é um grande problema para quem trabalha com alimentação.

Por isso, quer atrair bons clientes então invista em um bom layout e na decoração. Talvez isso não faça diferença para você, mas é muito importante para clientes mais exigentes.

Vale ressaltar que os clientes exigentes, na maioria dos casos, estão dispostos a gastar um pouco mais para ter um melhor conforto.

6 – Tenha foco em qualidade e bom preço para ser competitivo:

A sexta dica de como montar uma padaria de sucesso é atrelar produtos de qualidade com preço competitivo.

Esta é uma receita de sucesso para qualquer tipo de negócio e não seria diferente para uma padaria.

Para ter produtos de qualidade será necessário garantir os seguintes aspectos:

  • Mão de obra especializada, ou seja, um bom padeiro;
  • Ingredientes de qualidade e de boa procedência;
  • Equipamentos adequados para os produtos que você deseja produzir;
  • Local adequado de armazenamento e exposição dos produtos.

Combinar estes quatros aspectos irá garantir que você esteja sempre próximo de um produto de qualidade.

Para ter um preço competitivo será necessário conhecer em detalhes os custos de cada tipo de produto. Cuidado para margens de lucros muito altas, elas podem deixar seu preço mais alto que de toda a concorrência.

Existirão os custos diretos que estão relacionados diretamente com a produção de cada item e também os custos indiretos, que são custos que não são mensuráveis diretamente, mas que precisam ser redistribuídos nos produtos, como aluguel, conta de energia, entre tantas outras opções.

Última dica sobre como abrir uma padaria

Agora que você já conheceu os principais pontos de como montar uma padaria é hora de começar a planejar seu negócio e colocar a mão na massa. Fique sempre atento às finanças, uma administração financeira cuidadosa será importante para você garantir um bom lucro e não perder dinheiro.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!