Como montar uma papelaria de sucesso com 6 dicas práticas

Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, deixar o emprego formal e tentar construir a própria empresa pode ser realmente uma grande oportunidade. Neste artigo você pode conferir dicas importantes sobre como montar uma papelaria de sucesso e realizar seu sonho de ter um negócio lucrativo.

Empreender não é tarefa simples, exige dedicação e perseverança. Para ter uma papelaria de sucesso é necessário trabalho duro e um bom planejamento para conquistar seu espaço no mercado.

Este mercado já é muito concorrido, mas sempre existe espaço para empreendedores com criatividade e dispostos a trabalharem duro para construir um grande negócio.

É possível encontrar hoje papelarias de diversos tamanhos. Desde grandes players do mercado a papelarias pequenas em bairro residenciais e até dentro de universidades.

Veja a seguir como montar uma papelaria e começar a construir seu negócio de sucesso.

6 Dicas sobre como montar uma papelaria

1 – Encontre um bom local para abrir sua papelaria:

dicas sobre como montar uma papelariaA primeira dica é encontrar o local ideal para abrir sua papelaria. Para escolher este local você deve estar atento a alguns detalhes, veja a seguir.

É importante que a sua papelaria esteja localizada em um local de fácil acesso para seus futuros clientes. Você pode escolher grandes centros urbanos, locais próximos a universidades e escolas, ou bairros onde a oferta deste tipo de serviço é limitada.

Você vai perceber que alguns locais já possuem uma concorrência forte, mas são os pontos mais atrativos devido o número de pessoas que passa por lá.

Fique atento também à qualidade do espaço onde você pretende abrir sua papelaria. Ele deve ter tamanho suficiente para você expor seus produtos e receber seus futuros clientes.

Dê preferência para locais que não precisam de muitas reformas e que sejam bem iluminados e ventilados naturalmente.

2 – Decida o que você venderá em sua papelaria:

A segunda dica de como montar uma papelaria é decidir-se o que será vendido em seu estabelecimento.

Você poderá focar apenas em produtos específicos de papelaria e escritório, ou então, diversificar os produtos dentro de sua loja. É comum encontrar papelarias que também trabalham com presentes, móveis para escritórios, brinquedos de crianças e tantas outras coisas.

Além disso, também é possível prestar alguns serviços em sua papearia, como tirar cópias, fazer impressões, permitir acesso à internet, encadernações, entre tantos serviços que podem ser oferecidos.

É importante você tomar cuidado para que o excesso de produtos e serviços não faça você perder o foco do seu negócio. Isso poderá fazer com que seus clientes tenham em mente que seu local é uma loja de variedade e não uma boa papelaria.

3 – Monte um bom layout e foque na organização:

Outro ponto fundamental para o sucesso do seu negócio é montar um bom layout e manter seu estabelecimento bem organizado.

Um bom layout é aquele que irá dispor os móveis (como balcões, prateleiras, caixas, estantes) de forma adequada para que os produtos estejam sempre à vista de seus clientes e estejam distribuídos de maneira estratégica para que proporcionem um maior número de vendas.

Além do layout a organização é fundamental para que o ambiente seja agradável aos seus clientes e também para a sua equipe de trabalho.

Um ambiente organizado e com produtos expostos de maneira estratégica tem um potencial muito maior do que ambientes desorganizados onde os clientes não conseguem achar o que procuram.

A decoração também pode colaborar muito na hora de atrair novos clientes. Uma loja bem decorada torna-se um grande atrativo para muitas pessoas.

4 – Monte uma boa equipe para atender seus clientes:

A quarta dica de como montar uma papelaria é montar uma boa equipe para colocar seu negócio em funcionamento.

A sua equipe é que dará vida ao seu negócio. É necessário que todos sejam treinados de maneira adequada e que estejam dispostos a atender muito bem os clientes que você deseja receber.

Vale destacar que prestar diversos serviços exigirá que você contrate funcionários bem flexíveis, com boa capacidade de aprendizado para as tarefas que você terá que desenvolver.

Tenha sempre o foco no atendimento de qualidade. Comece a conquistar seus clientes pela atenção e cuidado que você e seus funcionários tem com cada um deles. Isso é fundamental para que você se diferencie de toda a concorrência.

5 – Regularize sua papelaria de maneira correta:

Outra dica importante é quanto à regularização de sua papelaria. Hoje em dia é impossível manter este tipo de negócio na informalidade. É necessário se formalizar e estar disposto a pagar os impostos que são necessários.

Para isso é indicado que você procure auxílio de um contador para regularizar o seu negócio da melhor maneira possível. Você vai perceber que pode ser muito rápido e fácil abrir sua empresa com o auxílio de bons profissionais.

Você vai precisar fazer sua inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, na Junta Comercial do seu estado e também na Prefeitura do seu município.

Durante a abertura de sua empresa também será necessário indicar o porte da sua empresa, a formatação jurídica e a forma como a empresa será tributada. Para escolher tudo de forma adequada às legislações atuais é muito importante contar com o auxílio de um bom contador.

6 – Faça um bom planejamento financeira anual:

A última dica sobre como montar uma papelaria de sucesso é fazer um bom planejamento financeiro anual.

Isso é fundamental pois este tipo de negócio está sujeito à uma grande sazonalidade. Ou seja, em alguns momentos do ano é possível ter vendas excepcionais e em outros momentos você terá um movimento muito baixo em sua papelaria.

Esta sazonalidade pode ser combatida com a diversificação de produtos e serviços prestados pela sua papelaria. Por exemplo, a venda de presentes e brinquedos poderá ser uma boa opção para melhorar as receitas durante os períodos mais difíceis de uma papelaria.

Fique de olho nas finanças, caso contrário você poderá passar por períodos muito difíceis com seu negócio.

Finalizando

Agora é hora de colocar a mão na massa. Estou certo de que com estas dicas de como montar uma papelaria você terá condições de começar um negócio com menos risco e com maiores chances de sucesso.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!