Como montar uma pastelaria de sucesso

Uma boa opção para quem deseja ter seu próprio negócio é entrar no ramo de alimentação. É um mercado que sempre cresce no Brasil e que proporciona boas oportunidades para quem deseja empreender. Neste artigo você vai aprender dicas práticas de como montar uma pastelaria e ter sucesso com seu novo negócio.

As pastelarias ganham destaque em diversas regiões do Brasil. Cada região possui algumas peculiaridades, como sabores diferentes e bebidas para acompanhamento do pastel.

Ter uma boa pastelaria pode ser um negócio bem lucrativo, visto que a produção do pastel não exige muito investimento e o produto pode ser vendido com um bom valor agregado.

É importante estar de olho no mercado que já existe, pois, as pastelarias não concorrem apenas entre si, mas também com todas as lanchonetes, padarias e até com alguns bares. Entretanto sempre existe espaço no mercado para um produto de qualidade e com bom preço.

Confira a seguir dicas de como montar uma pastelaria de sucesso e ter seu próprio negócio.

5 Dicas de como montar uma pastelaria lucrativa

1 – Faça um planejamento para abrir sua pastelaria:

dicas práticas de como montar uma pastelariaO primeiro passo ao abrir qualquer tipo de negócio é o planejamento. Um bom planejamento irá auxiliar você na hora de montar seu negócio e definir uma boa estratégia para que você tenha sucesso.

Para você conseguir planejar seu negócio de maneira adequada é necessário que você conheça o mercado em que deseja trabalhar. Você deve conhecer os seus possíveis concorrentes e também seus clientes potenciais.

Assim você terá condições de montar um negócio que atenda a expectativa de seus futuros clientes e não deixe a deseja em nada em relação aos concorrentes que já estão estabelecidos no mercado.

Confira o que as pastelarias de sucesso oferecem, como elas trabalham, o preço que elas praticam. Aprenda com os pontos positivos e identifique os pontos negativos para que você não cometa os mesmos erros. Conhecendo bem sua concorrência você terá condições de criar uma pastelaria que se destaque.

Vale à pena também aprender sobre os hábitos de consumo dos possíveis clientes, a frequência com que eles compram os pasteis, os principais sabores, as bebidas preferidas para acompanhamento e inúmeros outros detalhes importantes.

2 – Escolha um bom local para abrir sua pastelaria:

A segunda dica é definir um bom local para começar seu negócio. Uma boa localização é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

É importante estar atento a três aspectos. O primeiro deles é que o local deve ser condizente com o tipo de pastelaria que você pretende abrir.

Por exemplo, uma pastelaria que pretende vender produtos simples com bom preço e ganhar no volume precisa ser aberta em um local movimentado, como centros comerciais, com grande fluxo de pessoas.

Agora, uma pastelaria que pretende oferecer um produto mais sofisticado e com um preço mais elevado deve escolher um local com público adequado aos produtos que quer desenvolver.

Também é importante estar atento à facilidade de acesso das pessoas à pastelaria. É muito complicado ter sucesso com uma pastelaria escondida em uma galeria, é necessário ter visibilidade, estar acessível aos seus clientes.

Ainda em relação ao local é interessante escolher uma edificação que proporcione o mínimo de conforto para os trabalhadores e para os clientes. Conforme o tipo de pastelaria você precisará de um local maior ou menor. Lembre-se que será necessário espaço para depósito, um pequeno escritório, caixa para pagamento, balcão, e conforme o tipo de negócio local para mesas.

3 – Tenha um preço competitivo para seus pasteis:

A terceira dica sobre como montar uma pastelaria de sucesso é ter preços competitivos.

Apesar de ser um produto que o público brasileiro é apaixonado o pastel ainda precisa de um preço democrático para ser consumido. Por isso, é importante ter atenção aos custos envolvidos na produção dos pasteis e alcançar um preço justo.

Este preço justo é um preço adequado, que não é caro a ponto de afastar seus clientes e também não é tão barato a ponto de não ser lucrativo.

Para que você tenha sucesso com seu preço competitivo é necessário entender todos os custos que estão envolvidos no seu negócio e ter uma margem de lucro adequada ao mercado.

Vale também estar atento à qualidade do produto. A busca de um preço competitivo não pode fazer com que seu produto perca a qualidade, assim você também perderá seus clientes.

4 – Ofereça produtos de diversificação em sua pastelaria:

Outra dica importante para quem deseja aprender como montar uma pastelaria é oferecer produtos de diversificação. Na verdade, nem só de pastel vive uma pastelaria.

O primeiro ponto são as bebidas de acompanhamento. Você pode oferecer aos seus clientes refrigerantes, sucos, café e em muitas regiões do Brasil o caldo de cana. É possível ter um bom lucro com as bebidas que acompanham o pastel, por isso fique atento à qualidade das bebidas também, não apenas à qualidade do produto principal.

Uma dica interessante é oferecer combos para seus clientes. Por exemplo, dois pasteis mais um refrigerante por um valor específico. Assim você dá um pequeno desconto para seu cliente, mas consegue vender mais produtos de maneira agregada.

Além das bebidas é possível trabalhar com outros tipos de salgados, doces e guloseimas. Ter tudo isso à disposição de seus clientes pode auxiliar sua pastelaria a ter uma receita melhor.

Os produtos de diversificação são muito importantes, mas é necessário estar atento ao foco do seu negócio. Como o seu desejo é montar uma pastelaria o foco são os pasteis, os produtos de diversificação sempre ficam em segundo plano, caso contrário você estará montado uma lanchonete.

5 – Fique atento à detalhes importantes para seus clientes:

Por fim, este último tópico é um conjunto de dicas importantes sobre como montar uma pastelaria de sucesso. Fique atento aos seguintes detalhes em sua pastelaria.

O primeiro deles é o atendimento. O bom atendimento é fundamental para que seu negócio consiga fidelizar seus clientes. Um atendimento ruim pode afastar muitos clientes, mesmo que seus pasteis sejam maravilhosos. Por isso ofereça sempre um atendimento de qualidade para seus clientes.

Também é importante cuidar da limpeza e da organização de sua pastelaria. Ninguém gosta de chegar em um local para comer e encontrar um ambiente sujo e desorganizado, isso pode afastar bons clientes.

Ofereça produtos de boa qualidade. Também é importante oferecer produtos de qualidade em sua pastelaria. Caso você não consiga produzir bons pasteis dificilmente você terá sucesso em seu negócio.

Finalizando

Agora que você já conheceu estas dicas importantes de como montar uma pastelaria é hora de colocar a mão na massa e começar a planejar seu negócio. Não perca tempo, ter uma pastelaria pode ser uma ótima opção para quem deseja empreender.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!