Como montar uma pizzaria lucrativa com 5 dicas

Entrar no ramo de alimentação é uma ótima opção para quem deseja ter seu próprio negócio. Entre as diversas opções de negócio as pizzarias têm grande destaque, pois caíram no gosto de grande parte da população brasileira. Neste artigo você vai conferir dicas importantes sobre como montar uma pizzaria lucrativa.

O sucesso de um negócio não é fruto do acaso ou da sorte, mas de um bom planejamento e muito trabalho duro. Não existe milagre ou serviço fácil, é necessário inspiração e muita transpiração (muita transpiração mesmo).

Este nicho de mercado é bem concorrido, quase todas as cidades do Brasil já possuem pizzarias estabelecidas e com um bom público fiel. Mesmo assim, ainda há muito espaço para quem deseja oferecer um ótimo produto, com um atendimento acima da média e inovando em alguns detalhes.

Aliás, a inovação é fundamental para que seu negócio se destaque em meio à concorrência. Por isso, coloque a criatividade para funcionar e veja o que você pode fazer de diferente para atrair mais clientes e ser único na região onde você vai trabalhar.

Confira agora as dicas de como montar uma pizzaria lucrativa e de muito sucesso!

5 Dicas sobre como montar uma pizzaria

1 – Escolha um bom local para sua pizzaria:

passo a passo de como montar uma pizzariaA primeira dica é relativa à localização. Uma boa localização é fundamental para seu negócio.

Escolha um local de fácil e acesso e em uma região onde as pessoas já tem o hábito de frequentar para almoçar e jantar. Estar próximo de outros comércios pode facilitar sua vida.

Pizzarias que são abertas em bairros residenciais ou mais afastadas podem demorar um pouco mais a serem descobertas pelo público-alvo e precisam de uma estratégia bem elaborada de divulgação.

O local terá mais ou menos importância conforme o tipo de pizzaria que você pretende abrir. Para pizzarias delivery é interessante uma localização estratégica para entregas em uma região de baixo custo de locação do imóvel.

Para pizzarias que pretendem oferecer um ambiente mais requintado é necessário investir pesado na localização.

O importante é estar atento à localização e não falhar na hora de escolher um bom lugar para sua pizzaria.

2 – Contrate bons profissionais para sua pizzaria:

Também é necessário contratar bons profissionais para sua pizzaria, afinal são eles que darão vida ao seu negócio.

Em uma pizzaria o principal profissional é o pizzaiolo, que é quem comanda a cozinha e desenvolve as pizzas que serão oferecidas aos clientes. Além do pizzaiolo é necessário contar com:

  • Auxiliares de cozinha;
  • Cozinheiros para produtos de diversificação;
  • Garçons;
  • Operador de caixa;
  • Faxineiro;
  • Equipe para delivery;
  • Gerente.

A quantidade de profissionais pode variar conforme o tipo de negócio que você pretende abrir. Em uma pizzaria delivery é basicamente um atendimento com uma equipe de cozinha e profissionais para entrega.

Em uma pizzaria mais sofisticada é necessário contar outros profissionais como recepcionistas e copeiros.

O importante é treinar bem seus profissionais para que todos tenham condições de desempenhar bem o seu papel. Afinal eles que irão fazer seu negócio funcionar.

É importante estar atento ao bom atendimento, ele é fundamental para que seus clientes se tornem fieis ao seu negócio.

3 – Monte uma boa estrutura para sua pizzaria:

A terceira dica de como montar uma pizzaria de lucrativa é investir em uma boa infraestrutura.

A infraestrutura de uma pizzaria é composta basicamente pelo mobiliário e pelos equipamentos.

Você vai precisar para sua pizzaria equipamentos como:

  • Fornos;
  • Fogões;
  • Freezers;
  • Geladeiras;
  • Balanças;
  • Utensílios de cozinha;
  • Caixas registradoras;
  • Computador;
  • Telefone.

Além disso também é necessário todo um mobiliário para receber seus clientes, como mesas, cadeiras e balcão.

Uma dica importante é estar atento ao layout e à decoração da sua pizzaria. A imagem de uma pizzaria é muito importante para atrair mais clientes e ter sucesso com seu negócio.

Um bom layout é aquele que distribui toda a mobília e equipamentos de maneira adequada, de forma que o ambiente fique organizado e confortável para os clientes e para os profissionais da pizzaria.

4 – Ofereça um cardápio diversificado em sua pizzaria:

A quarta dica de como montar uma pizzaria é oferecer um cardápio diversificado.

Além das pizzas que é uma obrigação do seu negócio você pode oferecer produtos de diversificação. Você deve oferecer em seu cardápio pelo menos um menu de entradas e de sobremesas.

Além disso, você pode aproveitar para oferecer algumas massas e outros tipos de comida. Os produtos de diversificação são muito importantes, mas tome cuidado para não oferecer produtos que fogem do foco de sua pizzaria, mesmo que pareçam ser muito lucrativos.

Também é importante oferecer um bom cardápio de bebidas. Uma boa carta de vinhos combina muito bem com uma pizzaria. Você também pode oferecer bebidas destiladas, cervejas, refrigerantes, sucos e drinks específicos.

Montar um bom cardápio é fundamental, mas tenha consciência do que você vai oferecer em seu cardápio. É necessário que você sempre tenha a disposição os produtos que estão listados em seu cardápio, por isso, diversifique, mas não exagere.

5 – Faça uma administração exemplar de sua pizzaria:

Para tudo funcionar perfeitamente é importante que a pizzaria seja muito bem administrada.

Caso o proprietário lide diretamente com o negócio é importante que ele tenha conhecimentos administrativos e tenha disponibilidade de gerenciar o negócio, senão o melhor é contar com um bom gerente para administrar todos os serviços.

Os serviços de uma pizzaria não se resumem apenas ao horário que ela está aberta aos clientes, existem inúmeros serviços que são realizados quando ela está fechada, como compra de ingredientes, contabilidade, serviços bancários e financeiros, contratação de profissionais e tantas outras atividades.

É necessário disponibilidade e conhecimento adequado para que nada passe em branco.

Uma boa administração será decisiva para que a pizzaria seja lucrativa. Uma má administração pode ter como consequência a realização de um lucro muito menor do que poderia ser obtido e até mesmo levar a pizzaria à falência.

Por isso, o melhor a fazer é se preparar para administrar bem seu negócio. Pois você precisará se envolver com marketing, gestão, vendas, recursos humanos, contabilidade e finanças.

Finalizando

Agora é hora de colocar a mão na massa e começar a planejar sua pizzaria. Mais uma vez é válido dizer que este nicho de mercado é muito lucrativo, mas também muito concorrido. Você pode e deve inovar para se destacar da concorrência.

Tenha sempre consciência de que bons produtos e um atendimento de qualidade são fundamentais para que você tenha clientes fiéis ao seu negócio.

Compartilhe este artigo com seus amigos que também querem aprender como montar uma pizzaria de sucesso e lucrativa.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!