Como motivar funcionários com 7 dicas essenciais

A motivação é fundamental para a produtividade de um profissional. As empresas que investem recursos e ações para que seus profissionais estejam sempre motivados estarão sempre um passo na frente dos seus concorrentes. Neste artigo você vai conferir 7 dicas essenciais de como motivar funcionários.

É válido ainda dizer que profissionais motivados colaboram para um melhor ambiente de trabalho, são mais atentos e estão sempre dispostos a correr um certo risco para que a empresa ganhe mais.

Enquanto isso, profissionais desmotivados colaboram para que o ambiente da empresa se torne desagradável, fazem apenas o que são obrigados a fazer e não saem de forma alguma da zona de conforto.

A motivação é resultado de fatores que estão ligados ao profissional e fatores que estão ligados à empresa. Na falta de um destes fatores é quase impossível ter um funcionário realmente motivado.

Para não correr risco de ter funcionários desmotivados no seu negócio é importante contratar bem e dar condições para que a motivação se mantenha sempre em alta. Confira então as principais dicas de como motivar funcionários em sua empresa.

7 Dicas sobre como motivar funcionários:

1 – Proporcione uma infraestrutura adequada para seus funcionários:

dicas de como motivar funcionários corretamentePara que você tenha funcionários bem motivados é necessário proporcionar um ambiente agradável de trabalho.

Um bom ambiente é composto pela infraestrutura, como mobiliários, equipamentos, eletroeletrônicos, ventilação e iluminação adequada. Assim como espaço condizente com o número de funcionários.

Para compor todo este ambiente é importante organização e um cuidado especial com áreas comuns, como cozinha, banheiros e salas de reunião.

Um bom layout e decoração para sua empresa podem colaborar para que o ambiente fique ainda mais agradável. Por isso, prepare sua empresa para que tudo colabore para a boa produtividade dos seus profissionais.

2 – Pague salários condizentes com os valores do mercado:

Outro fator fundamental são os salários que são pagos aos funcionários. Ninguém gosta de receber um salário inferior ao que acredita ter direito e funcionários com bom senso também não esperam receber muito mais do que merecem.

Por isso, tenha em sua empresa uma política de salários condizente com os profissionais que você pretende ter em seu negócio.

É claro que cada empresa possui uma situação financeira específica. Por isso, ao contratar alguém deixe claro qual o salário que será pago e qual serviço será exigido por aquele salário.

É comum encontrar empresas que oferecem certo salário para um profissional e depois exigem uma qualificação ou desempenho superior ao salário ofertado. Além do salário, fique atento aos direitos que seus profissionais possuem, como refeição, transporte, entre outros.

3 – Esteja sempre pronto a ouvir e também a falar:

A terceira dica sobre como motivar funcionários é estar sempre aberto ao diálogo. Por isso, esteja sempre pronto a ouvir e também a falar.

Bons funcionários são na maioria das vezes participativos, gostam de dar sua opinião e colaborar para o crescimento da empresa. Valorize esta postura e esteja sempre interessado nos conselhos de seus funcionários.

Além de motivar seus funcionários você poderá melhorar ainda mais seu negócio, pois seus funcionários são seus melhores aliados na construção de um grande negócio.

Outro ponto importante é estar pronto para falar. Não apenas estar pronto, mas saber como falar com seus funcionários é fundamental. Dar um feedback para seus funcionários é importante para que eles mantenham a boa postura profissional ou alinhem qualquer desvio de conduta inadequada.

Mostre para seus funcionários o quanto eles são importantes dando atenção, ouvindo e falando quando necessário.

4 – Divida as vitórias com cada um dos seus funcionários:

Outro ponto importante é dividir com seus funcionários os méritos das boas vitórias que sua empresa alcança. Afinal, não foi você que conquistou tudo sozinho.

Para isso, é interessante investir em uma política de distribuição de lucros e também em premiações aos funcionários mais produtivos. Implemente em sua empresa conceitos ligados à meritocracia e bonificações que levam em conta a produtividade de cada um.

As vitórias também podem ser comemoradas com momentos de confraternização. Conforme o porte de sua empresa é possível fazer confraternizações simples que marcam profundamente os funcionários.

É importante que todos se sintam parte do time e que colaboraram com a vitória alcançada.

5 – Invista em treinamento e capacitação:

A quinta dica de como motivar funcionários é investir em treinamento e capacitação. Desta forma você mostra que sua empresa também está interessada no crescimento de seus funcionários e não apenas no trabalho.

Quando uma empresa investe em treinamento ambos ganham com isso, tanto a empresa que contará com profissionais mais preparados quanto o próprio profissional, pois estará ainda mais qualificado para o mercado de trabalho.

É importante ter um planejamento ao investir em treinamentos e capacitação, pois tudo isso gera custo.

Invista nos profissionais que realmente podem trazer um retorno para seu negócio e que pensam em permanecer em sua empresa por médio e longo prazo.

6 – Organize sua empresa de maneira horizontal:

Algumas empresas tem a possibilidade de investir em uma organização que proporcione maior participação de todos os funcionários.

Você pode investir em uma organização horizontal, com uma hierarquia de cargos mais flexíveis e com maior possibilidade de todos os funcionários participarem das decisões da empresa.

Isso fará com que os funcionários também se sintam responsáveis pelas decisões que são tomadas.

Uma hierarquia muito rígida e verticalizada pode criar um ambiente onde os funcionários não se sintam comprometidos com as decisões da liderança, e muitas vezes podem até se mostrar resistentes a algumas mudanças na empresa, mesmo que saibam que estas mudanças são necessárias.

Por isso, envolva seus funcionários nas decisões de sua empresa. Mas, tome cuidado, pois uma organização mais horizontal não quer dizer falta de organização, é importante ter o mínimo de hierarquia.

7 – Tenha empatia pelos seus funcionários:

A última dica de como motivar funcionários é muito importante, mas é deixada de lado por muitos líderes.

É importante ter empatia pelos seus funcionários para que eles se sintam valorizados e motivados.

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de compreender a realidade do outro. Ou seja, é não ser indiferente às realidades que o outro vive, mesmo fora do ambiente profissional.

Valorize seus funcionários não só pelo que eles produzem, mas principalmente pelo que eles são. Todo funcionário é uma pessoa que tem uma vida fora da empresa e isto deve ser levado em consideração.

Os líderes empáticos conseguem motivar seus funcionários com muito mais facilidade, pois sabem como lidar com cada um deles.

Finalizando

Por fim, ainda é válido dizer que momentos fora do ambiente de trabalho também podem comemorar com a motivação dos seus colaboradores. Por isso, invista um pouco em festas de fim de ano, comemoração de aniversários e happy hour ao fim do expediente.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira contribuir é só deixar um comentário. Colabore também com dicas de como motivar funcionários que deram certo em seu negócio.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!