Como motivar uma equipe com 7 práticas essenciais

A motivação é essencial para o sucesso do trabalho de uma equipe. Uma equipe bem motivada produz mais e melhor, ou seja, investir em motivação é investir no desempenho de sua empresa e na qualidade dos seus produtos e serviços prestados. Confira neste artigo 7 práticas simples, mas essenciais, sobre como motivar uma equipe.

A motivação dos profissionais que trabalham em sua empresa depende de um conjunto de ações que proporcionam um bom ambiente de trabalho e uma competitividade sadia para a empresa.

Além das práticas que serão descritas é importante ressaltar que, contar com profissionais adequados para cada cargo é fundamental. É um pouco mais complicado motivar profissionais que estão em cargos aquém ou além de suas possibilidades técnicas.

Com uma equipe de trabalho motivada é possível superar com segurança as dificuldades do dia a dia em uma empresa. Pois, os funcionários motivados conseguem vislumbrar algo de bom que vai além do trabalho, enquanto que os profissionais desmotivados se apequenam atrás das tarefas que são obrigados a desenvolver.

Confira então as 7 práticas essenciais de como motivar uma equipe de maneira simples e prática.

Como motivar uma equipe com 7 práticas simples

1 – Faça a sua parte como líder de sua empresa:

dicas e ações importantes sobre como motivar uma equipeUm ponto fundamental para uma equipe estar sempre motivada é existir um líder para ser a referência desta equipe. Ou seja, é hora de você cumprir o seu papel de líder e estar à frente de sua equipe.

É fundamental que você esteja presente no dia a dia de sua empresa, conheça seus funcionários e tenha um interesse por eles que possa ir além das tarefas desenvolvidas.

Além disso, é essencial que você trate as pessoas com educação e gentileza. Seja uma pessoa agradável e acessível, assim todos os funcionários de sua equipe confiarão mais em você.

A sua liderança terá um impacto positivo na sua empresa se for pautada no exemplo. A liderança que se apoia somente em palavras não alcança nenhum resultado satisfatório.

2 – Cumpra com todas as suas obrigações:

Outro ponto básico sobre como motivar uma equipe é cumprir com todas as obrigações com seus funcionários.

Estas obrigações são todas as condições legais para o trabalho, como o salário adequado, o repouso remunerado, as férias, e todos os outros benefícios que são condizentes com cada função.

Além disso, é importante fornecer aos funcionários as condições adequadas para que desempenhem suas tarefas com qualidade. São importantes para isto, um espaço adequado, equipamentos adequados, prazos e metas adequadas.

Além das obrigações legais, é fundamental cumprir com tudo que foi acordado entre as partes, como benefícios específicos ou premiações.

3 – Esteja aberto às iniciativas de seus funcionários:

A terceira prática de como motivar uma equipe é estar aberto às iniciativas que surgem dos funcionários de sua empresa.

Tão importante quanto estar aberto é incentivar a tomada de iniciativa e valorizar quando isso acontece. Seus funcionários se sentirão ainda mais motivados quando perceberem que são importantes não só por cumprirem suas obrigações do dia a dia, mas quando podem inovar e colocar em prática ações que acreditam ser importante para o negócio.

Por isso, valorize quem faz algo a mais e se preocupa com sua empresa. Dê oportunidades para que todos possam colaborar de forma significativa no negócio e possam assim crescer profissionalmente e como pessoa dentro de sua empresa.

Existem detalhes em seu negócio que somente seus funcionários conseguem identificar, pois vivem o dia a dia da operação e passam por diversas experiências positivas e negativas.

4 – Crie metas que possam ser cumpridas:

Ter um plano de metas a serem cumpridas podem muito bem motivar uma equipe. Desde que, estas metas sejam possíveis de serem cumpridas.

Caso contrário, se você indicar metas impossíveis de serem cumpridas sua equipe ficará desmotivada. Pois já sabem que não alcançarão a meta, por isso, não tem motivas para se esforçarem mais, ou fazerem um pouco a mais do que já estão fazendo.

Por isso, estabeleça metas reais. As metas reais são aquelas que podem ser medidas de forma objetiva, que podem ser alcançadas e que seja um consenso entre o líder e os profissionais envolvidos.

É claro que para bater uma meta é importante que haja uma premiação por isso. Logo você vai precisar de um plano de reconhecimento, como você pode ver na próxima prática indicada.

5 – Reconheça o mérito de seus funcionários:

A quinta prática indicada para quem quer aprender como motivar uma equipe é reconhecer o mérito de seus funcionários.

Este reconhecimento pode ser em função do alcance de metas individuais, do alcance de metas coletivas e até mesmo pelo comportamento exemplar em relação à cultura da empresa.

Este reconhecimento pode existir de diversas formas, como o reconhecimento financeiro por meio de bonificações ou até mesmo o reconhecimento de valor, por meio de uma homenagem e premiação simbólica.

Mesmo que haja o reconhecimento financeiro é interessante também o reconhecimento diante da equipe e da empresa. Os profissionais se sentem valorizados e motivados quando seus trabalhos são reconhecidos diante da empresa e de seus colegas, independente da bonificação financeira.

6 – Esteja sempre pronto a dar um feedback para sua equipe:

Um bom líder também deve ser capaz de dar um feedback constante à sua equipe, sendo este feedback positivo ou negativo.

A equipe se sentirá motivada quando perceber que você se preocupa com o seu desempenho, mas também está atento ao progresso desempenhado por ela. Ou seja, o seu feedback deve ser constante, mostrando o reconhecimento necessário aos pontos positivos, mas também cobrando quando surgirem fatores negativos.

Faça do feedback uma boa experiência para seus funcionários, um momento de olhar nos olhos e entender também quais as dificuldades individuais de cada profissional que interferem no desempenho de toda a equipe.

É hora de você utilizar este momento como um trampolim para o crescimento e não para afundar ainda mais alguns funcionários que não possuem bom desempenho no momento.

Aproveite o feedback para ouvir seus funcionários. É certo que eles terão muito o que dizer a você, você também possui pontos positivos e negativos e pode melhorar com líder do seu negócio.

7 – Comemore e partilhe com toda equipe os bons resultados da empresa:

A última prática para aprender como motivar uma equipe é comemorar e partilhar com toda a equipe os bons resultados da empresa.

A comemoração é essencial na vida de todos, todos precisam de momentos especiais e marcantes. Por isso existem tantas comemorações ao longo do ano, as comemorações têm o poder de unir as pessoas, recordar o que realmente é importante e dar um gás novo para continuar a caminhar.

As comemorações podem ser feitas ao alcanças metas importantes, concluir grandes projetos ou até mesmo no fechamento de um contrato importante para a empresa. Também é importante apostar nas comemorações de fim de ano e datas importantes para sua equipe.

Mesmo que sua empresa não tenha condições de preparar uma grande festa para sua equipe é importante não deixar passar em branco. Vale à pena comemorar com todos os momentos de vitória, mesmo que de forma simples e barata.

Finalizando

Estou certo de que estas 7 práticas de como motivar uma equipe serão fundamentais para sua empresa. Lembre-se de seu papel como líder, você será fundamental no processo de motivação de sua equipe.

Confira mais uma vez as práticas simples para motivar seus funcionários:

  • Faça a sua parte como líder de sua empresa;
  • Cumpra com todas as suas obrigações;
  • Esteja aberto às iniciativas de seus funcionários;
  • Crie metas que possam ser cumpridas;
  • Reconheça o mérito de seus funcionários;
  • Esteja sempre pronto a dar um feedback para sua equipe;
  • Comemore e partilhe com toda equipe os bons resultados da empresa.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência, então deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!