Como motivar uma equipe de vendas: 6 dicas imperdíveis

Saber como motivar uma equipe de vendas é uma dúvida muito comum que assola muitos líderes.

Bater metas, resolver problemas, conquistar novos clientes e fidelizá-los, são elementos importantes que necessitam de uma equipe motivada.

Assim, quando o líder percebe que sua equipe de vendas não está obtendo bons resultados, ele precisa tomar atitudes para reverter a situação da melhor maneira possível.

Mas o que fazer para motivar uma equipe de vendas?

Nas próximas linhas vamos apresentar algumas dicas interessantes que podem ajudar um líder a motivar a sua equipe.

Veja como motivar uma equipe de vendas

dicas como motivar uma equipe de vendasAgora vamos tratar das dicas sobre como motivar uma equipe de vendas.

Uma equipe de vendas motivada torna-se mais confiante, coesa e focada em resultados, e isso é algo que todo líder deseja.

Mas motivar uma equipe não é fácil, por isso, o líder precisa estar sempre atento ao moral da sua equipe, e utilizar sempre que possível abordagens motivacionais adaptadas às características e necessidades da sua equipe de vendas.

1 – Crie confiança

Para que um líder consiga motivar a sua equipe ele precisa criar confiança. Sem confiança não há motivação.

Se a equipe não confia no líder, e não acredita que ele tem real interesse em levar toda a equipe a patamares mais elevados, dificilmente os membros se sentirão motivados a buscar melhores resultados.

Para criar confiança o líder precisa ter uma conversa transparente e autêntica com a sua equipe. Em outras palavras, ele realmente precisa discutir com a equipe a importância da confiança para o alcance de metas.

Mas não basta simplesmente discutir a confiança com a equipe, além disso, é preciso mantê-la. Nesse sentido, o líder precisar agir sempre de forma transparente, envolvendo-se com a sua equipe de maneira autêntica e positiva.

2 – Procure compreender os objetivos pessoais e profissionais dos membros da equipe

Para motivar a sua equipe é importante que o líder converse com os membros a respeito dos seus objetivos pessoais e profissionais.

Isso ajudará a aumentar a confiança, e também dará ao líder a oportunidade de demostrar a cada membro como os bons resultados da equipe podem influenciar positivamente no alcance dos objetivos individuais.

Essa conversa tem um grande potencial para proporcionar uma boa reflexão e aumentar a coesão da equipe.

3 – Crie um bom ambiente de trabalho

Ninguém gosta de trabalhar em um ambiente onde não se sente bem, por isso, é muito importante que o líder se esforce para tornar o ambiente de trabalho o mais agradável possível.

Isso não é uma tarefa fácil, no entanto, pode trazer ótimos resultados.

Para começar, converse com os membros sobre o quanto eles se sentem bem trabalhando naquele ambiente, quais os pontos positivos e negativos de se trabalhar em tal ambiente.

Peça também algumas sugestões a respeito de como melhorar o ambiente de trabalho.

Para que essa conversa seja frutífera, é importante que o líder tenha conseguido criar confiança, portanto, antes de ter essa conversa, certifique-se de que a equipe confia em você.

A preocupação com a construção de um bom ambiente de trabalho deve ser constante, nesse sentido, ter esse tipo de conversa com alguma frequência é bastante recomendável.

4 – Acompanhe as pequenas vitórias

As pequenas vitórias podem ajudar a motivar a equipe, aumentar a confiança e a coesão.

Todas as sextas-feiras, reúna a equipe e converse a respeito das pequenas vitórias que foram alcançadas na semana. Até as pequenas coisas devem entrar, como um avanço que um colega da equipe obteve, um elogio recebido de um cliente, uma pequena meta alcançada.

É importante escrever em um papel todas as pequenas vitórias lembradas e, se possível, colocar o papel em um local onde todos possam ver.

Ao final dessa atividade, pode-se criar um compromisso com a equipe de que essas pequenas vitórias são o caminho para se alcançar as maiores, e que se elas são possíveis, as grandes também são, e que todos são capazes de contribuir para levar toda a equipe a patamares cada vez mais elevados.

5 – Aja de maneira positiva

Se a sua equipe de vendas não vai bem, você não deve ficar se queixando em voz alta ou reclamando para todos os lados que a equipe não está produzindo o esperado. Não faça isso, pois essas atitudes podem piorar ainda mais um quadro que já está ruim.

Um líder que está sempre reclamando pode levar uma equipe ao fundo do poço, portanto, tome cuidado.

Procure agir de maneira positiva. Ao invés de ficar mostrando o problema o tempo inteiro, procure mostrar propostas de solução que sejam realistas e viáveis.

Suas palavras e ações devem refletir os valores da empresa, a visão e os objetivos pelos quais todos devem trabalhar.

6 – Proporcione a sua equipe oportunidades para aprender continuamente

Incentive a sua equipe a aprender continuamente.

Invista em materiais como livros, podcasts e webinars. Esse tipo de material não exige grandes investimentos financeiros, e pode ser uma ótima maneira de capacitar a sua equipe.

Caso o seu orçamento permita, envie membros da equipe para seminários e workshops relacionados a vendas, isso certamente contribuirá para o aumento da motivação da sua equipe, e ainda trará informações novas e transformadoras para a sua empresa.

Considerações finais

Essas são apenas algumas dicas sobre como motivar uma equipe de vendas.

Existem muitas outras formas de aumentar a motivação de uma equipe, no entanto, as dicas que foram apresentadas são capazes de ajudar o líder a dar os primeiros passos para tornar a sua equipe mais coesa, confiante e motivada.

Motivar uma equipe não é uma tarefa fácil, no entanto, para alcançar resultados acima da média, o líder precisa buscar continuamente maneiras de manter a sua equipe com o moral sempre elevado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!