Como parar de procrastinar com 5 dicas especiais

A procrastinação é um mal que grande parte das pessoas vivenciam em suas vidas. Este hábito pode colocar em risco todos os seus planos e fazer com que as realizações em sua vida sejam sempre adiadas. Neste artigo você vai aprender dicas práticas de como parar de procrastinar e começar a dar passos concretos rumo ao seu futuro de sucesso.

A procrastinação é o hábito de sempre deixar para fazer depois as tarefas mais importantes, ou seja, aquele velho ditado de empurrar todas as tarefas com a barriga.

Em muitos casos, mesmo procrastinando a pessoa cria uma ilusão de estar sempre muito ocupada, pois substitui as tarefas importantes por tarefas que não são produtivas, como verificar e-mails, ler mensagens no celular, verificar as redes sociais e tantas outras coisas.

O grande problema é que o procrastinador permanece sempre muito atarefado, mas não progride em sua carreira, não dá passos concretos em direção da meta proposta.

Confira a seguir como parar de procrastinar com dicas simples e podem ser colocadas em prática a partir de hoje.

Como parar de procrastinar com 5 dicas práticas

1 – Defina uma lista de tarefas produtivas para desenvolver:

dicas práticas de como parar de procrastinarO primeiro passo para não procrastinar mais é definir uma lista das tarefas produtivas que você precisa desenvolver durante o seu dia.

Você deverá incluir nesta lista somente tarefas essenciais, ler e-mails ou acessar as redes sociais não fazem parte desta lista, a não ser que sejam tarefas essenciais para o seu futuro.

Tome cuidado para não incluir tarefas demais, você poderá se frustrar no fim do dia por não conseguir executar todas as tarefas. Também não coloque tarefas de menos, assim você voltará a procrastinar, pois sabe que tem muito tempo para fazer poucas coisas.

Lembre-se sempre que estas tarefas precisam ser tarefas que sejam realmente produtivas, tarefas que te auxiliam a construir um futuro brilhante.

É comum definir cerca de cinco tarefas por dia. Assim você terá tempo suficiente para desenvolver todo seu trabalho. O melhor momento de fazer esta lista de tarefas é no final do dia anterior. Por exemplo, você vai definir suas tarefas da quarta-feira no final do dia de terça-feira.

Você perceberá que começar o dia já sabendo o que precisa ser feito te proporcionará uma disposição muito maior para desenvolver todas suas tarefas.

2 – Defina intervalos de foco constante no trabalho:

Aprender a manter o foco é a segunda dica de como parar de procrastinar. Em muitos casos a procrastinação começa quando você não está focado no que está fazendo e acaba se perdendo no meio de tantas distrações.

É certo que grande parte das pessoas não conseguem se manter focadas por um longo período de tempo. Logo, você deve reconhecer que você precisará parar por alguns minutos.

A melhor forma de fazer isso é dividir seu tempo de trabalho com pequenos intervalos. Você poderá definir um período onde dedicará seu foco constante para desenvolvimento das tarefas e outro período, por exemplo, você poderá definir um período de 2 horas de trabalho intenso e um descanso de 15 minutos.

Neste intervalo você poderá se distrair, conferir as mensagens de celular e também acessar as redes sociais. Mas, tome cuidado para não extrapolar estes 15 minutos de intervalo.

O melhor nestes 15 minutos é se desligar, levantar de sua cadeira, conversar com as pessoas que estão ao seu lado, tomar uma xícara de café, ou seja, desconecte-se.

3 – Elimine as fontes de distração de sua vida:

A terceira dica de como parar de procrastinar é eliminar todas as fontes de distração do seu dia a dia.

Grande parte das pessoas se mantem conectados 24 horas por dia, isso faz com que eles sejam bombardeados com informações a todo instante. O pior é que grande parte das informações são totalmente desnecessárias.

Cada um pode ter fontes de distração distintas, mas algumas fontes de distração são comuns a grande parte da população:

  • Redes sociais;
  • Mensagens no WhatsApp;
  • E-mails;
  • Sites de notícias ou fofoca;
  • Programas de TV;
  • Séries ou novelas.

As pessoas se enchem de informações desnecessárias todos os dias. São constantemente bombardeadas com notícias do mundo todo que não interferem em nada no seu dia a dia, com mensagens de todos os tipos e uma infinidade de e-mails que não possuem nenhum objetivo.

Eliminar estas distrações é um grande passo, assim você terá condições de se concentrar no que você realmente precisa fazer.

É importante começar a filtrar também as informações que você deixa chegar até você. Você vai perceber que grande parte do conteúdo que você consome é inútil e não colabora em nada com um futuro brilhante que você tanto deseja.

4 – Comece a se recompensar pelos objetivos alcançados:

Ninguém é de ferro, todos precisam também aproveitar tantas coisas boas que a vida pode proporcionar. Lembre-se que você não é uma máquina e que a vida tem muito mais a oferecer do que apenas trabalho.

À medida que você conseguir ser produtivo e começar a alcançar as metas traçadas é hora de começar a se recompensar por isso.

Utilize o processo de recompensas para te motivar a ser ainda mais produtivo e alcançar suas metas com mais velocidade.

As recompensas podem ser uma infinidade de coisas e varia conforme o gosto de cada um. Você pode se motivar com recompensas simples, para objetivos mais simples e modestos e recompensas maiores para objetivos mais complexos.

Tome cuidado com seu critério de metas que devem se recompensadas e que não devem ser recompensadas. Você deve ser premiado por alcançar verdadeiramente seus objetivos. Não comece a sabotar sua estratégia antes mesmo dela produzir bons resultados.

5 – Aprenda a subir um degrau de cada vez:

Um mal das novas gerações é querer conquistar tudo de uma vez. A questão é que todo grande objetivo é composto de inúmeras pequenas tarefas que precisam ser desenvolvidas.

É necessário dar o devido valor às tarefas diárias que podem parecer muito pequenas em relação ao objetivo final. Mas são necessárias para você alcançar o sucesso que você tanto desejo.

Aprender como parar de procrastinar estas pequenas tarefas será essencial para você ter uma base sólida para alcançar grandes resultados. É como uma grande escada onde é necessário subir os primeiros degraus para chegar no topo, é impossível subir uma grande escada sem passar por cada um de seus degraus.

Assim é também na conquista de grandes objetivos, é impossível alcançá-los sem executar no dia a dia as tarefas que são pequenas, mas necessárias para construir algo grande.

Por isso, dê valor à cada tarefa que você vai desenvolver, elas são fundamentais para seu futuro brilhante.

Últimas palavras

Estou certo de que você conseguirá superar a procrastinação com estas dicas simples e práticas. É certo que você precisará mudar muitos hábitos e que no início será muito difícil deixar de lado tantas distrações.

O importante é permanecer firme, pois assim você poderá colher inúmeros frutos de uma vida sem procrastinação.

Confira mais uma vez as 5 dicas práticas de como parar de procrastinar:

  • Defina uma lista de tarefas produtivas para desenvolver;
  • Defina intervalos de foco constante no trabalho;
  • Elimine as fontes de distração de sua vida;
  • Comece a se recompensar pelos objetivos alcançados;
  • Aprenda a subir um degrau de cada vez.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira contribuir é só deixar um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!