Como ser corretor de seguros de sucesso

Aprender como ser corretor de seguros pode ser uma ótima oportunidade para alcançar sua independência financeira. Um bom corretor pode conseguir ótimos resultados financeiros e ainda ter uma boa flexibilidade de quem trabalha por conta própria.

O mercado de seguros brasileiro está em constante expansão. Cada vez mais o povo brasileiro reconhece a necessidade de segurar seus bens e também suas vidas, afim de ter uma proteção financeira em diversas situações imprevisíveis.

O corretor de seguros é um profissional que intermedia a venda de seguros entre a seguradora e o segurado. Ele tem a missão de conciliar os interesses entre as duas partes, esclarecendo todo o tipo de dúvida ao segurado e garantindo o seguro ideal para cada um dos seus clientes.

O corretor de seguros pode trabalhar com uma infinidade de produtos, como seguros de vida, seguros de automóveis, seguros de residência, seguros de saúde e tantas outras opções.

Confira abaixo os detalhes de como ser corretor de seguros de sucesso.

Passo a passo de como ser corretor de seguros

dicas de como ser corretor de seguros de forma simplesPara exercer a profissão de corretor de seguros é necessário ser habilitado pela SUSEP – Superintendência de Seguros Privados. A SUSEP é um órgão do governo federal que é responsável por regular e fiscalizar o mercado de seguros no Brasil.

Para obter a habilitação na SUSEP é necessário atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Ter concluído o Ensino Médio;
  • Ter completado 18 anos de idade;
  • Ser aprovado no Exame para Habilitação de Corretores de Seguro.

O exame de qualificação é aplicado pela Escola Nacional de Seguros. É possível realizar o exame para área específica de atuação ou se qualificar para atuar com qualquer tipo de seguro.

Para realizar o exame você deve fazer sua inscrição pelo site da Escola Nacional de Seguros, é necessário pagar uma taxa de inscrição que varia conforme a sua opção de qualificação.

Esta mesma escola também fornece curso preparatório. O curso é realizado durante nove meses e dividido em três fases:

  • Capitalização;
  • Seguro de vida e previdência;
  • Demais ramos de seguro.

Quanto ganha um corretor de seguros

Um bom corretor de seguros pode alcançar um ótimo salário, mas tudo isso depende de seu desempenho. Grande parte dos corretores tem sua remuneração constituída por comissões, ou seja, quanto mais seguros ele vende maior será seu salário.

Um corretor de seguros pode receber uma parcela fixa em seu salário. Um valor regulamentado pelo sindicato de cada estado, mas este valor não é o fator atrativo para os candidatos a corretores de seguros.

O rendimento médio de um corretor é de 3 mil reais, mas é comum encontrar corretores de seguro com rendimentos acima dos 10 mil reais.

Este valor pode variar conforme o tipo de trabalho do corretor. Por exemplo, o corretor pode trabalhar como um autônomo ou como um empregado contratado. Também é possível que o corretor trabalhe como um franqueado da corretora.

Além do tipo de trabalho, outros diversos pontos podem interferir no ganho de um corretor de seguros. Por exemplo:

  • Desempenho nas vendas;
  • Tipo de seguro comercializado;
  • Valor do seguro comercializado;
  • Região de atuação no Brasil;
  • Tempo de experiência;
  • Número de clientes acumulados ao longo dos anos.

Quanto mais experiente é um corretor maior é seu potencial de retorno financeiro, devido ao acúmulo de clientes ao longo dos anos e também de sua experiência para vender seus produtos.

Para você que quer aprender como ser corretor de seguros precisa ter em mente que os grandes resultados são obtidos ao longo dos anos. Um corretor de seguros não obtém sucesso imediatamente.

Dicas para ser um bom corretor de seguros

1 – Tenha boa comunicação:

Uma boa comunicação é essencial para o sucesso de um corretor de seguros. É importante ter a capacidade de transmitir todas as informações para seus clientes de maneira clara e eficaz.

Uma boa comunicação também é fundamental para convencer seus clientes potenciais de que o produto que você está oferecendo é o ideal.

2 – Cuide da aparência:

Para ser um corretor de seguros não é necessário ter uma aparência irreparável, mas é necessário cuidado com aspectos básicos. A aparência é a primeira impressão que fica para seus clientes.

Cuidar do cabelo, barba, unhas, dentes e estar com uma roupa adequada é essencial para conquistar a confiança de seus clientes.

3 – Conquiste a confiança de seus clientes:

É importante que você conquiste a confiança de cada cliente. Para isso você deve agir de boa-fé, ou seja, ser um corretor ético. É importante que você procure vender um produto que realmente tenha algum benefício para o cliente. Pense no seu cliente e não na sua comissão.

Lembre-se que neste tipo de mercado a melhor divulgação é a realizada por meio do boca a boca. Cada cliente satisfeito poderá indicar outras inúmeras pessoas para você.

4 – Tenha uma boa rede de contatos:

Ter uma boa rede de contatos é fundamental para quem está iniciando a carreira de corretor de seguros. É muito importante que você comece sua carreira com clientes que são referência na região que você pretende atuar.

O seu caminho se tornará mais fácil, pois você poderá utilizar a autoridade desta pessoa no local como um fator de convencimento de seus próximos clientes.

5 – Invista em conhecimento:

Antes de vender qualquer tipo de produto é fundamental que o corretor tenha um bom conhecimento sobre o assunto. Por isso, invista em conhecimento e busque estar esclarecido das dúvidas mais comuns que pode surgir durante uma negociação com seus clientes.

Seu conhecimento deve ser sempre aprimorado. Por isso, estude seu ramo de atuação, participe de congressos, faça cursos de aprimoramento e especialização.

Finalizando

Não existe nenhum segredo em como ser corretor de seguros. No fim das contas um bom corretor de seguros é um bom vendedor, com conhecimentos específicos dos assuntos relacionados ao seu ramo de atuação.

É importante ficar atento às regulamentações do mercado e também desenvolver as habilidades de um bom vendedor.

Confira mais uma vez as 5 dicas de como ser um corretor de seguros de sucesso:

  • Tenha boa comunicação;
  • Cuide da aparência;
  • Conquiste a confiança de seus clientes;
  • Tenha uma boa rede de contatos;
  • Invista em conhecimento.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência, então deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!