Como ser freelancer e ter uma carreira de sucesso

Ter um emprego convencional, em uma grande empresa ou órgão público, já não é o desejo de todo profissional brasileiro. Muitos sonham em trabalhar com o que mais amam, durante o tempo que desejarem e receber um preço justo por isso. Neste artigo, você vai aprender dicas importantes de como ser freelancer e ser bem-sucedido com esta escolha.

As vantagens de um emprego convencional já não parecem ser tão atrativas assim, e muitas pessoas já percebem que a vida é mais do que apenas trabalhar.

Vantagens como salário fixo, décimo terceiro, férias, alimentação, plano de saúde e tantas outras opções já não parecem ser o bastante para conquistar diversos profissionais que tem deixado o mercado de trabalho convencional.

Junto com as vantagens, o trabalho convencional também proporcionará, um horário fixo de trabalho, usar sempre o mesmo uniforme, almoçar sempre no mesmo local, ouvir as ordens sempre do mesmo chefe, ou seja, viver uma grande rotina.

Uma boa opção para quem deseja deixar o emprego convencional é se tornar um freelancer. Isso exigirá de você muita dedicação e cuidados ao longo deste percurso.

O que é um freelancer

Antes de iniciarmos as dicas de como ser freelancer é importante entender o significado deste nome.

De forma bem simples e popular o freelancer é um profissional que faz a opção por trabalhar por conta própria, ou seja, um profissional autônomo.

Este profissional atende clientes de forma independente, pode trabalhar em projetos independentes e atender diversas empresas ao mesmo tempo.

A origem do nome freelancer, vem dos cavaleiros medievais que estavam dispostos a lutar por qualquer reino, em especial pelo que pagasse mais pelos seus serviços. Estes cavaleiros não eram fiéis a um rei específico e por isso eram muitas vezes considerados mercenários, pois eram fieis somente ao dinheiro.

A profissão de freelancer pode não ser também uma questão de opção. Muitas pessoas por não conseguirem uma colocação no mercado de trabalho vivem como freelancer.

São inúmeras as oportunidades de trabalho para quem deseja entrar nesta profissão. Você pode trabalhar como um freelancer nas áreas de design, tecnologia da informação, desenvolvimento de produtos digitais, tradução de textos, criação de conteúdo, ilustrador, arquiteto, design de interiores, jornalismo e tantas outras opções.

Como ser freelancer – Ponta pé inicial

É certo que a missão de aprender como ser freelancer tem um início, e este início pode já te mostrar se você tem ou não um futuro promissor neste estilo de vida.

Para muitas pessoas as oportunidades vão surgindo naturalmente, enquanto que para outras pessoas é necessário um planejamento maior e a implementação de ações para conseguirem se estabelecer no mercado.

Veja a seguir algumas medidas para dar os primeiros passo em sua vida de freelancer.

1 – Escolher a área de atuação:

dicas de como ser freelancer bem sucedidoO primeiro passo é escolher com o que você pretende trabalhar. Para esta escolha você deve levar em consideração diversos aspectos práticos para ter sucesso.

O primeiro aspecto é o conhecimento na área escolhida, ou seja, sua capacidade de já ser produtivo na área que escolher e de oferecer valor ao mercado. Mesmo que você não seja ainda um expert no que deseja trabalhar é importante avaliar se o conhecimento que você já tem é o bastante para começar seu próprio negócio.

Outro ponto importante é a viabilidade econômica desta área de atuação que você pretende escolher. É possível conseguir um bom retorno financeiro pelos serviços que você pretende ofertar?

Lembre-se que a partir do momento que você se decidir por ser um freelancer não existirá mais salário fixo.

2 – Planejar a forma de atuação:

O segundo ponto é fazer um bom planejamento de seu futuro profissional. Este planejamento deverá envolver também seus custos pessoais, o que será necessário pelo menos para sobreviver.

É importante você definir e deixar claro os seguintes pontos:

  • O que você vai oferecer ao mercado;
  • Como vai executar este serviço e quais ferramentas necessárias;
  • Onde o serviço será executado;
  • Quanto será cobrado pelos serviços prestados;
  • Como você vai receber por estes serviços;
  • Quais clientes você pretende alcançar;
  • Necessidade de parcerias;
  • O que fazer para se destacar no mercado concorrido;
  • Como divulgar o seu serviço.

São inúmeros pontos importantes que devem ser planejados. É importante olhar a vida de um freelancer não como uma roleta russa em busca de oportunidades. É necessário um olhar profissional para alcançar o sucesso neste ramo.

3 – Aprenda a cobrar pelo seu serviço:

Um ponto fundamental para quem quer aprender como ser freelancer é aprender como cobrar pelos seus serviços prestados.

É muito comum encontrar no mercado pessoas que estão iniciando sua vida profissional e não tem ideia do quanto cobrar. Alguns cobram barato demais pelos serviços prestados e acabam não tendo lucro algum. Enquanto outros cobram caro demais e não conseguem nenhum cliente.

Para isso é importante consultar o mercado, ir em busca de concorrentes e conhecer os preços que estão sendo praticados por cada um deles. Saiba correlacionar os preços com a qualidade dos serviços prestados, o diferencial de cada um e o tempo de experiência de cada um.

Na maioria dos casos quem está começando a sua vida profissional é forçado a entrar com um preço baixo para o mercado, em busca de atrair novos clientes.

Para não reduzir muito o valor do seu serviço você pode agregar valor a ele e transmitir isso ao mercado. Isso pode ser feito incorporando benefícios que não exigem muito de você, mas que podem ser um diferencial para seus clientes.

4 – Faça um teste antes de se decidir:

Caso você ainda esteja trabalhando em um emprego formal é interessante você fazer um teste.

Isso mesmo, você pode começar sua carreira de freelancer sem sair do mercado de trabalho convencional. Para isso você pode começar a prestar serviços para outras empresas no ramo que você deseja trabalhar no futuro.

Assim você passa a conhecer um pouco melhor o mercado onde pretende atuar e os valores de cada tipo de serviço que seus clientes estão dispostos a pagar. Além disso você começa a captar os primeiros clientes para sua vida de freelancer e a criar uma nova rede de contatos.

Para algumas pessoas o período de teste é impossível, pois não estão inseridos no mercado. Mesmo assim, vale a pena fazer um teste no ramo que você pretende entrar. Você pode fazer estes testes antes de investir pesado em equipamentos e softwares específicos.

Principais vantagens e desvantagens de ser um freelancer

Como tudo na vida, a carreira de freelancer possui vantagens e desvantagens. Ter conhecimento destes pontos antes de optar por esta carreira é fundamental, pois algumas desvantagens podem tornar sua escolha decepcionante no futuro.

Isso faz também com que você se prepare para o que vai enfrentar. Ter consciência da realidade é outro ponto fundamental para quem quer aprender como ser freelancer e ter uma carreira de sucesso.

Vamos começar pelas vantagens então:

  • Flexibilidade de horários;
  • Trabalhar com o que ama;
  • Ser seu próprio chefe;
  • Definir o valor do seu serviço;
  • Aumentar sua rede de contatos;
  • Agregar novas experiências à vida profissional;
  • Abertura a novos desafios profissionais;
  • Trabalhar no local que você deseja;
  • Remuneração variável conforme sua produtividade.

Junto com as vantagens sempre existirão as desvantagens:

  • Instabilidade financeira;
  • Ausência de nenhum tipo de benefício ou segurança, como aposentadoria ou assistência médica;
  • Possibilidade de não ser pago por alguns clientes;
  • Fluxo variável de serviços;
  • Você ficará mais sozinho, uma grande dificuldade para quem gosta de trabalhar em equipe;
  • Dificuldade em participar de confraternizações e happy hours;
  • Total responsabilidade sobre erros cometidos.

É possível ainda enumerar inúmeros outros pontos que podem ser considerados vantagens ou desvantagens, conforme o perfil de cada profissional.

O importante é que você esteja consciente do que poderá enfrentar quando fizer a opção por se tornar um freelancer.

Dicas de como ser freelancer e ter uma carreira de sucesso

Já foi falado neste artigo sobre como dar o ponta pé inicial em sua carreira de freelancer e também sobre os pontos positivos e negativos deste estilo de vida.

Agora, é hora de te passar algumas dicas que são fundamentais para você que quer aprender como ser freelancer e ter muito sucesso.

1 – Mantenha-se sempre atualizado em sua área:

A primeira dica de como ser freelancer é estar sempre atualizado em sua área de trabalho.

Para isso é importante estar sempre estudando. Faça cursos e participe de congressos onde você possa conferir as novidades do mercado. Leia bons livros e mantenha contato com bons profissionais para aprender o que eles fazem de melhor.

O conhecimento é parte fundamental para seu serviço. O estudo constante fará com que você se mantenha competitivo no mercado, com conhecimento próximo aos concorrentes com mais experiência do que você.

2 – Procure auxílio de um contador:

Um aspecto que pode dificultar um pouco seu trabalho é o aspecto jurídico e legal. Para prestar serviços para algumas empresas será necessário a apresentação de nota fiscal.

Para isto você precisará ter uma empresa aberta em seu nome. A maioria dos profissionais autônomos possuem uma empresa individual.

Contar com a ajudar de um bom contador será essencial para solução das burocracias jurídicas e legais.

3– Escolha um bom local de trabalho:

O local de trabalho é um ponto importante para um freelancer. O local deve ser adequado para o desenvolvimento do seu serviço.

Você pode ter um escritório ou fazer a opção por um espaço em um coworking. Para serviços que não necessitam de muita concentração você pode fazer a opção por cafés e parques também.

É interessante evitar trabalhar no seu quarto, pois já é um local direcionado ao descanso, isso pode fazer com que você procrastine durante o seu dia de trabalho.

4– Saiba conciliar vida profissional com vida pessoal:

Para você que quer aprender como ser freelancer este será um de seus grandes desafios.

Como você não tem mais um horário específico para trabalho, a possibilidade de você trabalhar muito mais do que antes é muito grande. Isso pode gerar um certo desconforto com familiares, e principalmente namorado ou namorada.

Aprender a ter tempo para as outras coisas da vida será uma de suas principais tarefas.

Para não ter problemas com isso é interessante colocar limites para seu trabalho e organizar dias específicos em que você poderá dar mais atenção à sua vida pessoal.

5– Aprenda a divulgar e vender seus serviços:

A divulgação será essencial para alcançar novos clientes, você poderá criar um plano de marketing para desenvolver seus negócios e conseguir superar a concorrência.

O marketing pessoal é importantíssimo para um freelancer. Por isso, é necessário aprender a se promover de forma correta.

Além do marketing é importante aprender a vender seus serviços. Saber conduzir uma negociação, conciliar conflitos e trabalhar com valores de serviços adequados serão essenciais para seu sucesso.

Finalizando

Espero que este artigo tenha colaborado com você. Aprender como ser freelancer e ter uma carreira de sucesso é desafiador.

Esta é com certeza uma grande oportunidade para quem deseja deixar o trabalho formal, mas deve ser uma opção de vida feita com responsabilidade e planejada profissionalmente.

Vale lembrar que para ser um freelancer bem-sucedido é importante você saber respeitar seus limites, lembre-se de cuidar da saúde, ter um tempo de lazer e estar mais próximo das pessoas que ama.

Ainda ficou com alguma dúvida? Então deixe nos comentários.

Caso você queira compartilhar alguma dica ou sua experiência com negócios em momentos de crise fique à vontade e utilize também os comentários.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!