Como ser mais produtivo no trabalho com 5 dicas imperdíveis

A produtividade é essencial para o sucesso profissional de todas as pessoas. Entretanto, muitas pessoas confundem ser produtivo com estar muito atarefado, por incrível que pareça são coisas muito distintas. Neste artigo você vai conferir dicas imperdíveis de como ser mais produtivo no trabalho e aproveitar melhor todo o seu tempo.

Como falado no parágrafo anterior as pessoas estão cada vez mais cheias de tarefas e afazeres, entretanto isso tem reduzido a produtividade de cada uma delas.

Ao analisar todos os afazeres de uma pessoa muito ocupada é possível identificar inúmeras tarefas que não são essenciais. São tarefas que apenas ocupam o tempo, mas que não produzem nenhum tipo de resultado.

Isso cria uma grande frustração na vida de um profissional. Pois cada vez que assume mais compromissos e dedica mais tempo ao trabalho ele se torna menos produtivo. É despendido muito esforço e é o resultado é inferior à expectativa formada anteriormente.

Aprender como ser mais produtivo é cada vez mais importante não só para um bom desempenho no trabalho, mas também para o equilíbrio da vida pessoal e familiar.

Dicas imperdíveis de como ser mais produtivo no trabalho

1 – Aprenda a organizar o seu dia antes de começar a trabalhar:

dicas práticas de como ser mais produtivoA primeira dica para ter dias mais produtivos no trabalho é se organizar. Caso você não domine seus compromissos você pode ter certeza que eles irão te dominar.

Seja então o senhor do seu dia e organize tudo que você irá fazer. Uma dica importante é organizar o seu dia antes de começar a desenvolver as tarefas diárias. Faça isso no fim do dia anterior, assim você terá condições de escolher o que é importante fazer no dia seguinte.

O melhor a fazer é contar com uma boa agenda. Não tenha medo de criar rotinas para você, elas também podem auxiliar profissionais que tenham trabalhos que são repetitivos. Uma boa rotina pode facilitar e muito seu trabalho.

Tente colocar na sua agenda somente tarefas que são essenciais para seu trabalho. Fuja de tarefas como ler e-mails, atender telefonemas, responder mensagens ou ler notícias do dia no seu portal preferido. Coloque na agenda tarefas que são realmente importantes.

Separe um pequeno período do seu dia para fazer todas estas tarefas que na maioria das vezes são improdutivas.

2 – Aprenda a discernir o que realmente é essencial no seu trabalho:

A segunda dica de como ser mais produtivo no trabalho é aprender a discernir quais serviços são realmente essenciais no seu trabalho.

Como falado no início do artigo, cada dia que passa as pessoas estão mais atarefadas, mas estão se enchendo de tarefas que não são essenciais para suas empresas ou carreiras. Ou seja, estes profissionais estão sempre ocupados e com a agenda cheia, mas são improdutivos.

Grande parte do tempo de muitos profissionais é gasto em reuniões desnecessárias, na leitura de e-mails que não precisavam ser lidos, na leitura de notícias que não tem nada a ver com seu trabalho e na interação constante com redes sociais ou aplicativos de comunicação.

Para ser produtivo é importante identificar o que realmente pode dar retorno e eliminar as tarefas que apenas ocupam o seu tempo. Livre-se do que não é essencial e você perceberá como você terá tempo para fazer o que realmente importa.

Para um profissional produtivo menos é sempre mais. Ter menos afazeres e fazê-los com mais qualidade é o melhor para sua carreira e para seu negócio.

3 – Tenha tempo para pensar no seu trabalho e na sua carreira:

Outra confusão do mundo de hoje é acreditar que as pessoas mais produtivas são aquelas que estão o tempo todo focados em tarefas, reuniões e visitas a clientes.

Entretanto, as pessoas mais produtivas são aquelas que tem tempo para pensar. Hoje em dia, as pessoas perderam a habilidade de pararem, de se desconectarem de tudo e se concentrarem.

Isso é essencial para ser produtivo. É importante parar e pensar a longo prazo no seu trabalho e na sua carreira, ter a capacidade de olhar de forma mais ampla as realidades que você tem vivido e seu negócio tem enfrentado. Tenha tempo para parar de focar nas pequenas tarefas do dia e olhar todo o conjunto.

Você poderá ter muitas respostas para grandes problemas e dificuldades que você tem enfrentado.

Por isso, separe alguns minutos do seu dia ou horas de sua semana para refletir e pensar a longo prazo, ter uma visão mais ampla de tudo que está acontecendo.

4 – Inclua momentos de diversão no seu dia a dia:

A quarta dica de como ser mais produtivo no trabalho é incluir na sua agenda momentos de lazer e diversão.

Por mais que isso possa parecer improdutivo é essencial para renovar as energias e abrir espaço em sua mente para a criatividade e o lúdico. Ficar somente preso em um emaranhado de tarefas e serviços burocráticos pode limitar o seu potencial e ainda tornar sua rotina cada vez mais cansativa.

Você pode pensar que não existe tempo para isso, mas se você colocar em prática as dicas anteriores verá que com a eliminação de tarefas supérfluas sobrará muito tempo em sua vida.

Cada um possui uma maneira de se divertir e de colocar a criatividade em prática. O importante é ter um tempo livre para coisas que são vistas hoje em dia como desnecessárias ou até mesmo coisas de criança.

No entanto está mais do que provado que a diversão é essencial para pessoas produtivas. Então, dê um espaço para o lúdico em sua vida, você colherá bons frutos em um curto prazo.

5 – Não despreze uma boa noite de sono e bons hábitos de saúde:

Outros fatores essenciais para produtividade são bons hábitos de saúde no dia a dia. O que ocorre na verdade é o sacrifício da vida em função do trabalho.

Ao invés do trabalho ser uma ferramenta para a vida, a vida se tornou apenas um detalhe diante do trabalho. É hora de mudar esta realidade e começar a colocar as coisas no seu devido lugar.

O sono é essencial para uma pessoa manter-se produtiva. Muitas pessoas e vangloriam por passar noites acordados para terminar determinada tarefa, mas isso apenas mostra que esta pessoa não soube administrar seu tempo ou que assumiu tarefas que não conseguiu comprar no tempo desejado, é claro que existem pouquíssimas exceções.

Outras pessoas sacrificam a boa alimentação e também um certo tempo para praticar atividades físicas. É claro que imprevistos ocorrem e que uma vez ou outra você não conseguirá colocar em prática todos os bons hábitos que você deseja, mas o que não pode acontecer é isso tornar-se uma rotina em sua vida.

Pessoas saudáveis e descansadas possuem uma chance muito maior de serem mais produtivas e desempenharem um serviço de melhor qualidade.

Finalizando

Caso você coloque em prática estas dicas você perceberá que em pouco tempo seus dias serão maiores. Você terá mais tempo para fazer o que realmente importa e que aos poucos as diversas tarefas que ocupavam seu tempo vão parecer desnecessárias.

Lembre-se que ser produtivo não significa ter muitas coisas para fazer, mas fazer o que realmente é importante para seu trabalho.

Confira mais uma vez as dicas de como ser mais produtivo no trabalho:

  • Aprenda a organizar o seu dia antes de começar a trabalhar;
  • Aprenda a discernir o que realmente é essencial no seu trabalho;
  • Tenha tempo para pensar no seu trabalho e na sua carreira;
  • Inclua momentos de diversão no seu dia a dia;
  • Não despreze uma boa noite de sono e bons hábitos de saúde.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira contribuir é só deixar um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!