Como ser mais produtivo trabalhando em home office: 4 dicas

Trabalhar em home office é um sonho alimentado por muita gente. O problema é que muitas pessoas veem o trabalho em casa de uma maneira distorcida, acham que pelo fato de estar trabalhando em casa, estarão completamente livres para fazer o que quiserem, na hora que quiserem.

É claro que o trabalho em home office nos dá mais liberdade, contudo, não podemos confundir “trabalhar em casa” com “estar de folga”.

Quando uma pessoa está de folga em casa, ele realmente está de folga, portanto, pode assistir TV o dia todo se quiser, ou ficar no Facebook 7 horas seguidas conversando com amigos, parentes, etc.

Agora, quando uma pessoa trabalha em casa, ela não pode manter a mesma mentalidade de quando está de folga, seu comportamento precisa ser radicalmente diferente.

Trabalhar em home office exige organização e disciplina

Como ser mais produtivo trabalhando em home officePara ter sucesso trabalhando em casa é necessário organizar as tarefas, definir metas, fazer uma coisa de cada vez.

Por exemplo, se você é um blogueiro profissional, e precisa escrever novos artigos todos os dias para o seu blog, não pode escrever um artigo e ao mesmo tempo conversar com sua esposa, ou ficar olhando o Facebook toda hora. Se agir dessa forma, não conseguirá produzir muito, e ainda ficará frustrado ao perceber que está com dificuldades para produzir conteúdo para o seu blog.

Portanto, você precisa organizar a sua vida, definir claramente os seus objetivos, e entender que produtividade exige foco e disciplina.

Como ser mais produtivo trabalhando em home office: 4 dicas importantes

Para te ajudar a ser mais produtivo, separamos 4 dicas simples, mas que podem ser de grande ajuda para quem trabalha em home office. Se você aplicar essas dicas com disciplina e responsabilidade, certamente conseguirá aumentar a sua produtividade de maneira bem expressiva.

1 – Não trabalhe a esmo, crie uma rotina

Rotina parece algo chato, não é verdade? Todo mundo reclama da rotina, até existe aquela velha frase: “vamos fazer tal coisa para quebrar a rotina”.

A rotina pode até ser uma chatice, entretanto, o ser humano precisa dela, pois ela lhe dá mais segurança e ainda lhe oferece um caminho que deve ser seguido.

Então, para ter sucesso trabalhando em home office, é necessário que você crie uma rotina de trabalho. Como fazer isso?

Crie uma planilha, e liste nela todas as atividades que você precisa fazer durante o dia – mas tem que ser todas mesmo, desde o café da manhã até o momento em que for para a cama dormir.

Sempre que realizar uma tarefa, marque-a de alguma maneira (com um X ou com uma cor forte). No fim do dia todas as tarefas precisam estar marcadas.

Essa dica é ainda mais importante para quem está começando agora a experimentar o trabalho home office.

Desde cedo nós brasileiros somos ensinados a trabalhar num emprego e a obedecer chefes. Quando não temos chefes, pode acontecer de ficarmos perdidos ou deslumbrados demais, e isso é um perigo.

Portanto, inicialmente, encare a sua planilha como um chefe, assim ficará muito mais fácil manter a disciplina e realizar todo o trabalho que precisa ser feito.

2 – Defina o seu horário de trabalho e o respeite religiosamente

Defina o seu horário de trabalho. Descubra quais momentos do dia você consegue se concentrar melhor no trabalho e produzir mais. Não caia na tentação de trabalhar um pouco, largar o trabalho, sair e fazer qualquer coisa, depois voltar e trabalhar mais um pouco. Coloque ordem na bagunça, crie uma carga horária para você mesmo, e a obedeça com disciplina militar.

Outra coisa!

A sua carga horária deve ser a mesma todos os dias, ou seja, deve começar todos os dias no mesmo horário e terminar no mesmo horário, da mesma forma como acontece num trabalho convencional. Isso ajudará o seu cérebro a entender que você está em casa, mas que está trabalhando, e que isso é muito importante.

Depois, quando já tiver mais experiente, e o seu negócio estiver estabelecido (caso você trabalhe por conta própria), você pode flexibilizar um pouco a sua carga horária de trabalho, mas no início, a coisa precisa ser mais severa mesmo.

3 – Não se deixe levar pelas distrações

Muito cuidado com as distrações! Quando estiver trabalhando, é importante que você feche todos os sites de redes sociais, saia do seu e-mail, desligue a TV e não dê muita bola para o WhatsApp.

Então você pode dizer: “Mas as redes sociais e os e-mails fazem parte do meu trabalho”. Sim, em muitos casos isso é verdade, contudo, não adianta nada você ficar olhando o e-mail e o Facebook de 5 em 5 minutos. Isso só servirá para atrapalhar a sua produtividade. Ao invés de fazer isso, é mais produtivo definir um horário para ler e-mails e para visitar as redes sociais.

4 – Escolha um local para trabalhar e fale para as pessoas que você está trabalhando

Você precisa ter um lugar onde possa trabalhar com tranquilidade. Nesse local você deve ter tudo o que precisa para realizar o seu trabalho com eficácia, de maneira que não precise ficar saindo de 20 em 20 minutos. Por exemplo: tenha água disponível no seu local de trabalho, assim você não precisará sair para beber água toda vez que ficar com sede.

Se você mora com outras pessoas, explique para elas como funciona o seu trabalho, isso evita muitos incômodos. Entretanto, os familiares costumam demorar um tempo para entender como funciona o trabalho em home office, então, não esquente a cabeça caso alguém diga que você não faz nada, que mexer no computador o dia todo não pode ser considerado trabalho.

Considerações finais

Trabalhar em casa realmente é algo magnífico, contudo, para que o sonho não se transforme em decepção, é importante adotar atitudes que aumentem a produtividade pessoal.

No início pode ser um pouco difícil lidar com essa questão da produtividade, mas isso é normal, pois não fomos educados para trabalha em casa. No entanto, com determinação, foco e disciplina é possível produzir bastante, e alcançar ótimos resultados profissionais sem precisar sair de casa e ficar o dia todo em um escritório convencional.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!