Como ser taxista de sucesso com 5 dicas essenciais

Aprender como ser taxista é uma ótima maneira de começar o seu próprio negócio. Uma das grandes vantagens para quem investe nesta carreira é a possibilidade de definir seus próprios horários e definir sua forma de trabalhar. Confira neste artigo algumas dicas que farão de você uma taxista de sucesso.

Antes de mais nada é válido ressaltar que este mercado é muito concorrido e conseguir uma licença para operar pode ser um grande desafio.

Apesar da concorrência é um ramo de atuação que pode ser bem lucrativo, em especial, se você conseguir conquistar uma clientela fixa. Conquistar seus clientes dependerá de muitos aspectos, como seu atendimento, qualidade do seu veículo e boas maneiras no trânsito.

Cada estado possui regras de operação para os taxistas, assim como cada município também pode exigir regras específicas. Estas regras podem ser desde a cor e idade do veículo a cursos e documentos de regulamentação.

Confira abaixo as dicas de como ser taxista e ter sucesso nesta profissão.

Dicas de como ser taxista de sucesso

1 – Tenha um carro adequado para a profissão:

dicas e passos sobre como ser taxistaA primeira dica para quem deseja ter sucesso com esta profissão é ter um carro adequado para trabalhar como taxista.

Um carro adequado é aquele que possui um bom espaço interno e também um bom tamanho de porta-malas. Além disso, deverá estar equipado com ar-condicionado e itens de segurança que são obrigatórios.

O seu veículo também deverá estar sempre limpo e com todos os equipamentos em funcionamento, como cintos de segurança, maçanetas e demais utilitários que seu veículo possuir.

2 – Aposte no bom atendimento sempre:

O bom atendimento também é fundamental para você que deseja aprender como ser taxista.

É comum encontrar taxistas que não tem o hábito de serem gentis e acabam pecando no atendimento dado aos clientes. Isso faz com que certos clientes não voltem a utilizar os serviços de determinado taxista.

Caso você esteja começando seu trabalho agora não deixe de focar em um atendimento de qualidade. Desde no primeiro contato com o cliente durante uma chamada até o fim da corrida.

Em muitos casos alguns clientes irão voltar a utilizar seu serviço e aos poucos você terá uma clientela fidelizada.

3 – Tenha em mãos um cartão de visita:

Um bom artifício para divulgar seu trabalho é o cartão de visita. Neste cartão você poderá colocar todos os seus dados de contato.

Sempre que você terminar uma corrida e perceber que o cliente ficou satisfeito com seu trabalho ofereça seu cartão de visitas e caso ele precise novamente dos seus serviços ali estará todos os dados para contato.

Não deixe de distribuir seus cartões, mesmo que nos dias de hoje seja um pouco mais complicado receber chamadas diretas para a realização de corridas convencionais, é possível que você recebe ligações para negociar corridas maiores.

4 – Utilize os aplicativos para celular:

Os aplicativos para celular tornaram-se uma ferramenta poderosa para todo taxista. Não estar conectado é correr um grande risco de perder inúmeras corridas durante o seu dia.

Por isso, ao entrar neste mercado é importante sempre estar atento às novidades que surgem ao longo do tempo. Sempre irão surgir novos aplicativos e novas possibilidades de negócio.

Além dos aplicativos, você também pode se filiar à uma cooperativa de táxi de sua região. Assim você terá mais chances de receber mais chamadas diretamente de uma central.

5 – Conheça bem a sua região de trabalho:

Apesar do surgimento dos GPS e inúmeros aplicativos para auxiliar o motorista no trânsito, conhecer a região que você irá trabalhar rotineiramente é fundamental.

É fundamental para a qualidade da corrida que você tenha certeza do trajeto que você está fazendo e que conseguirá leva seu cliente até o destino final, com a rapidez necessária e segurança.

A qualidade do seu serviço como taxista pode cair muito quando você demonstra insegurança e não sabe os caminhos que você tem que percorrer.

Como ser um taxista

Como falado anteriormente cada estado possui uma legislação específica para taxistas, entretanto boa parte das legislações seguem os seguintes passos:

1 – Faça um curso de taxista:

O primeiro passo então é participar de um curso para se tornar taxista. Neste curso serão abordados temas importantes como direção defensiva, primeiros socorros e relacionamento com clientes.

2 – Compre seu veículo:

O próximo passo é comprar seu veículo. Neste caso você deverá estar atento às exigências de sua região quanto ao tipo de veículo e à modalidade que você poderá escolher para operar, como táxi convencional ou de luxo.

Pense também no seu conforto e no conforto de seus passageiros. Uma vantagem do taxista é que ele recebe um bom desconto na hora de adquirir seu veículo.

3 – Faça seu cadastro na empresa de trânsito de seu município:

Em seguida você deverá se cadastrar na empresa de trânsito de seu município. Para isso, você irá apresentar os documentos de seu curso para taxista e também os documentos de seu veículo.

Em alguns lugares é muito complicado obter uma licença para operar como taxista, mas é importante persistir.

Últimas palavras

Estou certo de que estas dicas irão te auxiliar a ser um taxista bem-sucedido. Além do que já foi falado nas dicas acima é importante ressaltar que os taxistas, hoje em dia, possuem fortes concorrentes, como os profissionais que trabalham para empresas de transporte privadas ou até mesmo os motoristas autônomos que trabalham para aplicativos.

Esta concorrência exigirá dos taxistas um trabalho com uma qualidade cada vez maior.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira contribuir com sua experiência em como ser taxista é só deixar um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!