Como ser um bom administrador do seu próprio negócio

Administrar um negócio não é uma tarefa fácil, e é por isso que o empreendedor precisa estar preparado e saber como ser um bom administrador, afinal, são muitos os desafios, e ele precisa enfrentá-los para levar o seu negócio ao sucesso.

Para que a sua empresa cresça e se solidifique, você precisa administrá-la da melhor maneira possível. Não basta simplesmente ser um mestre em vendas. Para alcançar o sucesso, é preciso também entender bastante de gestão.

Como empreendedor, você precisará lidar com uma série de questões indispensáveis à sobrevivência do seu negócio. Por exemplo, você precisa entender de tributação, precisa saber gerenciar o seu fluxo de caixa, precisa traçar metas, etc.

Enfim, um negócio é formado por múltiplas áreas, e todas são importantes, portanto, o empreendedor precisa saber pelo menos o básico a respeito de cada uma delas, para que consiga levar o seu negócio ao topo.

Como ser um bom administrador: 3 fundamentos importantes

como ser um bom administrador da empresaOs 3 fundamentos que vamos apresentar aqui podem te ajudar a melhorar a gestão do seu negócio, no entanto, não pare por aqui.

É importante que você procure aprender mais a respeito desse assunto, para que se torne um empreendedor cada vez mais competente, e possa administrar o seu negócio com sabedoria, eficácia e inteligência.

1 – Gerir-se primeiro

Você estará qualificado para administrar o seu negócio e a sua equipe quando for perfeitamente capaz de “gerenciar a si mesmo”.

Algumas atitudes simples podem te ajudar a gerenciar melhor a sua própria vida. São elas:

1 – Faça uma atividade empolgante e revigorante

Colocar na sua agenda um momento para fazer uma atividade revigorante pode te ajudar a manter uma boa disposição para realizar as tarefas diárias. Por exemplo, levantar-se às 5:00 horas da manhã e fazer uma atividade física ao ar livre durante 1 hora.

2 – Manter uma dieta saudável

Alimentar-se de maneira saudável e balanceada é uma excelente maneira de favorecer a boa saúde. Evite o consumo exagerado de alimentos industrializados, beba bastante água, e não pule refeições. Prefira sempre comer alimentos naturais e orgânicos.

Manter uma alimentação saudável é uma atitude poderosa que pode te ajudar a melhorar a sua disposição para enfrentar os desafios do dia-a-dia.

3 – Criar uma lista de tarefas

Criar uma lista de tarefas é importante para te ajudar a trabalhar com mais eficiência. Além disso, ajuda a não esquecer coisas importantes que precisam ser feitas.

Crie o hábito de, todas as noites antes de dormir, anotar as tarefas que precisam ser realizadas no dia seguinte.

4 – Gerir melhor o seu tempo

Aprenda a gerenciar melhor o seu tempo. Evite perder tempo com coisas supérfluas (abrir e-mail muitas vezes, perder-se olhando bobagens no Facebook, etc.).

Ao criar a sua lista de tarefas, lembre-se de determinar um tempo para cada tarefa que precisa ser realizada no seu dia (inclusive o lazer). É importante também reservar alguns minutos para descanso (uma dica é descansar 15 minutos para cada uma hora de trabalho efetivo).

5 – Tenha um horário de trabalho organizado

Ter um horário de trabalho bem organizado pode ajudar bastante a aumentar a produtividade e evitar desgastes.

Por exemplo, se você é mais produtivo na parte da manhã, pode organizar a sua a lista de tarefas de forma que os trabalhos mais complexos sejam realizados na parte da manhã, deixando as tarefas mais simples para ser realizadas na parte da tarde.

Você precisa ter uma vida social, portanto, nunca deixe esse aspecto de lado. Organize o seu tempo de maneira que tenha momentos para se socializar com as pessoas que ama, e para fazer atividades de lazer que aprecia.

Essas são apenas algumas dicas que podem te ajudar a gerenciar melhor a si mesmo. Se você tiver sucesso em administrar a sua própria vida, certamente não terá grandes dificuldades para gerenciar o seu negócio.

2 – Gerenciar os seus funcionários de forma proativa

Quando você começar a praticar o que foi apresentado anteriormente, irá notar uma grande mudança positiva em sua vida. Essa mudança te ajudará a gerenciar a sua equipe de forma proativa, caso você já tenha funcionários.

Se ainda não tem funcionários, aproveite as mudanças positivas para potencializar o crescimento do seu negócio, e quando perceber a necessidade de contratar funcionários, certamente se sentirá mais seguro e preparado para dar esse grande passo.

Um administrador proativo é capaz de criar planos, estabelecer metas, criar estratégias e envolver toda a sua equipe na concretização dos objetivos. Ele está sempre aberto a sugestões, sabe lidar bem com as pessoas e consegue manter sua equipe coesa e envolvida com o trabalho.

Para se tornar um administrador com essas qualidades você precisa aprender a “gerir-se primeiro”, e focar no desenvolvimento de uma mentalidade forte e vencedora.

3 – Gerenciar as finanças com responsabilidade e inteligência

Gerenciar bem as finanças do seu negócio é uma tarefa nem sempre agradável, no entanto, você precisa fazer isso da melhor maneira possível, afinal, seu negócio precisa ter uma boa saúde financeira para sobreviver e gerar bons frutos ao longo dos anos.

Esse é um assunto um pouco complexo, portanto, é importante que você procure aprender o máximo possível a respeito disso. Faça cursos, procure orientação de entidades como o SEBRAE, e tenha sempre apoio de um ótimo contador.

Mais uma vez voltamos à questão da importância do fundamento “gerir-se primeiro”.

No caso das finanças, se você conseguir gerenciar otimamente as suas finanças pessoais, certamente terá mais facilidade para gerenciar as finanças do seu negócio.

Se for atrapalhado com as finanças pessoais, muito provavelmente terá mais dificuldades para gerenciar as finanças do seu negócio.

De qualquer forma, investir em conhecimento pode ajudar muito nos dois casos.

Considerações finais

Tornar-se um bom administrador não é fácil, no entanto, se você deseja ter um negócio de sucesso, que dure muitos anos, precisa aprender a ser um bom administrador.

As dicas que foram apresentadas aqui são apenas o começo, você precisa aprender mais, portanto, busque mais informações, faça cursos, participe de seminários sobre empreendedorismo e negócios.

Você precisa estar sempre atualizado para facilitar a sua vida como empreendedor e para evitar correr riscos desnecessários.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!