Como ser um bom vendedor: 10 Dicas para melhorar suas habilidades

O vendedor é um profissional muito importante para o sucesso de qualquer negócio, e exatamente por isso, saber como ser um bom vendedor pode ajudar você a conquistar mais clientes, aumentar o faturamento da sua empresa e fortalecer a sua marca no mercado.

Se você é um profissional de vendas, e é funcionário de uma empresa, saber como ser um bom vendedor pode te ajudar a aumentar os seus resultados, receber promoções, aumentos, etc.

No texto abaixo eu vou apresentar 10 dicas para te ajudar a desenvolver as suas habilidades como vendedor. Leia com bastante atenção, e se tiver alguma dúvida, ou quiser acrescentar algo, sinta-se à vontade para deixar o seu comentário.

Como ser um bom vendedor: 10 dicas importantes para te ajudar a desenvolver as suas habilidades em vendas

veja dicas importantes sobre como ser um bom vendedor homens apertando mãos

Agora vamos às dicas sobre como ser um bom vendedor.

1 – Seja observador

Para ser um ótimo vendedor você precisa aprender a ser um excelente observador.

Um bom vendedor precisa ser capaz de perceber quais são os desejos e necessidades do seu cliente. Precisa também ser capaz de perceber como o seu cliente se comporta, e como ele responde à interação que ocorre entre ambos.

Ao observar o seu cliente, seus comportamentos, expressões, etc., o vendedor consegue trabalhar no sentido de fechar a venda.

Sem essa capacidade de observação, o vendedor caminha no escuro, e precisa contar com a sorte para conseguir realizar vendas.

2 – Seja autoconfiante

Para ser um bom vendedor é preciso ser autoconfiante. Se você acreditar em si mesmo, e no seu produto, conseguirá passar mais entusiasmo e segurança para o seu cliente, o que facilitará a concretização da venda.

Além disso, a autoconfiança também te ajudará a ter uma abordagem de fechamento mais assertiva, o que é vital para o sucesso em vendas.

3 – Seja um excelente ouvinte

Ser um bom orador é importante para o sucesso em vendas, no entanto, saber ouvir é uma virtude essencial para todo e qualquer vendedor.

Ao ouvir o seu cliente, e ao se interessar pelo que ele está dizendo, você demonstrará respeito, e conseguirá perceber quais são as reais necessidades e desejos dele. Isso facilitará muito o seu trabalho, e aumentará consideravelmente as chances de concretizar a venda.

Um vendedor que apena fala, ou seja, que não oferece oportunidade para o cliente se expressar, torna-se cansativo, e mesmo que seu produto seja excelente, o cliente sentirá um grande desejo de ficar o mais longe possível.

Lembre-se, um bom vendedor não vende produtos ou serviços, ele vende valor, resultados, solução de problemas. E advinha! É graças a sua habilidade de saber ouvir que o vendedor conseguirá descobrir quais são as reais necessidades e desejos do seu cliente, e a melhor forma de convencê-lo de que o seu produto é a solução ideal que ele precisa.

4 – Seja persuasivo

Você precisa aprender a mostrar para o seu cliente quais benefícios ele conseguirá obter ao adquirir o seu produto ou serviço.

Como eu já disse, um bom vendedor não vende produtos ou serviços, ele vende valor, solução de problemas, resultados.

Nesse sentido, como vendedor, você precisa levar o seu cliente a sentir o quão grande é o seu produto, e o quanto ele impactará positivamente a vida dele quando o tiver comprado.

Ser persuasivo aqui quer dizer ter a habilidade de despertar certas emoções no seu cliente, de maneira que ele consiga perceber o valor do seu produto, e os benefícios que o produto é capaz de proporcionar.

5 – Seja honesto

Quer saber como ser um bom vendedor? Ótimo, mas não adianta nada saber as melhores técnicas de vendas, e agir com desonestidade.

A verdade sempre aparece, portanto, não tente enganar o seu cliente.

O maior ativo de um bom vendedor é a confiança que os seus clientes depositam nele, e não é possível ganhar a confiança dos clientes sendo desonesto.

Aja com transparência e honestidade, assim, você conseguirá construir confiança, e aumentará a sua carteira de clientes cada vez mais.

A honestidade é vital para o sucesso em vendas, e cuidado, não confunda “ser persuasivo” com “ser desonesto”. Um vendedor persuasivo sabe transmitir ao cliente o valor do seu produto. Por outro lado, o vendedor desonesto simplesmente tenta enganar, vive de mentiras e, mais cedo ou mais tarde, perde a credibilidade e morre profissionalmente.

6 – Construa relacionamentos fortes

Construir e manter relacionamentos saudáveis é essencial para o sucesso em vendas – e também para uma vida pessoal satisfatória.

Ao construir e manter relacionamentos fortes e saudáveis, você amplia e fortalece a sua rede de contatos. Isso pode te ajudar a chegar muito mais longe, e conquistar um sucesso inacreditável.

7 – Seja resiliente

A vida de um vendedor é repleta de desafios, e para obter sucesso, é preciso aprender a enfrentar e a vencer as adversidades, e utilizar de forma construtiva as experiências, sejam elas boas ou ruins. Isso é ser resiliente!

A resiliência é uma capacidade muito importante que você precisa desenvolver. Portanto, se você tem dificuldades para encarar e superar frustrações, desafios e obstáculos, procure maneiras de se fortalecer, por exemplo, faça psicoterapia, ou participe de um processo de Coaching.

8 – Seja criativo

Um bom vendedor precisa ser criativo, afinal, a criatividade ajuda a resolver problemas de maneira mais eficaz e inovadora.

Um vendedor criativo consegue encontrar formas inovadoras, e atraentes, de levar o cliente a perceber as transformações positivas que o produto pode trazer para a sua vida.

Além disso, a criatividade é muito útil para ajudar o vendedor a vencer as objeções do cliente, de forma que o último perceba que só terá vantagens ao adquirir o produto.

9 – Venda produtos de qualidade

Para ter sucesso com vendas, é preciso trabalhar com produtos de qualidade.

A sua missão como vendedor deve ser sempre satisfazer as necessidades e desejos dos seus clientes. Portanto, não caia na armadilha de vender produtos de má qualidade que não cumprem o que prometem.

Lembre-se, a confiança dos seus clientes é o maior ativo que você possui, então, tome cuidado, só trabalhe com produtos de alta qualidade, ou seja, produtos nos quais você realmente acredita.

Se você duvida da qualidade de um produto, ou seja, se duvida de seus benefícios, por que venderia a outras pessoas? Somente para ganhar dinheiro?

Vender um produto com o único objetivo de ganhar dinheiro é um tiro no próprio pé, pois mais cedo ou mais tarde, a sua credibilidade cairá por terra, e isso poderá arruinar a sua carreira ou o seu negócio.

Portanto, só trabalhe com produtos de qualidade, e tenha outros objetivos além de ganhar dinheiro – por exemplo, ajudar as pessoas a resolver os problemas que elas enfrentam. Esse é outro motivo forte que pode te ajudar a ter mais sucesso como vendedor.

10 – Esteja sempre atualizado

Para ser um excelente vendedor, você precisa estar sempre atualizado quanto às demandas do seu público-alvo, à situação do mercado, as ações dos seus concorrentes, e às inovações no campo de vendas.

Para manter-se atualizado, você precisa estudar bastante, fazer cursos, participar de congressos e seminários, ler revistas, livros, blogs e sites especializados.

Não caia na tentação de mergulhar na zona de conforto. Seja curioso, inovador e proativo.

Considerações finais

Transformar-se em um ótimo vendedor é um desafio, no entanto, é possível desenvolver as características pessoais necessárias para ter sucesso com vendas.

Ninguém se transforma em um bom vendedor da noite para o dia, portanto, você precisa se esforçar, aprender com os seus erros, procurar desenvolver as suas habilidades, mudar hábitos e comportamentos que atrapalham o seu sucesso. Tenha foco, acredite no seu potencial, e faça acontecer!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!