Como ser um empreendedor com pouco dinheiro

Muitas pessoas sonham em ter seu próprio negócio, entretanto esbarram nas dificuldades que encontram. Uma das principais dificuldades é a parte financeira. Neste artigo você vai conferir dicas práticas de como ser um empreendedor com pouco dinheiro.

Caso você pesquise a história de muitos empreendedores brasileiros você vai perceber que muitos deles não tinham dinheiro algum quando começaram sua vida profissional. São provas vivas de que o sucesso no mundo dos negócios não depende de uma conta bancária recheada.

É certo que um bom aporte financeiro em qualquer negócio traz mais segurança e proporciona mais opções ao empreendedor, entretanto não garante o sucesso do negócio.

Saiba que o seu sucesso dependerá muito mais de uma boa ideia de negócios, de sua capacidade de gestão e da sua resiliência ao fracasso. A questão financeira pode ser solucionada de diversas formas. O mais importante é você ser um bom empreendedor.

7 Dicas de como ser um empreendedor com pouco dinheiro

A seguir você pode conferir 5 dicas práticas de como ser um empreendedor com pouco dinheiro. É claro que, existe a possibilidade de seu negócio inicial não seja condizente com o seu sonho.

É importante você entender que a realização de um sonho é como uma maratona de 42 quilômetros, para você chegar até o final você precisa dar o primeiro passo.

Confira então dicas importantes para você que deseja ser um empreendedor.

1 – Comece com os pés no chão

como-ser-um-empreendedor-com-pouco-dinheiroÉ importante começar com os pés no chão. Muitas vezes os recursos financeiros limitam a abertura de certos tipos de negócio, são uma barreira comercial. Isso é natural.

O segredo então é começar com o que cabe em seu bolso. Veja se você encontra um negócio similar, onde você possa migrar para o negócio dos seus sonhos no futuro. Talvez o seu desejo é montar um bom restaurante, mas você tem disponibilidade financeira apenas para abrir uma boa lanchonete. Então comece pela lanchonete.

À medida que seu primeiro negócio começar a dar resultados você pode planejar a abertura do negócio de seus sonhos. Criar um negócio similar que não necessita de grandes investimentos para começar a gerar uma renda é uma boa opção para construir um sonho no futuro.

Então o primeiro ponto de como ser um empreendedor com pouco dinheiro é começar pequeno. Assim você poderá viabilizar projetos maiores com os resultados de projetos menores.

Este tipo de atitude posterga o sonho principal, mas não o elimina. É uma oportunidade de financiar o seu sonho com recursos que você mesmo irá produzir.

2 – Escolha um negócio com concilie com o seu trabalho formal

Outra boa opção é escolher um negócio que possa ser conciliado com o seu trabalho formal. Assim você não perde a sua renda principal e começa a construir sua carreira de empreendedor com mais tranquilidade.

Caso você faça esta opção você deverá tomar alguns cuidados especiais. É importante que o seu novo negócio não atrapalhe a produtividade no trabalho formal, isso pode causar um desconforto com seu chefe e até mesmo sua demissão.

Outro cuidado é quanto à carga de trabalho. Você deverá estra preparado para uma jornada a mais de trabalho, ou seja, momentos de descanso e lazer serão quase que eliminados. Vale destacar aqui o cuidado com a saúde neste período, pois as noites de sono serão menores e você estará mais cansado.

Um ponto importante é a família. É importante que sua família esteja de acordo e te apoie nesta iniciativa, pois você dedicará mais tempo ainda ao trabalho. Caso sua família não esteja de acordo você correrá um sério risco de ter problemas em seu casamento e convívio com filhos.

Por último, programe-se para pedir demissão. Caso o seu negócio dê certo e tenha uma boa possibilidade de crescimento é importante você se programar para deixar o emprego formal. Com o passar do tempo o seu negócio exigirá mais dedicação e também te dará um retorno maior.

3 – Faça a opção por negócios com baixo investimento inicial

Um ponto importante para você que quer aprender como ser um empreendedor com pouco dinheiro é fazer a opção por negócios com baixo investimento inicial. Ou seja, escolha negócios que exijam somente o seu tempo e bem pouco dinheiro.

Uma boa opção é a prestação de serviços. Você utiliza um conhecimento específico e seu tempo para realizar serviços para outras pessoas. Um bom exemplo é lavar carros, uma oportunidade que está cada vez mais em alta, os equipamentos para começar são mínimos e você vai utilizar somente o seu tempo. É uma boa forma de começar pequeno e com pouco investimento.

Outra opção que está em alta é trabalhar com o mercado digital. Ou seja, o famoso ganhar dinheiro na Internet. É possível ter sucesso neste ramo, mas exigirá para aqueles que não tem conhecimento específico o investimento em um bom curso e a muita dedicação para aprender este tipo de negócio. O investimento é mínimo.

Existem diversas formas de se tornar um empreendedor começando com negócios de baixo investimento inicial. Vale lembrar, que você está começando e assim que o seu negócio começar a ter um bom retorno você pode planejar um novo negócio.

4 – Procure um bom sócio para começar seu negócio

Ter um sócio é uma boa maneira de dividir responsabilidades e de dividir os custos para começar um negócio. Mas, esta é uma decisão delicada que precisa ser bem avaliada.

O primeiro ponto a avaliar é ter consciência de que um sócio não deve ser escolhido somente pela disponibilidade financeira que ele possa ter. Manter uma sociedade é muito complicado e deve existir um comprometimento de ambas as partes.

Além disso, as responsabilidades e participações de cada um devem estar muito bem esclarecidas.

Para escolher um bom sócio é importante que vocês tenham princípios semelhantes para conduzir um negócio. Os objetivos devem ser bem traçados e o desejo de fazer o negócio se desenvolver deve ser semelhante aos dois. Caso existe muitas diferenças de princípios na condução de um negócio vocês passaram a viver como um cabo de guerra, cada um esticando a corda para um lado.

Por isso, caso tome a iniciativa de começar seu negócio com uma sociedade é importante que escolha com sabedoria e cuidado o seu sócio.

5 – Tente um aporte financeiro com um investidor anjo

A prática do investidor anjo tem se tornado cada vez mais natural no Brasil. Para aqueles que querem aprender como ser um empreendedor com pouco dinheiro, conhecer esta opção do mercado é essencial.

Um investidor anjo é uma pessoa que tem interesse em investir em negócios na fase inicial que tenham boa possibilidade de crescimento. Muitas vezes este investimento pode ser intermediado por uma empresa, vinculada a uma instituição financeira.

Neste caso, é como uma pessoa física emprestando dinheiro para você com as condições delimitadas por uma empresa intermediadora e com as garantias de que este intermediador oferecer. Este tipo de operação é muito mais simples que financiamentos bancários convencionais, além de ser possível encontrar melhores condições como taxas de juros e prazos.

Outra opção é contar com o investimento de familiares ou pessoas mais próximas. Este é um ponto muito delicado e que deve ser tratado com muito profissionalismo por você. Apesar de parecer ser a solução mais simples, você estará envolvendo pessoas com muita intimidade em seu negócio que existe a possibilidade de fracasso.

Caso você escolha um “financiamento familiar”, é importante que você faça tudo com a maior transparência e lisura, além de recompensar seus familiares com isso. A recompensa pode ser pelo pagamento de uma pequena taxa de juros, condizente com as taxas de investimentos atuais e honrar com a forma de pagamento acordada.

Finalizando

Com pode ver, não existe nenhum grande segredo em como ser um empreendedor com pouco dinheiro. Grandes negócios podem começar de forma simples, com uma pequena ideia e com pouco dinheiro a ser investido.

Mesmo que sua condição financeira não permita realizar o seu sonho hoje, tenho certeza que ela permite começar a construir o primeiro degrau da escada ou correr o primeiro quilômetro de sua maratona.

Não desista do seu sonho de ser um empreendedor de sucesso com a desculpa de que não tem dinheiro, muitos grandes empresários também não tinham anos atrás.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!