Como ser um empreendedor de sucesso com 7 atitudes essenciais

Levar uma vida empreendedora é um desafio para todo empresário. São inúmeros obstáculos e batalhas, é realmente matar um leão por dia. Neste artigo você vai aprender como ser um empreendedor de sucesso com 7 atitudes essenciais.

A vida de um empreendedor não se resume somente a problemas técnicos. Um empreendedor lida com inúmeras questões e muitas vezes vive sob constante pressão.

Para que tudo ocorra bem é necessário cuidar da vida como um todo. Focar somente no trabalho pode ser um grande tiro no pé. Lembre-se que o sucesso profissional não garante o sucesso nas outras áreas de sua vida.

Para isso, é necessário criar hábitos para que o trabalho não seja o único objetivo de sua vida. Em especial, para aqueles que são marinheiros de primeira viagem. São atitudes simples no dia a dia que fazem com que um bom empreendedor se lembre das demais coisas na vida que também são importantes.

Aprender como ser um empreendedor de sucesso é um desafio, e na maioria das vezes, só é possível aprender na prática. Em alguns casos, o erro pode ser o melhor professor.

7 Atitudes essenciais de como ser um empreendedor de sucesso

1 – Aprenda a conciliar sua vida profissional com a pessoal:

atitudes essenciais sobre como ser um empreendedor de sucessoA primeira dica de como ser um empreendedor de sucesso é aprender a conciliar o trabalho com sua vida pessoal.

Isso é essencial para que você tenha condições de manter bons relacionamentos e alcançar objetivos que vão além do trabalho. Objetivos como a constituição de uma família, ter filhos e tantas outras questões.

É claro que, um empreendedor pode ter uma carga dobrada de trabalho em alguns períodos e até mesmo reduzir um pouco do tempo que seria dedicado à vida pessoal, mas isso não pode se tornar uma regra para vida toda.

A construção de um negócio não pode ser o objetivo final da vida de um empreendedor. É importante ter algo que vai além de sua empresa. Lembre-se que o trabalho é um meio para conquistar outras coisas e não um fim. Quando o empreendedor tem o trabalho como um fim ele se torna escravo do trabalho.

Para que você tenha tempo para sua vida pessoal é importante ser rigoroso com sua agenda de trabalho. Organize sua vida e você encontrará tempo para fazer todas as coisas que precisa.

Além disso, faça um esforço para ser ainda mais produtivo durante as horas de trabalho. Faça mais com menos e tenha ainda mais tempo para dar atenção à família, filhos e amigos.

2 – Além de cuidar dos negócios, cuide do corpo e da mente:

Mais importante do que cuidar de todos os aspectos de sua empresa é cuidar de você. Você precisa estar bem para seu negócio ir bem. Por isso cuide de você.

O cuidado com a saúde é fundamental para que você tenha condições de sempre estar à frente do seu negócio. Em alguns casos, empreendedores se desgastam tanto em determinado período de suas vidas que depois não possuem condições de dar continuidade ao trabalho ou desfrutar das conquistas obtidas.

A prática de exercícios físicos e uma boa alimentação podem colaborar com a manutenção de uma boa saúde. Além disso, vale à pena estar atento à exames de rotina. Lembre-se que o empreendedor é o comandante de uma empresa, você deve caminha à frente do seu negócio e para isso você precisa de saúde.

Além dos cuidados com o corpo é importante estar atento à mente. É cada vez maior o número de pessoas que são afligidas por doenças que afetam principalmente a mente. É importante estar atento à constante carga emocional que você recebe no trabalho.

Fique vigilante quanto a sintomas de transtorno de ansiedade, depressão ou até mesmo síndromes que podem surgir em momentos de grande pressão. Até mesmo os empreendedores mais fortes estão sujeitos a estes problemas, em caso de suspeita de algum destes problemas procure a ajuda de um profissional.

3 – Crie uma rotina saudável para sua vida:

Muitas pessoas acreditam que ao tornar-se um empreendedor estarão se desligando da rotina do dia a dia. Isso é um grande engano. Tem-se criado um grande preconceito quanto à palavra rotina, como se fosse algo pejorativo.

Entretanto, uma dica importante de como ser um empreendedor de sucesso é ser adepto de uma boa rotina.

A boa rotina é aquela que auxilia o empreendedor a organizar sua vida. É essencial para quem deseja ter tempo para tudo, tempo para o trabalho, tempo para prática de exercícios físicos, tempo para se alimentar bem, tempo para estar com a família, ou seja, uma boa rotina pode fazer com que você aproveite seu tempo da melhor forma possível.

Para que isso aconteça é necessário ter disciplina e criar hábitos que colaborem para a conquista de todos os seus objetivos. Um exemplo de um bom hábito para quem deseja ter uma boa rotina é ter hora para se levantar e ir trabalhar. Outro ponto fundamental é saber o que você precisa fazer naquele dia, ou seja, programar o seu dia de trabalho, isso fará com que você seja mais eficiente.

Não se esqueça que a boa rotina não tem o objetivo de te escravizar ou te prender a um padrão de vida. Por isso, esteja aberto aos imprevistos e quando possível fuja da regra, saia com os amigos em um dia diferente ou faça uma surpresa para sua família.

4 – Aprenda a ouvir mais e falar menos:

É instintivo para todo empreendedor ter o hábito de falar muito e ouvir pouco. Isso acontece também muito pela sua posição em qualquer organização. Os empreendedores sempre estão em uma posição de liderança onde precisam distribuir tarefas e motivar as pessoas, por isso, precisam falar.

Entretanto, é importante aprender a ouvir as pessoas que estão ao seu redor. Ouvir sócios, investidores e consultores é o mínimo que deve ser feito. Mas, é necessário ir além e ouvir também seus funcionários e clientes, eles são os que realmente estão envolvidos em todas as áreas da sua empresa.

Tenha a sensibilidade de começar uma conversa importante com seus funcionários onde você passe a maior parte do tempo ouvindo questões que são importantes para eles. Abra seus olhos para ver os problemas com outra perspectiva.

Assim também deve ser feito com seus clientes. Ouça com atenção a todos que procurarem você. Não reduz a conversa com seus clientes aos seus paradigmas, seja aberto às novidades que poderão chegar.

É claro que nem tudo que ouvimos é bom, por isso, filtre as conversas que você tem. Dedique mais tempo a quem realmente pode te dar um bom retorno.

5 – Invista em conhecimento de forma contínua:

A quinta dica de como ser um empreendedor de sucesso é investir em conhecimento de forma contínua.

Ou seja, é necessário sempre estar se atualizando. Esteja atento ao mercado, às tendências e novidades que surgem a todo momento. Nunca perca o hábito de estudar. O conhecimento é fundamental para que você tenha sucesso em sua vida empreendedora.

Você nunca poderá deixar de aprender, sempre surgirão novas questões e novos desafios. Independentemente do ponto que você chegou, ainda há algo novo para aprender.

Para isso, é necessário participar de cursos de aprimoramento, cursos de extensão, congressos, feiras e tantas outras opções. Também é importante estar aberto ao conhecimento que é possível absorver no dia a dia.

Outro ponto fundamental quanto ao aprendizado é não limitar as áreas de conhecimento. Esteja aberto a aprender coisas diferentes, mesmo que a princípio elas não tenham uma utilidade especial para você.

Invista também em conhecimentos que não são ligados ao seu negócio, como aprender a tocar um instrumento ou a praticar um novo esporte.

6 – Seja perseverante, mas saiba quando parar:

Em qualquer artigo sobre empreendedorismo você verá que a perseverança é sempre citada. É inconcebível um empreendedor de sucesso que não seja persistente com suas ideias. Ou seja, ser perseverante é fundamental.

Entretanto, a perseverança deve ser utilizada de maneira inteligente. Ser persistente não é ser cabeça dura, mesmo que estes dois comportamentos tenham uma certa semelhança.

Um empreendedor de sucesso precisa ter a sensibilidade de saber o momento de mudar a direção dos negócios, ou até mesmo de encerrar um negócio e investir em outras possibilidades. O fracasso é uma possibilidade real para todos que estão dispostos a correr risco, isso não é um privilégio somente de algumas pessoas, infelizmente.

Por isso, seja realmente perseverante. Seja forte para tomar decisões e continuar a caminhar independentemente das dificuldades, mas seja inteligente para perceber que certos caminhos que você pode trilhar não te levarão a lugar algum.

Quando isso acontecer é necessário tomar atitudes rápidas e deixar o orgulho de lado. Abrir mão da ideia inicial de um negócio nem sempre é fácil, mas pode ser necessário.

7 – Valorize a experiência adquirida:

A última dica de como ser um empreendedor de sucesso é valorizar a experiência.

Só é possível adquirir experiência, em qualquer área, desde que você tenha vivenciado situações importantes. Ou seja, a experiência é reflexo da vida que você leva e dos desafios que você enfrenta.

O tempo é fundamental para a aquisição da experiência. Mas, você pode potencializar o ganho da experiência conforme as opções que você faz em sua vida.

A experiência pode combinar muito bem com novos conhecimentos e com a inovação. A experiência pode ser aquele balizador que não vai deixar sobrar nem faltar, para que a inovação proposta produza bons resultados.

Aprenda a valorizar não só a sua experiência, mas também a experiência das pessoas que estão ao seu lado. Todos podem contribuir com algo que você não tenha vivido.

Considerações Finais

Para encerrar este artigo é válido lembrar que o sucesso de um empreendedor não depende somente do seu sucesso profissional, mas também de todas as áreas de sua vida. Por isso, não cuide somente de sua empresa, mas de sua vida como um todo.

Vale ainda relembrar as 7 atitudes de como ser um empreendedor de sucesso:

  • Aprenda a conciliar sua vida profissional com a pessoal;
  • Além de cuidar dos negócios, cuide do corpo e da mente;
  • Crie uma rotina saudável para sua vida;
  • Aprenda a ouvir mais e falar menos;
  • Invista em conhecimento de forma contínua;
  • Seja perseverante, mas saiba quando parar;
  • Valorize a experiência adquirida.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência, então deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!