Como ser um empreendedor individual: 5 Dicas de sucesso

Não existe receita mágica de como ser um empreendedor individual de sucesso, entretanto é importante aprender a conviver com determinadas situações. Pois a vida de um empreendedor é recheada de imprevistos e desafios, ainda mais quando você decide caminhar sozinho.

Ser um empreendedor individual te traz diversos benefícios. Você pode realizar as tarefas da forma que achar melhor, definir suas metas e organizar seu trabalho de acordo com outros compromissos pessoais.

Entretanto, empreender individualmente também tem seus prejuízos. O ditado de que duas cabeças pensam mais do que uma é certeiro.

O empreendedor individual assumi todos os riscos sozinho, em grande parte dos casos não tem ninguém para confirmar suas hipóteses ou apoiar alguma ideia mirabolante.

Empreender individualmente é um grande desafio e você deve se preparar para superar diversos obstáculos que vão surgir à sua frente. Neste artigo você vai aprender 5 dicas de como ser um empreendedor individual de sucesso.

5 Dicas de como ser um empreendedor individual

1 – Aprenda a trabalhar sozinho:

dicas de como ser um empreendedor individual de sucessoA primeira dica é fundamental. Você que quer aprender como ser um empreendedor individual precisa ter consciência de que enfrentará um dia a dia de solidão.

É fundamental que você aprenda a trabalhar sozinho.

Enquanto você está em uma empresa, você se envolver com diversas pessoas e tem diversos motivações externas que te impulsionam a produzir. Além da cobrança de seus superiores existe um senso de equipe, um sentimento de pertencer a um grupo que caminha em direção a uma meta.

Quando você decide a empreender individualmente você terá você mesmo. Isso é um grande desafio para muitas pessoas, ser produtivo sem estar em um ambiente convencional de trabalho e sem ser cobrado por um superior.

Muitos desistem do desafio por não ter companhia suficiente, se sentem isolados. Sentem falta da rotina do escritório, do contato com os amigos e de todos os eventos que participava que tinham origem ali.

2 – Mantenha-se motivado:

Outro grande desafio para quem deseja aprender como ser um empreendedor individual é se manter sempre motivado.

Para isso você deve sempre se lembrar dos motivos que te fizeram empreender. Quais foram os sonhos que te tiraram da inércia de um trabalho formal para correr os riscos que você corre quando está empreendendo?

Caso necessário, lembre-se todos os dias dos motivos que te fizeram começar a empreender. Recorde da paixão que você tem pela sua ideia e pelo que você deseja construir.

Para a maioria dos empreendedores, em especial os iniciantes, a vida não acontece como o planejado em um plano de negócios. Os imprevistos são inúmeros e os resultados podem demorar muito mais do que esperado, ou serem inferiores às primeiras expectativas.

É importante estar sempre pronto a começar um novo dia cheio de energia e disposto a lutar com todas as suas forças pelo sucesso do seu negócio.

Por isso, mantenha-se motivado, lembre-se sempre os motivos que te impulsionaram a ser um empreendedor individual e não se deixe abater pelas dificuldades que possa enfrentar.

3 – Evite distrações:

Vivemos em um mundo cheio de interrupções. Recebemos ligações a todos instante, mensagens, e-mails, vídeos e fotos. Estamos sempre conectados com as redes sociais.

Quando você trabalha sozinho você fica muito mais susceptível a interromper seu trabalho por qualquer tipo de distração. É necessário dar um basta nisso, acabar com o hábito ruim de sempre esperar uma mensagem ou uma ligação.

Aprenda a monitorar-se e reconhecer o que pode prejudicar o trabalho que você deseja desenvolver. É necessário um verdadeiro exame de consciência de como você tem aproveitado o seu tempo. Você tem dedicado seu tempo ao trabalho ou tem gasto seu tempo com distrações.

Inúmeros empreendedores se gabam de trabalhar 14 a 16 horas por dia, mas talvez poderiam trabalhar 8 ou 10 se não se expusessem a tantas distrações.

Manter o foco e eliminar as distrações é outro desafio para você que deseja aprender como ser um empreendedor individual de sucesso.

4 – Aprenda a comemorar suas conquistas:

A quarta dica de como ser um empreendedor individual é aprender a premiar-se pelas suas conquistas.

Isso é realmente sério. As comemorações são marcantes para nossas vidas, por isso você deve sim estipular metas e comemorar quando estas metas foram alcançadas.

Você não deve deixar suas conquistas passarem em branco. Seja criativo, quando for comemorar pague uma rodada para os amigos, leve sua família para comer com os amigos, faça uma viagem com sua namorada, compre algo que desejava a algum tempo.

Existem inúmeras formas para se comemorar.

É claro que você deve ter bom senso, existem comemorações e grandes comemorações. Você não precisa e não deve gastar todo o seu dinheiro comemorando.

5 – Mantenha um convívio social sadio:

É comum que alguns empreendedores individuais tomem uma postura de se isolarem do convívio social. Em especial quando as coisas não estão acontecendo como era esperado.

Isolar-se não é a solução para nada. É importante ter pessoas ao seu lado. Ter em quem confiar é essencial, mesmo que a pessoa que está do seu lado não entenda nada do que você trabalha.

Quando você empreende e seu sucesso ou fracasso refletirá diretamente na vida de outras pessoas, é importante conversar com estas pessoas. Isso é comum com empreendedores que já tem família, namorada ou namorado.

Não esclarecer o que está acontecendo pode gerar um clima de insegurança muito grande. As pessoas que realmente gostam de você e confiam no seu trabalho, vão estar ao seu lado independentemente do seu sucesso ou fracasso. Mas, para isso é necessário estar aberto ao diálogo, esclarecer o que se passa, contar dos desafios que você tem enfrentado.

Você não pode fazer uma única coisa, que é esconder o que se passa. Privar as pessoas que te apoiam do que realmente você tem vivido.

Considerações finais

Tenho certeza que estas 5 dicas de como ser um empreendedor individual podem fazer a diferença em sua vida. Vale à pena recordar todas elas:

  • Aprender a trabalhar sozinho;
  • Manter-se motivado;
  • Evitar distrações;
  • Comemorar suas conquistas;
  • Manter um bom convívio social.

Espero que tudo isso colabore para seu sucesso como empreendedor. Trabalhar por conta própria possui inúmeras vantagens, mas pode ser um enorme desafio.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!