Como ser um microempreendedor: dicas para alcançar o sucesso

Empreender não é fácil, e nem todo mundo consegue superar os obstáculos e alcançar o sucesso, mesmo quando optam por abrir um pequeno empreendimento. Mas então, como ser um microempreendedor de sucesso?

Para que você se torne um microempreendedor de sucesso, precisa ser perseverante, corajoso e desenvolver certas habilidades importantes para se alcançar a vitória.

Se você possui um emprego com uma jornada de trabalho longa e cansativa, então o seu caminho rumo ao sucesso como microempreendedor pode ser ainda mais complicado, pois você estará ocupado com o seu trabalho como empregado e não terá tanto tempo disponível para se dedicar aos seus projetos empresariais.

No entanto, mesmo assim é possível construir um pequeno negócio de sucesso, mas você precisa estar disposto a lidar com muita pressão e dificuldades. Caso não esteja com essa disposição, poderá acabar vendo seu sonho de ter o próprio negócio caindo por terra e desaparecendo.

Como ser um microempreendedor: nunca é tarde para começar a seguir o seu sonho

Como ser um microempreendedor e ter mais sucessoVocê pode começar a empreender agora mesmo, não importa qual a sua idade.

Se você se acha velho demais para seguir o seu sonho, é melhor parar e pensar a respeito de como tem levado a sua vida. Será que a idade é realmente o problema, ou a questão é o seu medo de começar algo novo e fracassar?

Ora, o sucesso não está nem aí para a sua idade.

Para ter sucesso é necessário coragem, perseverança e ações focadas no objetivo, portanto, usar a idade como desculpa para não correr atrás dos seus sonhos não passa de uma estratégia de auto sabotagem que tem como objetivo te deixar preso a sua zona de conforto.

É importante criar um plano

Para se tornar um ótimo microempreendedor, e realizar o sonho de ter o próprio negócio, você precisa de um plano.

Não precisa ser nada complicado, mas ele deve servir para te guiar na sua jornada rumo ao sucesso.

Como começar a construir esse plano?

O conhecimento é a sua arma secreta na construção desse plano.

Você deve se armar de conhecimento para saber como preparar o terreno para iniciar a sua jornada empreendedora.

Leia livros sobre empreendedorismo, finanças e gestão. Consulte blogs sobre o assunto, converse com outros empreendedores. Faça cursos de empreendedorismo, finanças, gestão, marketing e liderança.

Quanto mais você aprender sobre esses assuntos, mais a sua visão empreendedora se fortalecerá, e mais a sua mente vai trabalhar para concretizar o seu sonho de ter o seu próprio negócio.

Se você realmente deseja ser um pequeno empreendedor, comece a preparar o seu plano hoje mesmo.

Procure fazer algo que você realmente goste

Hoje em dia está na moda aconselhar as pessoas que elas trabalhem em algo que realmente gostem. Em determinados casos, isso pode ser um bom conselho com poder para ajudar bastante uma pessoa a realizar-se profissionalmente.

Quando fazemos algo que realmente amamos, fica muito mais fácil suportar as dificuldades e agonias que aparecerem no nosso caminho.

Empreender não é fácil. É emocionante, é verdade, no entanto, é uma jornada cheia de dúvidas, pressões e agonias, e se não acreditarmos naquilo que estamos fazendo, e se não amarmos aquilo que estamos construindo, muito facilmente pulamos fora e voltamos à antiga rotina de empregado.

Portanto, se você deseja empreender, procure algo que realmente te interessa. Procure alguma atividade em que você acredite e que não se importe em ficar horas e horas se dedicando a ela, mesmo quando não estiver ganhando nenhum centavo.

Mas tome cuidado. Ao escolher uma atividade, além de gostar dela, você precisa verificar também se ela é viável do ponto de vista financeiro. Isso quer dizer que você deve verificar com cuidado se existe mercado para os seus produtos ou serviços.

Saia da sua zona de conforto

Como seres humanos, temos a tendência de lutar para permanecermos na nossa zona de conforto.

A zona de conforto é aquele lugar que conhecemos muito bem, e que, aparentemente, não nos oferece perigo.

O problema da zona de conforto é que ela trava o nosso desenvolvimento, pois amplia o nosso medo de fracassar e de sofrer.

No caso de quem deseja empreender, quebrar as barreiras da zona de conforto é essencial.

Essa não é uma missão fácil, pois sair da zona de conforto e buscar novos desafios pode ser apavorante. No entanto, é preciso perseverança e coragem para vencer os desafios e caminhar rumo aos objetivos.

Se você está com dificuldades para sair da sua zona de conforto, recomendamos que procure fortalecer-se emocionalmente. Adquirir conhecimentos é uma forma de fazer isso. Procurar ajuda de profissionais especializados (psicólogos, coach) também é.

Aprenda com as outras pessoas

Seja uma pessoa sociável. Converse com outros empreendedores, fale com eles sobre as dificuldades que enfrentaram, e o que fizeram para superá-las.

Aprender com os próprios erros é muito importante e útil, mas aprender com os erros dos outros é melhor ainda. Seja um observador atento, veja onde os outros estão errando, e faça melhor.

Aprender com os erros alheios é uma ótima maneira de ganhar tempo e evitar perdas desnecessárias.

Considerações finais

Se você deseja ser um microempreendedor de sucesso precisa agir para que os seus sonhos se concretizem.

Se você ainda depende de um emprego para sobreviver, não deixe que isso destrua o seu sonho de ser um empreendedor. Procure construir o seu plano, e caminhe com firmeza rumo ao seu sucesso.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!