Como ser um pequeno empreendedor com 5 dicas práticas

Muitas pessoas sonham em ter seu próprio negócio, mas não sabem por onde começar. Neste artigo você vai aprender como ser um pequeno empreendedor com 5 dicas práticas.

O empreendedorismo é a principal forma de transformação de uma sociedade. Depende da criatividade dos profissionais envolvidos e de bons incentivos. A criatividade nunca faltou ao empreendedorismo brasileiro.

Uma atitude empreendedora pode brotar de duas situações. A primeira delas é da identificação de uma oportunidade, quando o empreendedor vislumbra uma oportunidade em que vale à pena apostar suas fichas.

A segunda situação é o empreendedorismo por necessidade. Este tipo de empreendedorismo aumenta nos momentos de crise, desemprego ou necessidade de uma renda extra.

É certo que muitos bons empreendedores seguem sua intuição para começar seu próprio negócio, entretanto não deixam de lado uma boa avaliação da oportunidade. Confira então, neste artigo, dicas de como ser um pequeno empreendedor de sucesso.

5 Dicas práticas de como ser um pequeno empreendedor

1 – Aproveite suas habilidades para começar:

dicas de como ser um pequeno empreendedorA primeira dica de como ser um pequeno empreendedor de sucesso é começar o seu negócio aproveitando as habilidades que você já tem.

Muitas pessoas imaginam que para empreendedor é preciso um click misterioso ou a descoberta de uma grande inovação. Na maioria dos casos isso não acontece. A melhor maneira de começar a empreender é identificar o que você consegue fazer de melhor e montar um negócio onde você possa aproveitar suas principais qualidades.

Por exemplo, se você cozinha bem você pode começar a empreender no ramo de alimentação. Existem inúmeras opções no ramo de alimentação, desde montar pequenos restaurantes, bares, lanchonetes, ou fazer doces para vender.

Outro bom exemplo é trabalhar com a limpeza de carros. Caso você tenha facilidade e gosta de lavar carros esta pode ser uma excelente oportunidade de começar seu próprio negócio ou pelo menos garantir uma renda extra.

Existem inúmeras opções de tarefas do dia a dia que são boas oportunidades de negócio. Aqui no blog temos um artigo com 20 ideias para começar o próprio negócio e pelo menor garantir uma renda extra, confira clicando aqui.

 

A primeira dica então é aproveitar as habilidades que você já tem.

2 – Evite criar dívidas:

Outro ponto fundamental para quem quer ser um pequeno empreendedor é evitar se endividar.

Evite negócios que necessitem grande investimento inicial. Neste tipo de negócio os riscos são maiores e caso você não esteja realmente preparado para lidar com uma empresa com grande investimento você poderá ter sérios problemas no futuro.

É possível sim encontrar oportunidades de bons negócios com baixo investimento.

O importante é você saber qual o seu limite, até onde você pode apostar e não colocar tudo em risco.

Caso você faça a opção por um financiamento ou empréstimo, tome cuidado com o valor das parcelas e as taxas de juros. Você poderá pagar muito caro em alguns casos.

 

3 – Comece pequeno, mas não tenha medo de crescer:

A terceira dica de como ser um pequeno empreendedor é começar pequeno. Mas, tão importante quanto começar pequeno é ter a coragem de no momento certo fazer o seu negócio crescer.

Quando você começa pequeno você tem a oportunidade de aprender com erros, adaptar seu negócio, conhecer seus clientes e até mesmo mudar de atividade antes de envolver um grande investimento.

Começar pequeno é a melhor forma de testar sua ideia e ver se é possível construir um negócio com a oportunidade que você vislumbra.

Agora, caso o seu negócio dê certo, não tenha medo de seguir em frente e fazer sua empresa crescer.

Dê passos conforme sua capacidade e disponibilidade financeira, mas não para de dar seus passos.

4 – Escolha bem um sócio:

Em alguns casos ter um sócio é uma excelente oportunidade para dividir responsabilidades, custos e o sonho de ter sucesso com o próprio negócio.

Entretanto, ter um sócio pode deixar de ser um grande benefício para ser um empecilho. Caso você escolha um sócio inadequado você terá duras consequências no futuro.

A escolha do sócio deve ser feita com cuidado. É importante observar se os sócios possuem um mesmo objetivo, ideias e princípios similares e se ambos estão dispostos a se dedicarem da mesma forma.

É comum encontrar casos de sociedades onde os sócios não concordam em pontos básicos do negócio. Ou até mesmo em sociedades onde um dos sócios sempre fica com a impressão de que está trabalhando mais do que os outros.

Por isso, pense não só duas vezes, mas várias vezes em contar com um sócio. Montar uma sociedade é fácil, o difícil é mantê-la.

5 – Formalize o seu negócio:

Alguns anos atrás formalizar um pequeno negócio era fazer com que ele se tornasse inviável. Eram inúmeros impostos e burocracias, para um pequeno empreendedor era quase impossível.

Hoje em dia esta realidade é um pouco diferente. Com a criação da modalidade MEI – Microempreendedor Individual você consegue formalizar seu negócio sem burocracias e com um custo baixíssimo.

São inúmeros benefícios com o MEI, desde a possibilidade de aposentadoria, contratação de um funcionário, emissão de notas fiscais com impostos baixíssimos e acesso a crédito com bons juros.

Então, a última dica de como ser um pequeno empreendedor é a formalização. Antigamente, a formalização era realmente um grande empecilho para quem tinha um pequeno negócio, hoje em dia, já não é mais.

Confira aqui no site do MEI – Microempreendedor Individual mais informações.

Finalizando

Com pode ver, as dicas de como ser um pequeno empreendedor são simples e fáceis de serem colocadas em prática.

Não tenha medo de sair do comodismo e abrir seu próprio negócio como você sempre sonhou. O importante é fazer este processo bem feito, avaliando as oportunidades e conquistando, aos poucos, seu espaço no mercado.

Quer colaborar com mais informações? Então deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!