Como ser um vendedor de sucesso com 5 dicas simples

Aprender como ser um vendedor de sucesso é fundamental para todo empreendedor.

Não importa se você possui uma loja de conveniência ou presta serviços como um engenheiro, a arte de vender bem é essencial para que você tenha bons clientes e consequentemente um bom lucro.

Muitas pessoas já nascem com características importantes para a venda e desenvolvem habilidades que são fundamentais. Entretanto, nem todas as pessoas são assim.

Mesmo assim, é possível ao longo da vida desenvolver as habilidades que te farão um bom vendedor. Ninguém nasce pronto para ser um ótimo vendedor, é necessário dedicação e uma dose de coragem.

Existem inúmeros livros que ensinam como ser um vendedor de sucesso, o conhecimento é um grande aliado para quem deseja desenvolver novas habilidades.

Neste artigo, você poderá conferir 5 dicas simples que irão te auxiliar a ser um vendedor de sucesso.

5 Dicas de como ser um vendedor de sucesso

1 – Invista em conhecimento:

Dicas de como ser um vendedor de sucessoA primeira dica para quem quer aprender como ser um bom vendedor é investir em conhecimento.

O conhecimento é a chave para transformar realidades e, hoje em dia, não há nada mais acessível que boa informação.

É possível adquirir conhecimento sobre vendas por meio de bons livros, artigos, revistas, jornais, palestras, vídeos, congressos, cursos de aperfeiçoamento, processo de coaching, e blogs como o Cultivando Sucesso.

É necessário fazer da busca do conhecimento um processo contínuo. Você não conseguirá aprender tudo que precisa para ser um bom vendedor de um dia para o outro. É necessário tempo. O conhecimento é algo que absorvemos aos poucos e que se sedimenta em nossa vida com o tempo.

Então, se você deseja ter sucesso no mundo das vendas invista em conhecimento de qualidade. Não se acomode com o que você já sabe, mas dê passos concretos para ser cada dia melhor.

2 – Espelhe-se nos melhores:

Outra forma de aprender como ser um vendedor de sucesso e espelhar-se em bons exemplos de vendedores.

O mundo dos negócios está cheio de vendedores bem-sucedidos, em todos os ramos e nas empresas de diversos tamanhos. É muito interessante aprender sobre estes vendedores.

Caso você tenha a oportunidade de conviver pessoalmente com bons vendedores você poderá aprender diretamente com o exemplo e os hábitos que você observar.

Entretanto, muitas pessoas não têm a oportunidade de conviver com grandes vendedores. Neste caso, você tem a oportunidade de conhecer a biografia destas pessoas, além de diversas reportagens sobre os grandes empreendedores e vendedores do Brasil.

Aprender com o exemplo de bons profissionais é uma maneira prática de aprender o que realmente dá certo.

3 – Seja mais exigente com você:

Em muitos casos, os vendedores são cobrados e incentivados por superiores. A motivação da maioria são as possíveis comissões que receberão de suas vendas.

Mas, para quem quer ter sucesso no mundo das vendas a cobrança por resultados cada vez melhores deve partir de você mesmo. A motivação deve partir de você.

Ainda que você trabalhe em uma empresa com um ambiente pouco agradável e em uma equipe desmotivada é importante estar sempre se motivando para que você alcance resultados melhores. Não deixe se contaminar por um ambiente ruim, nem mesmo queira usar do ambiente ruim como desculpa para seu insucesso.

Faça sua parte. Quando você se destaca novas oportunidades surgem. Agora, se você desejar continuar na média é impossível receber uma chance melhor. As oportunidades não caem mais no colo de ninguém, elas são uma conquista.

Por isso, cobre-se por ser melhor, mesmo que o ambiente que você trabalhar não seja adequado.

4 – Aprenda na prática:

Para ficar com o corpo bronzeado é preciso estar exposto ao sol. É impossível alguém se bronzear por você.

Assim também é com quem quer aprender como ser um vendedor de sucesso. É necessário se expor, é necessário começar a vender. Mesmo que você não tenha nenhuma experiência profissional é necessário começar a tentar, mesmo que você comece errando, mas comece.

Nada melhor do que a própria vivência para alcançar uma experiência adequada e aos poucos ir alcançando o sucesso desejado.

Praticar é fundamental. O grande exemplo de que a prática leva à perfeição são os atletas de alto rendimento. Eles se submetem a treinos exaustivos todos os dias.

Você pode escolher em ser um vendedor amador ou um vendedor de alto desempenho. Os vendedores de alto desempenho estão praticando todos os dias e até a exaustão.

5 – Não se acomode e persista:

A última dica para quem quer aprender como ser um vendedor de sucesso é não se acomodar com os primeiros sucessos e não desistir com os primeiros fracassos.

Estas duas situações podem acontecer na vida de todo vendedor. Podemos considera-las como duas tentações.

A primeira delas é se contentar com um início promissor e não continuar crescendo e melhorando como vendedor. Isto pode gerar uma estagnação em sua vida. A estabilidade não é boa para ninguém, devemos sempre estar em crescimento.

Outra tentação é desistir nas primeiras dificuldades. O fracasso faz parte da vida de todo vendedor. É claro que, se conseguirmos crescer como vendedores sem fracassar será ótimo, senão, teremos que conviver com estas situações e tentar utilizá-las para aprender algo de bom.

O importante é sempre manter os pés no chão, quando alcançamos o sucesso nem tudo pode estar bom e quando fracassamos nem tudo está perdido.

Finalizando

Aprender como ser um vendedor de sucesso deve ser um processo contínuo. É importante estar aberto ao aprendizado e disposto a correr riscos.

Ainda ficou com alguma dúvida? Então deixe nos comentários.

Caso você queira compartilhar alguma dica ou experiência com a sua vida de vendedor fique à vontade e utilize também os comentários.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!