Como superar o fracasso: dicas para alcançar os seus objetivos

Saber como superar o fracasso é algo que pode nos ajudar a alcançar os nossos objetivos, por isso é muito importante não deixar o fracasso nos derrubar.

Muitas vezes tentamos realizar coisas e fracassamos, nessas ocasiões nos sentimos vulneráveis e incompetentes, e nossas energias decaem de maneira perigosa, nos deixando mais fracos perante os desafios que a vida nos apresenta.

Então pode acontecer de perdermos a vontade de iniciar novos projetos, de caminhar rumo à realização de novos objetivos, de buscar viver uma vida mais plena e feliz.

como superar o fracasso dicasMas o fato é que a forma como percebemos os nossos fracassos é que vai nos tornar mais fortes ou mais fracos para lidar com eles.

Se você percebe o fracasso como uma derrocada fatal, então isso vai prejudicar sobremaneira sua disposição para tentar realizar os seus sonhos e projetos.

Por outro lado, se você percebe o fracasso como fazendo parte de um processo de aprendizado, essa sua forma de percebê-lo vai lhe ajudar sobremaneira a alcançar aquilo que deseja — caso você se esforce, naturalmente.

O fracasso faz parte do processo de aprendizado

Caro leitor, você se lembra de como aprendeu a escrever? Você se lembra de que não desistiu e acabou aprendendo a escrever?

O fato é que mesmo fracassando várias vezes, nós acabamos aprendendo a escrever, e vamos ao longo da vida aperfeiçoando nossas habilidades para fazer isso, e também aprendemos a utilizar instrumentos que nos ajudam a escrever melhor.

A verdade é que quando somos iniciados no mundo das letras, penamos e fracassamos bastante, porém não desistimos, e vamos devagarinho aprendendo a juntar as letrinhas e a formar as mais diversas palavras. É um processo lindo!

Tudo o que fazemos na vida exige um processo de aprendizado, e aprendizado exige também fracassos.

É por meio dos fracassos que vamos percebendo o que funciona e o que não funciona.

Se aquilo que estamos tentando fazer é muito complexo, o fracasso se torna algo bastante frequente. Nesse caso, precisamos ficar atentos para aprender com aquilo que está acontecendo, e então ir aperfeiçoando nossas ações, de forma a diminuir as possibilidades de erro, o que nos levará pouco a pouco à realização do intento.

É como o exemplo da escrita: vamos errando, fazendo novamente, aprendendo, sofrendo perante as dificuldades… mas finalmente chegamos ao que queremos. E assim vai pela vida afora.

Como superar o fracasso: dicas importantes para o alcance de objetivos

Precisamos ser perseverantes quando estamos tentando realizar algo importante para nós.

Ser perseverante é manter-se firme no propósito, mas com flexibilidade para buscar novos caminhos e para perceber novas soluções.

Se você desistir logo no primeiro fracasso, vai perder não somente aquilo que você estava tentando alcançar, perderá também uma grande quantidade de informações e experiências ricas que poderiam lhe ajudar a se tornar mais apto para caminhar mais firme rumo ao seu intento.

Desistir sem perseverar pode também lhe provocar um grau importante de frustração e culpa, então pode acontecer de você começar a gastar muita energia se culpando, se auto torturando e reclamando.

Perseverar é, toda vez que você fracassar, levantar-se e tentar novamente de forma mais madura.

Utilize os fracassos para perceber quais instrumentos você precisa para alcançar aquilo que deseja

Quando você está tentando alcançar alguma coisa, ou mesmo tentando viver melhor, é importante perceber quais instrumentos que existem ao seu redor que podem lhe ajudar a alcançar os seus objetivos.

Utilize os fracassos que você já experienciou para compreender o que está faltando para alcançar o seu intento.

Tente perceber o que fez você fracassar, e o que existe ao seu redor que pode lhe ajudar a resolver aquilo que fez você cair.

Analise calmamente os seus fracassos, e se surpreenda com a riqueza de informações que eles carregam e que podem ser muito úteis para você.

Não fuja dos fracassos, encare-os com coragem e aprenda com eles!

Muitas vezes fracassamos apenas por não prestar atenção a um pequeno detalhe.

Você só perceberá qual é esse detalhe se você analisar cuidadosamente os seus fracassos. Se você fechar os olhos e fugir deles, vai perder a oportunidade de descobrir uma mina de ouro, pode acreditar.

Utilize sua energia para analisar e encarar os fracassos

Ao invés de desperdiçar energia emocional com culpas e reclamações, é muito mais produtivo você investir suas energias no enfrentamento e compreensão dos seus fracassos.

Permita-se dialogar com você mesmo, converse com os seus fracassos, entre em contato com eles e descubra os seus segredos. Reconheça os seus fracassos como seus, assuma a responsabilidade e recomece com mais maturidade e força.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!