Como ter uma franquia lucrativa em 5 passos

Ter uma franquia é uma boa opção para quem deseja ter um negócio próprio com uma estrutura definida e uma receita pronta para o sucesso. Mesmo com todos os benefícios da franquia é importante estar atento a diversos detalhes para não ter prejuízos e não correr o risco de ter apenas decepções. Neste artigo você vai aprender os principais passos sobre como ter uma franquia lucrativa.

Antes de mais nada, ter uma franquia exigirá de você um verdadeiro fôlego de empreendedor. Será necessário estar aberto a aprender inúmeras coisas e também correr um certo risco com seu negócio.

Para quem quer desfrutar de um trabalho tranquilo e sem nenhum tipo de imprevistos, ter um negócio próprio ou sua franquia não é a melhor ideia. Uma franquia exigirá muito de você e dedicação não poderá faltar.

Também é importante aprender e gostar de serviços ligados à administração do seu negócio. Pois, você como dono do seu negócio estará envolvido diretamente em todas as áreas da sua franquia, em especial nas áreas administrativas, gerenciais, financeiras e contábeis.

Veja a seguir os principais passos de como ter uma franquia lucrativa.

5 Passos sobre como ter uma franquia lucrativa

1 – Encontre um nicho de negócio que você se identifique:

dicas de como ter uma franquia de sucesso e muito lucrativaO primeiro passo para ter sucesso como franqueado é escolher um ramo de negócio que você goste de trabalhar. Assim o dia a dia do seu negócio será mais prazeroso e você se sentirá menos exigido.

Uma boa identificação com o negócio também irá facilitar o seu sucesso, pois você terá mais facilidade em aprender os detalhes do negócio.

Por isso, tenha como primeira opção a escolha de negócios que você se identifique. Tome cuidado para não fazer a opção simplesmente pelo lucro, pois você poderá se arrepender ao longo dos dias.

2 – Não foque apenas em uma franquia:

O segundo passo sobre como ter uma franquia de sucesso é também não focar somente em uma única marca. É interessante que você conheça todas as boas opções de franquia do mercado que você pretende trabalhar.

É possível que você tenha um interesse inicial por determinada marca, mas ao conhecer os detalhes e procedimentos você poderá se identificar com a forma de trabalho de outras franquias.

Por isso é fundamental estar aberto à todas as opções que o mercado oferece, não entre no mundo das franquias apenas focado em uma opção.

3 – Escolha uma franquia que cabe no seu bolso:

Toda franquia possui um preço e este preço pode ser ou não adequado para você. O terceiro passo sobre como ter uma franquia lucrativa é essencial para que você não inicie seu negócio já endividado.

Algumas franquias exigem de seus franqueados que todo dinheiro investido no negócio seja do próprio candidato. Desta forma não aceitam que o candidato faça financiamentos para contar com a franquia.

Outras franquias já permitem o uso de financiamento e empréstimos. Em todo caso, é importante que você não faça compromissos maiores do que você pode cumprir. Caso você faça a opção por financiar o investimento em sua franquia tome cuidado para que você tenha condições de arcar com as parcelas no futuro.

4 – Aprenda e seja obediente aos procedimentos da franquia:

Toda franquia possui uma foram de operar padronizada, isso faz com que independente da loja que você entre o atendimento será o mesmo e você encontrará produtos ou serviços com qualidade similar.

Para que isso ocorra com sucesso em uma grande rede de franquias é necessária uma padronização de todos os processos de operação e gerenciamento das lojas franqueadas.

Isso quer dizer que você terá que cumprir certos procedimentos e sua loja deverá funcionar de acordo com o indicado pela empresa franqueadora. Para ter sucesso com sua franquia é necessário estar disposto a seguir estas regras e colocar em prática todos os procedimentos exigidos pela empresa.

5 – Dedique-se ao seu negócio:

Como falado anteriormente é fundamental que você tenha disponibilidade para se dedicar à franquia que você pretende abrir.

Algumas franquias exigem que os franqueados se dediquem exclusivamente às lojas abertas. Mesmo que a franquia que você escolha não faça este tipo de exigência é fundamental que você esteja sempre perto de sua franquia, por dentro de tudo que está acontecendo e atento à parte administrativa e gerencial.

A presença do franqueado em seu negócio é fundamental para quem deseja ter uma franquia lucrativa e de muito sucesso.

É importante que você esteja dentro de seu negócio para garantir que todos os procedimentos sejam cumpridos de forma adequada e que os produtos ou serviços sejam entregues aos clientes com a qualidade necessária.

Finalizando

Não existe muitos segredos sobre como ter uma franquia lucrativa e de muito sucesso. Como falado nos passos acima, é importante que você esteja disposto a trabalhar duro pelo seu negócio, aprender os procedimentos da sua franquia e administrar o dia a dia de seu negócio.

Confira mais uma vez os 5 passos sobre como ter uma franquia lucrativa:

  • Encontre um nicho de negócio que você se identifique;
  • Não foque apenas em uma franquia;
  • Escolha uma franquia que cabe no seu bolso;
  • Aprenda e seja obediente aos procedimentos da franquia;
  • Dedique-se ao seu negócio.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência, então deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!