Veja como utilizar o marketing de guerrilha para alavancar seu negócio

Ter uma estratégia de marketing é fundamental para qualquer negócio, afinal quem não é visto não é lembrado. O marketing de guerrilha é uma grande opção para as empresas que querem fazer mais com menos e ainda fugir do convencional. Afinal, os consumidores estão cada vez mais cansados das propagandas convencionais.

Um dos segredos deste tipo de marketing e abusar da criatividade e surpreender o público-alvo. O objetivo é transmitir a mensagem desejada de forma criativa, assim o consumidor se sente interessado pela propaganda.

Confira a seguir, mais detalhes importantes sobre o marketing de guerrilha.

O que é o marketing de guerrilha?

dicas sobre o marketing de guerrilhaEstas estratégias de marketing foram criadas na década de 70. Muitas empresas percebiam que o público começava a não ter interesse pelas propagandas convencionais e começaram a utilizar a criatividade para conquistar novos clientes.

O fundador do marketing de guerrilha foi Jay Conrad Levinson, um publicitário americano. Ele se inspirou na guerra do Vietnã, onde o exército local conseguiu grande sucesso, mesmo com equipamentos e recursos muito inferiores comparados ao exército invasor.

Ele observou que a estratégia dos guerrilheiros era bem-sucedida, pois era composta de diversas ações pontuais e imprevisíveis. Assim, ele adotou estas características para ações de marketing.

Logo, o objetivo do marketing de guerrilha é o mesmo do marketing convencional, que é alcançar clientes e aumentar o lucro do negócio. Entretanto, este objetivo é alcançado com métodos não convencionais, que exploram a criatividade e trocam o excesso de recursos financeiros pelo excesso de esforço e energia.

O marketing de guerrilha tem como principais objetivos utilizar ações simples e pontuais que causam um grande impacto. São ações que fogem do trivial e acabam conquistando o público-alvo.

Vale destacar que no início esta estratégia era utilizada apenas pelas pequenas empresas, mas que aos poucos foi sendo adotada pelas grandes empresas devido seus resultados expressivos e pela transformação do público interessado nas ações de marketing.

É uma estratégia importante para pequenas empresas, pois podem contornar a falta de grandes recursos com o uso da criatividade e de muita energia.

Principais vantagens do marketing de guerrilha

Utilizar esta estratégia de marketing pode proporcionar inúmeras vantagens para uma empresa.

A vantagem mais clara é a economia financeira, visto que muitas empresas com recursos limitados ganham força e um alcance que seriam impossíveis caso optassem pelo marketing tradicional.

Outra vantagem que ainda é mais importante que a vantagem financeira é o retorno positivo das ações do marketing de guerrilha. As pessoas se mostram cada vez mais cansadas do marketing tradicional e não tem interesse algum em observar as mesmas propagandas.

Com uma abordagem diferenciada o marketing de guerrilha consegue atrair a atenção das pessoas, pois foge do convencional. E utiliza uma comunicação que é interessante para o público alvo.

É quase impossível ignorar uma ação feita pelo marketing de guerrilha. Quanto o consumidor menos espera ele já está envolvido pela ação e até mesmo colabora com ela tornando-se um agente disseminador da informação veiculada.

O que foi citado no parágrafo anterior também se mostra como uma grande vantagem. O público-alvo também pode se tornar um agente da ação do marketing de guerrilha. Fazendo com que a ação se torne viral e atinja um número de pessoas que antes seria impossível.

Outra vantagem que deve ser considerada é a criação de uma empatia do público-alvo com a marca que utiliza o marketing de guerrilha. É possível criar ações que conquistam um grande um público, as pessoas então tornam-se seguidoras fiéis e ficam realmente interessadas nas ações que serão feitas a seguir.

Veja no próximo tópico dicas para você alcançar sucesso com esta estratégia e alavancar de vez seu negócio.

Dicas para ter sucesso com o marketing de guerrilha

1 – Conheça o seu público-alvo:

A primeira dica para você ter sucesso em suas ações é conhecer em detalhes o seu público-alvo.

É importante que você tenha consciência da linguagem utilizada pelo público e o que mais interessa e motiva este público. As ações do marketing de guerrilha têm um grande potencial de envolver as pessoas, por isso, caso você faça uma abordagem errada o feitiço poderá virar contra o feiticeiro.

Por isso, conheça os princípios do seu público-alvo, o que tem valor para eles e até que ponto você pode utilizar a criatividade a seu favor.

Não levar em consideração as características do público-alvo é sinal de que sua estratégia será fracassada.

2 – Aproveite ao máximo a sua criatividade:

Como falado anteriormente a ações do marketing de guerrilha tem como objetivo conquistar a atenção do público-alvo de maneira natural com ações pontuais e eficientes.

Para que isso ocorra é necessário ter muita criatividade e aproveitar da melhor forma possível todas as ideias que surgirem.

Sem criatividade é impossível fugir do tradicional. É necessário sair do previsível e do senso comum. As pessoas querem ser instigadas e desafiadas, ninguém está disposto a perder minutos do seu dia em uma propaganda tediosa.

É claro que toda criatividade deve ser pautada pelo bom senso. Por isso, faça o melhor que você puder, mas passe todas as ideias pelo filtro do bom senso. Afinal, ações mal feitas podem gerar emoções contrárias ao objetivo proposto.

3 – Faça toda a ação com perfeição:

Outra dica fundamental para o sucesso do marketing de guerrilha é a perfeição da ação realizada.

A ideia pode ser até interessante, mas se executada de maneira inadequada pode não produzir efeito algum.

É importante lembrar que as pessoas querem ser impactadas e serem conquistadas pela ação desenvolvida, para isso, é fundamental fazer tudo com maestria e perfeição.

Vale destacar que os detalhes são importantíssimos para que tudo ocorra como o esperado. Pense que cada detalhe pode fazer diferença no resultado das ações que você tem planejado.

Finalizando

Agora é hora de colocar a mão na massa e começar a planejar estratégias com o marketing de guerrilha. Veja como sua empresa pode se destacar da concorrência e fazer muito mais com menos, afinal o que mais importa no marketing de guerrilha é criatividade e muita energia.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!