Como utilizar o marketing sensorial com sucesso em seu negócio

Investir em uma estratégia de marketing é essencial para que uma empresa consiga se sobressair em um mercado concorrido. O marketing sensorial surge como uma ótima opção para os negócios que podem aproveitar ao máximo os cinco sentidos do corpo humano.

É certo que você já entrou em uma loja com um som ambiente muito agradável, com um perfume único e com uma decoração que te encantou. Tudo isso faz parte de uma estratégia de marketing que conquista o cliente por mais de um sentido.

Confira a seguir mais detalhes para você começar a utilizar este tipo de marketing em seu negócio e estimular ainda mais seus clientes.

O que é marketing sensorial?

dicas sobre o marketing sensorialO marketing sensorial é uma forma de aproveitar da melhor forma possível os cinco sentidos do corpo humano – paladar, visão, audição, tato e olfato – para transmitir uma mensagem ao consumidor.

É uma forma única para a marca se posicionar e se diferenciar no mercado, pois explora ao máximo todo o potencial de comunicação do ser humano.

Este marketing vai além das mensagens que são perceptíveis imediatamente, pois pode ir até o subconsciente do consumidor e interferir no processo de compras de cada um.

Toda a estratégia de marketing sensorial visa criar um ambiente agradável e propício para o consumo. Aproveita as cores, o cheiro, a música, o contato e o paladar para que o cliente se sinta confortável e à vontade para realizar suas compras na loja e se sentir conquistado por aquele ambiente.

Por isso, é válido dizer que este tipo de marketing é fundamental para muitos negócios.

Como utilizar o marketing sensorial em seu negócio?

Este tipo de marketing trabalha com a emoção dos consumidores, vai além das justificativas racionais para o consumo e explora um ambiente agradável e único para conquistar clientes.

É certo que este tipo de estratégia explora todos os sentidos do ser humano, entretanto, cada sentido é percebido de uma maneira diferente. Existem estudos que indicam que os sentidos são percebidos de maneira diferente e cada um possui uma parcela de colaboração na percepção da mensagem a ser transmitida. Veja a seguir:

  • Visão: 83%;
  • Audição: 11%;
  • Olfato: 3,5%;
  • Tato: 1,5%;
  • Paladar: 1,0%.

Confira a seguir dicas importantes para aproveitar os sentidos do corpo humano para vender mais em seu negócio.

1 – Como aproveitar o sentido da visão:

A visão é o sentido que mais influência uma estratégia de marketing sensorial.

Utilizar a visão a seu favor está relacionada com a criação da marca, como por exemplo o tipo de letra e as cores do logotipo. Uma boa logo pode dizer muito sobre seu negócio antes mesmo do cliente entrar em sua loja. Por isso, esta etapa de criação de uma marca deve ser valorizada e muito bem desenvolvida.

Além da marca é importante cuidar do ambiente de sua loja. É necessário estar atento às cores utilizadas na decoração, o layout desenvolvido, a iluminação e tudo que estará no campo de visão do cliente.

A cor pode dizer muito para um cliente, por isso, você deve ficar atento à mensagem que você deseja transmitir com a decoração de sua loja.

Um ambiente bem organizado e com os produtos bem distribuídos também colaboram para o bem-estar dos clientes, fazendo com que eles se sintam mais à vontade para consumir.

2 – Como aproveitar o sentido da audição:

Utilizar a música de maneira adequada também pode interferir positivamente no desenvolvimento do seu negócio.

A música está intimamente relacionada com e melhora do humor de uma pessoa. Logo, se um cliente entra na sua loja e se identifica com o som ambiente é possível que ele se sinta mais confortável e propício para efetivar um compra.

É possível perceber que a música se relaciona intimamente com a emoção das pessoas. O que colabora para que a pessoa atinja um estado de felicidade enquanto estiver no ambiente de sua loja.

Além disso, a música pode transmitir uma mensagem para o público geral, indicando qual o público que você pretende atender em sua loja. Ou seja, conforme o tipo de música utilizada no ambiente você poderá atrair diferentes tipos de clientes.

3 – Como aproveitar o sentido do olfato:

Outro sentido fundamental no marketing sensorial é o olfato. O olfato do ser humano tem um grande potencial de explorar as emoções e os sentimentos de cada pessoa.

O cheiro agradável tem um grande potencial de colaborar no humor de cada cliente, é essencial para a criação de um ambiente propício para a compra. Algumas pesquisas mostram que o cheiro pode interferir mais positivamente do que o som do ambiente de uma loja.

O proprietário de uma loja pode utilizar essências que se associam aos produtos que ele pretende vender. Fazendo com que o cliente traga na memória boas lembranças relacionadas aos produtos que você pretende vender.

Algumas lojas possuem essências exclusivas. Utilizam o olfato para se posicionarem e se diferenciarem no meio da concorrência.

4 – Como aproveitar o sentido do paladar:

Aproveitar o sentido do paladar a seu favor não significa que seus produtos ou sua loja precisam ter gosto.

O que você precisa fazer é se preparar para proporcionar ao seu cliente a oportunidade de beber um chá ou café e comer alguma coisa. É hora de eliminar a fome enquanto seus clientes estiverem em sua loja.

A fome é uma inimiga dos lojistas, muitas pessoas desistem de comprar algo por estarem com fome. Logo, mesmo que seu negócio não esteja relacionado ao ramo de alimentação é fundamental estar pronta para oferecer algo para seus clientes.

Por mais simples que isso possa parecer ter algo para seus clientes cria um ambiente ainda mais agradável e propício para vendas.

5 – Como aproveitar o sentido do tato:

Apesar de não ser um sentido muito explorado o tato pode fazer grande diferença na hora de comprar um produto.

Isso é simples de ser percebido pois sempre que uma pessoa deseja ver algo ela tenta pegar. Ou seja, a experiência de conhecer algo está intimamente relacionada com o tato.

Um bom exemplo de uma empresa que se diferencia da concorrência pela oportunidade que os clientes têm de pegar nos produtos é a Chilli Beans. Ela acabou com o conceito de vitrine para venda de óculos e aproximou de vez o cliente de seus produtos.

Finalizando

Como você pode ver todos os sentidos podem colaborar positivamente com seu negócio. Você pode aproveitar o marketing sensorial para fazer seu negócio deslanchar e se diferenciar de toda a concorrência.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!