Como vender mais: 9 atitudes que favorecem o aumento das vendas

Aumentar as vendas é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, e por isso, saber como vender mais pode ajudar a sua empresa a sair na frente da concorrência, e conquistar cada vez mais clientes e também fidelizá-los.

Hoje em dia está cada vez mais difícil conquistar clientes e superar a concorrência, no entanto, ainda é possível ter sucesso, mas é preciso esforço e perseverança. Além disso, é preciso também tomar algumas atitudes que favoreçam a concretização de mais vendas.

É sobre essas atitudes que vamos falar nesse artigo.

Como vender mais: saiba quais são as 9 atitudes que favorecem o aumento das vendas

9 atitudes sobre como vender maisVocê pode ter o melhor produto, pode fazer inúmeros treinamentos sobre como vender mais, mas se não adotar as atitudes corretas, dificilmente as suas vendas aumentarão.

Mas apesar da importância dessas atitudes para o aumento das vendas, elas não são assim tão complicadas, portanto, você pode começar a tomá-las hoje mesmo se desejar.

Agora vamos ver quais são essas atitudes tão poderosas.

1 – Identifique o seu cliente ideal

As pessoas não compram produtos, elas compram benefícios, ou seja, os resultados que os produtos são capazes de proporcionar para elas. Por isso mesmo, se você estiver tentando vender o seu produto para as pessoas erradas, sua mensagem de venda não terá praticamente nenhum efeito sobre essas pessoas.

Para resolver esse problema, e aumentar as vendas, você precisa identificar qual é o seu cliente ideal.

Você deve começar esse processo de identificação fazendo uma lista de todos os benefícios que o seu cliente irá desfrutar ao adquirir o seu produto ou serviço.

Logo após fazer essa lista, você deve passar para a segunda etapa, que é definir claramente o seu cliente.

2 – Defina claramente o seu cliente

Essa é uma atitude muito importante que você precisa tomar para favorecer o aumento das vendas.

Você já tem a lista dos benefícios que o seu produto é capaz de proporcionar, agora, é preciso responder a seguinte pergunta: Quem é a pessoa que compraria meu produto?

Crie um avatar (um representante do seu público-alvo) desse cliente. As seguintes perguntas específicas abaixo podem te ajudar na criação desse avatar:

  1. Quanto anos ele tem?
  2. Ele é do sexo masculino ou feminino?
  3. Será que ele tem filhos?
  4. Quanto dinheiro ele possui (a qual classe social pertence)?
  5. Qual o seu nível de escolaridade?

3 – Identifique o problema de forma clara

Que tipo de problema que o seu cliente possui que você pode ajudá-lo a resolver? Se você conseguiu identificar o seu cliente ideal corretamente, conseguirá convencer os clientes a pagar pelos seus produtos ou serviços, pois você estará oferecendo uma solução ideal para os problemas que eles enfrentam.

Ao identificar o problema, tenha em mente o seguinte:

  • Às vezes os problemas são evidentes e claros;
  • Às vezes os problemas não são óbvios, ou são pouco claros;
  • Às vezes os problemas não existem para os clientes, nesse caso, se os problemas não existem, os clientes não comprarão o seu produto, portanto, fique atento.

4 – Desenvolva a sua vantagem competitiva

Para desenvolver a sua vantagem competitiva, você precisa se concentrar nos benefícios do seu produto. A ideia aqui é convencer o público-alvo de que o seu produto oferece mais benefícios que o da concorrência.

A sua mensagem deve ser honesta, clara e persuasiva, e levar os clientes a formar a ideia de que comprar o seu produto é a melhor escolha, pois assim poderão desfrutar plenamente de todos os benefícios, coisa que não aconteceria caso comprassem da concorrência.

Ao tentar desenvolver a sua vantagem competitiva, tenha cuidado para não frustrar os clientes, portanto, trabalhe sempre com produtos de ótima qualidade, que realmente atendam as demandas das pessoas.

Tome cuidado também para não ser sensacionalista. Comunique-se com os clientes de forma persuasiva, mas sem tentar enganá-los com sensacionalismos.

5 – Utilize as mídias sociais

As mídias sociais podem te ajudar a aumentar as suas vendas. Através delas é possível construir relacionamentos com os clientes, e isso pode impactar muito positivamente o seu negócio.

Para construir relacionamento com os clientes, fortalecer a sua marca e aumentar as vendas, você pode oferecer conteúdo gratuito que ajude as pessoas a resolver os problemas que elas enfrentam. Essa estratégia é chamada Marketing de Conteúdo, e tem sido muito utilizada por grandes empresas no mundo inteiro.

Ao oferecer conteúdo útil e gratuito nas mídias sociais para o seu público-alvo, você aumenta a sua autoridade, e isso favorece o aumento das vendas.

6 – Defina o preço certo

Para definir o preço certo, é importante que você faça uma pesquisa de mercado, para ter uma ideia sobre o valor cobrado pelos concorrentes. Se você trabalha com um produto de valor elevado, precisa estar preparado para oferecer mais qualidade para o seu cliente.

O preço pode ser determinado pelo “valor percebido” do produto. Se você conseguir fazer o seu produto parecer superior ao oferecido pelos concorrentes, então pode cobrar um preço mais elevado, que seus clientes comprarão sem reclamar.

7 – Aprenda técnicas de negociação adequadas

Para aumentar as suas vendas, você precisa se qualificar, e aprender as melhores técnicas de negociação.

Bons negociadores normalmente estão sempre preocupados em encontrar uma solução ou um acordo que seja bom para ambas as partes. Eles trabalham com o princípio do “ganha-ganha”, ou seja, em que ambas as partes envolvidas na negociação estejam felizes e satisfeitas com os resultados.

Tentar apenas ganhar, e não se preocupar em oferecer valor ao outro, é uma atitude muito ruim que pode levar o seu negócio ao fundo do poço, portanto, tome cuidado.

Os melhores negociadores possuem as seguintes qualidades:

  • Eles fazem boas perguntas para descobrir exatamente o que a outra pessoa precisa;
  • Eles são pacientes;
  • Eles são muito bem preparados.

Essas são qualidades muito importantes que todo negociador precisa desenvolver, portanto, faça uma reflexão séria a respeito de suas qualidades como negociador, e procure melhorar cada vez mais.

8 – Concentre-se em fidelizar o seu cliente

O seu cliente comprou o seu produto? Ótimo, agora é o momento de fortalecer ainda mais o seu relacionamento com ele.

Travar bons relacionamentos com os clientes é essencial para o aumento das vendas, afinal, se um cliente comprou uma vez, ele poderá comprar de você novamente no futuro. No entanto, para que isso aconteça, você deve alimentar continuamente o relacionamento com ele, oferecendo valor e fortalecendo a confiança.

9 – Ouça o seu cliente

No artigo que escrevi sobre como ser um bom vendedor, eu falei da importância de saber ouvir o cliente.

Sim, para aumentar as vendas, você precisa ouvir o seu cliente. Essa é uma atitude simples, mas que pode resultar em muitos insights importantes capazes de te ajudar a desenvolver a sua vantagem competitiva.

As queixas, sugestões e elogios dos seus clientes podem te ajudar a desenvolver estratégias de vendas cada vez mais eficazes, portanto, não feche os seus ouvidos para as palavras dos clientes.

Considerações finais

Vender é uma arte, e para que você tenha sucesso, é preciso adotar as atitudes corretas. Portanto, não basta apenas saber como vender mais, é preciso também se esforçar para agir de uma maneira favorável ao aumento das vendas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!