Como vender mais e melhor: 7 Dicas essenciais para seu negócio

O sucesso de seu negócio dependerá não só da qualidade de seus produtos ou dos serviços que você presta, mas em especial da sua capacidade como vendedor. Aprender como vender mais e melhor é essencial para que você supere a concorrência e conquiste seus clientes.

Muitos empreendedores possuem excelentes produtos ou são expert em prestar alguns tipos de serviços, mas falham no contato com o cliente. São superados por empresas com produtos e serviços de qualidade inferior, mas que conta com excelentes vendedores.

Caso esta seja a sua situação está na hora de mudar. É hora de você aprender como vender mais e melhor.

A competitividade do mercado atual exige que os vendedores estejam cada vez mais preparados. Dedicação não é suficiente hoje em dia, ela precisa ser combinada com uma boa técnica e bons conhecimentos de venda.

Além disso, o perfil dos consumidores de hoje em dia mudou muito. Cada vez mais os consumidores estão em busca não só de preço baixo, buscam produtos e serviços de empresas que tem certos valores e que conseguem manter uma relação que está acima do lucro.

7 Dicas essenciais de como vender mais e melhor

1 – Aprenda a planejar suas vendas:

dicas de como vender mais e melhorO primeiro passo é aprender a planejar suas vendas. Descobrir seu público-alvo, quais as características deste público e as melhores formas de alcançar seus clientes é essencial.

Definir metas faz parte deste planejamento. Você precisa definir metas que sejam reais e que possam ser alcançadas pela sua equipe.

Para isso é importante criar estratégias e ações que possam ser implementadas por toda equipe de vendas. Estas estratégias precisam ser claras e objetivas.

Faz parte do planejamento a criação de métricas para avaliação das vendas. É importante verificar constantemente o quanto suas estratégias têm sido bem-sucedidas.

O planejamento é a primeira etapa de como vender mais e melhor. Tentar aumentar suas vendas sem planejar e sem ter consciência da realidade do mercado é ineficaz.

2 – Foque no atendimento de excelência:

No mercado atual não existe espaço para vendedores que não atendam seus clientes com qualidade.

Focar no atendimento de excelência é saber tratar cada cliente com cordialidade, respeito e atenção. É certo que existem muitos tipos de clientes, alguns precisam de mais atenção e outros são mais objetivos. Você deverá aprender a lidar com cada cliente e personalizar o seu atendimento.

Lembre-se de ser o mais correto possível com seu cliente. Saber dar atenção é uma tarefa árdua para muitos vendedores, por isso, tenha calma. Alguns clientes têm mais necessidade em serem ouvidos do que em ouvir você falar.

Com um atendimento de excelência você conquistará diversos clientes, não só pela qualidade de seu serviço ou produto, mas pelo respeito, atenção e cordialidade despendidas no atendimento.

3 – Não venda somente pelo lucro:

Outro ponto fundamental de como vender mais e melhor é não focar somente no lucro.

Para ter sucesso como um bom vendedor hoje em dia, é essencial focar na solução dos problemas de seus clientes e não na venda imediata de um produto ou serviço.

Por isso, foque em entender qual o verdadeiro problema de seu cliente. Faça a venda somente se você puder resolver este problema. Não tente enganar seu cliente ou oferecer produtos que resolvam parcialmente o problema em questão.

É melhor você ganhar a confiança de um cliente do que vender um único produto ineficiente. Um cliente potencial que confia no seu trabalho vale muito mais do que um comprador decepcionado.

Quer aprender como vender mais e melhor? Então foque em resolução de problemas não apenas no lucro.

4 – Elimine alguns clientes:

Este tópico parece que está no lugar errado, mas não está. Com pode em um artigo que pretende mostrar como vender mais e melhor indicar a eliminação de alguns clientes?

Pelo simples motivo. Em toda empresa existem clientes bons e ruins, esta situação é muito normal. Existem clientes que mantêm seu negócio girando, compram uma boa quantidade de produtos, pagam bem e mantem um bom relacionamento com você.

Existem também uma parcela de clientes que são difíceis. São clientes problemáticos, que reclamam rotineiramente de algo, são muito exigentes em alguns pontos e geralmente compram pouco.

Para vender melhor é essencial definir quais são os clientes que realmente importam para você. Assim, você pode focar mais ainda nestes clientes e fornecer um serviço de maior qualidade para quem realmente importa.

Por isso, não tenha medo de eliminar aqueles clientes problemáticos que te dão prejuízo. Assim você poderá abrir mais espaço para clientes que são realmente lucrativos.

5 – Ofereça a seus clientes somente produtos de qualidade:

Para ter muitas vendas é importante oferecer a seus clientes produtos e serviços de alta qualidade.

Os clientes têm se tornado mais exigentes a cada dia que passa. Pedidos de troca, reembolso e devolução são rotina em empresas que não conseguem manter a qualidade prometida na venda em seus produtos.

Para manter um portfólio de excelência é importante avaliar com critério seus produtos e verificar se eles estão competitivos e no mesmo nível da concorrência.

Hoje em dia é muito simples para muitas pessoas deixar de comprar de você e fazer um pedido pela Internet de um vendedor do outro lado do país que tem um produto com maior qualidade.

É importante evitar clientes decepcionados. Por isso, não prometa nada que seu produto não possa cumprir. Seja realmente verdadeiro com seus clientes.

6 – Foque em um aprendizado contínuo:

Para aprender como vender mais e melhor é necessário focar em um aprendizado contínuo.

Hoje em dia, é muito simples ter acesso a boas informações e diversos cursos. Você pode aproveitar os cursos online que te dão liberdade para assistir as aulas nos horários que você tem disponibilidade.

Além dos cursos, você pode adquirir bons livros. Os livros são a maneira mais democrática de adquirir conhecimento.

Aprender novas técnicas de vendas e atualizar conhecimentos antigos colaboram muito para seu sucesso como vendedor.

Além disso, é importante estar atento às novidades do mercado. O surgimento de novas tecnologias é constante e está cada vez mais rápido. Estar por dentro das novidades pode te colocar um passo à frente de seus concorrentes.

Como pode ver, aprender é uma tarefa que deve ser diária.

7 – Aprenda a motivar sua equipe:

Uma equipe de vendas precisa estar motivada para desempenhar com eficiência o seu papel.

Você pode ter os melhores conhecimentos, saber aplicar as melhores técnicas e ter os melhores produtos em mãos, mas sem motivação as coisas não acontecem.

Caso você tenha uma equipe de vendas é importante manter esta equipe motivada. O primeiro ponto para manter uma equipe motivada é ter um bom relacionamento com esta equipe. Este bom relacionamento deve estar fundamentado na confiança e na honestidade.

Para motivar ainda mais sua equipe você pode trabalhar com bonificações para metas cumpridas.

Agora se você é um vendedor que trabalha sozinho você precisa também se motivar. Para isso, lembre-se dos motivos que fazem você estar nesta profissão, tenha orgulho dela e faça tudo com muito amor.

Últimas palavras

Estas 7 dicas de como vender mais e melhor pode colaborar e muito com o sucesso do seu negócio. Não tenha dúvidas em coloca-las em prática.

Vender melhor não é vender somente pelo lucro, mas é vender respeitando o seu cliente, oferecendo para ele a melhor opção possível para a resolução de seus problemas.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Boa sorte em suas vendas!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!