Como vender um produto de forma eficiente em 7 passos

Aprender como vender um produto é essencial para quem tem seu próprio negócio. É possível dizer que o sucesso de uma empresa é proporcional ao sucesso de sua equipe de vendas. Ou seja, para ter um bom negócio é preciso vender bem.

É comum encontrar empresas com bons produtos ou serviços, mas que não técnicas e habilidades para venderem bem.

Em alguns casos, estas empresas podem ser ultrapassadas por empresas com produtos mais simples e com qualidade inferior devido à expertise em vendas das empresas concorrentes.

Por isso, é importante que você aprenda como vender um produto de forma eficiente para manter-se competitivo em um mercado tão concorrido.

O processo de vendas de produtos ou serviços é muito similar, independentemente do produto a ser vendido. O que mudará em um processo de vendas de produtos distintos é o público alvo, a linguagem utilizada e as características dos produtos

Como vender um produto de forma eficiente

1 – Encontre seu público alvo:

passo a passo sobre como vender um produto e ter sucesso com as vendasO primeiro passo para você ter sucesso com suas vendas é encontrar o seu público alvo. É a fase muito conhecida como prospecção.

Aqui não adianta somente encontrar seu público alvo, mas principalmente conhecer seu público e aprender as principais características deste público. É importante que você tenha claro quais são os interesses deste público, as necessidades, o hábito de consumo, quais serão as possíveis barreiras impostas por este público alvo e inúmeros detalhes importantes.

Na fase de prospecção é importante que você crie canais eficientes para contato com seus clientes. Em alguns casos a venda presencial é essencial, em outros é possível vender por telefone ou até mesmo somente pela internet. O importante é conhecer seu público alvo e criar canais eficientes de venda.

2 – Inicie uma relação com seus clientes:

O segundo passo de como vender um produto de forma eficiente é iniciar uma relação com seus clientes. O sucesso desta relação passa pelo sucesso do primeiro contato.

Aqui fica claro que em muitos casos a primeira impressão é a que fica. Caso você não deixe uma boa impressão nos primeiros contatos é possível que você tenha grandes dificuldades em efetivar sua venda.

Este primeiro contato pode ser realizado de diversas formas, mas o importante é não focar apenas na venda. Deixe claro o seu objetivo, mas também demonstre interesse pelo seu cliente e as necessidades de seu cliente. É hora de você conquistar seu cliente.

Você deverá utilizar uma linguagem adequada conforme o seu público alvo e o produto que você pretende vender. Em alguns casos é necessário conquistar o cliente pela empatia e me outros é importante adotar uma linguagem mais técnica.

3 – Coloque em ação uma boa estratégia para sua venda:

Agora já é hora de colocar em prática uma boa estratégia para sua venda. Você já tem em mãos inúmeras informações sobre o seu público alvo e também já teve a experiência do primeiro contato, essas informações são essenciais para você definir como você conduzirá sua venda a partir de agora.

Lembre-se que pelo contato inicial você terá condições de perceber qual o interesse do seu possível cliente em seus produtos.

Tente encontrar durante a conversa possíveis objeções à compra e quais são as necessidades de seu cliente que podem ser satisfeitas pelas características de seus produtos.

A sua estratégia deverá se adaptar conforme cada tipo de cliente. Alguns serão mais acessíveis, outros mais resistentes, outros demonstrarão grande interesse, outros estarão com muita pressa, entre tantas opções de comportamento. A sua estratégia deverá ser flexível o bastante para atender todo tipo de cliente.

4 – Faça uma demonstração adequada de seu produto ou serviço:

O quarto passo de como vender um produto é a fase da demonstração do que você tem em mãos para oferecer para seu cliente potencial.

Esta demonstração pode ser realizada de diversas formas e também deve ser flexível conforme o tipo de cliente que você está atendendo.

Perceba que alguns produtos são apelativos no sentido da emoção, dos sentimentos e da beleza. Estes produtos exigirão do vendendo uma conquista maior da empatia de seus clientes, é interessante que você construa neste curto espaço de tempo uma relação de amizade e de interesses em comum.

Em outros casos a apresentação do produto exigirá de você um grande conhecimento técnico do produto e da área de atuação de seu cliente. Nesta hora a empatia é importante, mas o conhecimento técnico torna-se decisivo para vendas efetivas.

Em todos os casos é fundamental que você conheça muito bem seus produtos, suas principais qualidades e as características do seu produto que possam ser uma objeção para seus clientes potenciais.

5 – Elimine todas as objeções durante a venda:

Em seguida é provável que seu cliente tenha inúmeras dúvidas ou te passe objeções quanto à compra de seu produto. Como preço alto, ausência de alguma característica, opções similares de seus concorrentes, opinião de amigos e vizinhos que já tenham seu produto e tantas outras possibilidades.

Neste momento é importante que você já esteja preparado para combater todas estas objeções com sabedoria. Esta preparação deve ser feita de maneira antecipada, antes de iniciar suas vendas.

Conhecer as possíveis objeções de seus clientes e como contorna-las te colocará em grande vantagem em uma venda.

É claro que poderão surgir novas objeções conforme cada cliente que você encontrar. Neste momento você deverá ser criativo e flexível para entender o que o seu cliente quer e como você poderá contornar esta objeção.

É importante que seu cliente fique claro de todas as características de seus produtos e condições comerciais. Feche a venda somente quando seu cliente estiver totalmente satisfeito com todos os esclarecimentos e condições.

6 – Feche sua venda com qualidade:

Depois de toda conversa e negociação é hora de fechar sua venda. Ou seja, é o momento de concluir com qualidade todo o processo realizado.

O fechamento de uma venda é apenas a consequência de um processo bem desenvolvido, onde o seu produto atende às expectativas de seu cliente. Mas, tome cuidado com este ponto, pois em alguns casos é possível que o cliente ainda desista do negócio.

Um fechamento de vendas de qualidade é aquele onde seu cliente sai com a sensação de que fez um ótimo negócio.

Por isso, sempre faça um resumo de todo o processo e relembre os passos que foram dados até o fechamento, apresente novamente o preço, as condições comerciais e qualquer outro detalhe que vocês combinaram durante o processo de vendas.

7 – Desenvolva um bom pós-venda:

Melhor do que vender um único produto é fazer com que seu cliente se torne fiel ao seu negócio. Para isto é fundamental que você faça um bom pós-venda. Este é o último passo de como vender um produto de forma eficiente.

O pós-venda tem como principal objetivo manter o contato com seus clientes e estreitar a relação entre vocês, aumentando assim a empatia de seu cliente por seus produtos e sua empresa.

Durante o pós-venda você deve tomar cuidado para não ser insistente demais. Seja presente, mas não ao ponto de tornar-se inconveniente. Caso isso aconteça você poderá conquista uma antipatia e perder seu cliente.

Hoje em dia, o pós-venda pode ser feito de inúmeras formas, e até mesmo de maneira automática com o uso de ferramentas adequada e da internet.

Finalizando

Como falado no início deste artigo o sucesso de um negócio depende do seu sucesso como vendedor ou de sua equipe de vendas. Estes passos são apenas o início para você amadurecer como vendedor, faça bons cursos, amadureça como vendedor e desenvolva boas habilidades.

Confira mais uma vez os passos de como vender um produto de forma eficiente:

  • Encontre seu público alvo;
  • Inicie uma relação com seus clientes;
  • Coloque em ação uma boa estratégia para sua venda;
  • Faça uma demonstração adequada de seu produto ou serviço;
  • Elimine todas as objeções durante a venda;
  • Feche sua venda com qualidade;
  • Desenvolva um bom pós-venda.

Você pode utilizar o campo de comentários para deixar sua contribuição ou então tirar alguma dúvida.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!