Como virar blogueira profissional: 5 dicas importantes

Atualmente muitas pessoas sonham em poder trabalhar em casa pela internet, fazer o que gosta e ganhar muito dinheiro. Nesse cenário, blogueiras e outras influenciadoras digitais são sinônimo de sucesso e realização profissional. Devido a esse fenômeno, muitas garotas estão em busca de informações sobre como virar blogueira profissional.

Se tornar uma blogueira profissional não é uma tarefa fácil, afinal, são muitos os desafios que precisam ser superados, por isso, quem deseja se aventurar na carreira de blogueira precisa estar preparada para vencer todos esses desafios da melhor maneira possível.

Como virar blogueira profissional: 5 dicas importantes

dicas e reflexões sobre como virar blogueiraPara aumentar as suas chances de sucesso como blogueira profissional, é preciso ficar atenta para evitar cometer erros logo no início. Portanto, fazer uma boa reflexão a respeito da decisão de tornar blogueira, e fazer um bom planejamento, são atitudes muito úteis que podem favorecer o sucesso.

Para te ajudar, vamos apresentar agora 5 dicas em forma de perguntas. Essas dicas te ajudarão a fazer uma boa reflexão a respeito da sua decisão de se tornar blogueira profissional. Além disso, elas também poderão te ajudar no seu planejamento.

1 – Por que eu desejo me tornar uma blogueira profissional?

Você precisa saber exatamente por que deseja ser uma blogueira. Quais os seus objetivos com isso? Você deseja fama, dinheiro, reconhecimento? Você é apaixonada por escrita e comunicação? Deseja ter um estilo de vida diferenciado?

Saber por que você deseja se dedicar à carreia de blogueira é muito importante para que encontre forças para superar as adversidades – que são muitas, diga-se de passagem.

Uma coisa que ajuda muito a superar os desafios é a paixão. No caso da blogueira, ganhar dinheiro é um motivador forte, no entanto, não é suficientemente forte para ajudar nos momentos mais difíceis.

Por outro lado, paixão pelo que se está fazendo é um motivador extremamente forte que ajuda, e muito, quando os desafios aparecem.

Vamos citar um exemplo.

Escrever os primeiros 30 artigos para um blog é relativamente fácil. Mas após o trigésimo artigo, as coisas começam a se complicar: surge um bloqueio doloroso.

O bloqueio de escritor é um problema sério que costuma atormentar as blogueiras iniciantes, e ele faz muitas vítimas. Para vencê-lo é preciso paixão. É preciso acreditar firmemente naquilo que você está fazendo.

Se você não for apaixonada pelo que está fazendo, dificilmente conseguirá manter um blog e ganhar dinheiro com ele.

Claro que existem opções, como contratar redatores para escrever para você, no entanto, para fazer isso você precisará de dinheiro para investir, e muitas iniciantes não têm condições de arcar com esse tipo de custo.

2 – Eu tenho metas estipuladas?

Para aumentar as suas chances de sucesso como blogueira profissional é importante que você estipule metas, e que as cumpra, é claro.

As metas servem para te ajudar a acertar o seu alvo, ou seja, elas facilitam o alcance do seu objetivo. Elas são como uma trilha que você deve seguir para alcançar o lugar que deseja.

As metas são muito importantes para o sucesso da blogueira, portanto, faça o seu dever de casa e estipule as suas metas antes de iniciar o seu blog.

3 – Eu tenho paciência?

A paciência é uma virtude muito importante para toda e qualquer blogueira. Ela é tão importante quanto as metas.

Para ganhar dinheiro com blogs é preciso todo um processo e, na maioria das vezes, é um processo longo e custoso. Portanto, é preciso muita paciência para ser capaz de trabalhar no blog mesmo sem receber qualquer recompensa monetária por todo o esforço despendido no projeto.

Se você deseja se transformar em uma blogueira profissional de sucesso, precisa aprender a ser bastante paciente. Imediatismo não cabe na vida de uma blogueira.

Ah, ser paciente não tem nada a ver com ser passiva. Ser paciente é fazer o seu trabalho continuamente e de maneira dedicada, tendo a consciência de que os frutos podem demorar um pouco a aparecer.

4 – Eu sei me comunicar bem? Eu conheço o meu nicho de mercado?

São duas perguntas, mas precisam ser respondidas em conjunto, pois possuem uma relação muito importante.

Para ter sucesso como blogueira você precisa de duas coisas indispensáveis:

  • Saber se comunicar bem
  • Conhecer o seu público-alvo

Se você não sabe se comunicar bem, dificilmente conseguirá conquistar a confiança do seu público-alvo. Lembrando que confiança é tudo. Sem confiança, sem vendas. Sem vendas, sem dinheiro.

Para conquistar a confiança do seu público-alvo você precisa se comunicar com ele, e para que a sua mensagem seja certeira, você precisa conhecer profundamente o seu nicho de mercado e as necessidades do seu público.

Portanto, antes de tomar a decisão de se tornar uma blogueira profissional, tenha certeza de que você é uma boa comunicadora, e que estudou profundamente o seu nicho de mercado.

No caso da comunicação, não é necessário ser perfeita, afinal, as habilidades de comunicação podem ser desenvolvidas. No entanto, é preciso ter um mínimo de habilidade, caso contrário, o seu público-alvo não conseguirá entender a sua mensagem e, consequentemente, não dará credibilidade ao seu trabalho.

5 – Eu conheço a plataforma de blogs com a qual vou trabalhar?

Criar um blog é muito fácil atualmente, afinal, existem diversas plataformas que podem ser utilizadas para criar um blog em minutos.

No caso da blogueira profissional, a plataforma recomendada é o WordPress.

Para se tornar uma blogueira profissional é muito recomendável que você conheça pelo menos o básico de WordPress. Esse conhecimento vai te ajudar muito na sua caminhada como blogueira.

O conhecimento em WordPress é vital para que você consiga tirar o máximo proveito do seu blog.

Você não precisa ser uma especialista, e nem precisa conhecer programação (mas é bom conhecer pelo menos um pouco de PHP, CSS e HTML), no entanto, precisa pelo menos conhecer as principais funções da ferramenta.

Existem muitos cursos de WordPress disponíveis na internet, alguns deles gratuitos, portanto, se quer ser uma blogueira profissional, trate de estudar WordPress.

Mensagem final

A carreira de blogueira profissional é incrível e muito recompensadora, no entanto, para evitar frustrações, você precisa se preparar de maneira adequada.

Não comece a sua carreira de qualquer jeito, faça um bom planejamento, prepare-se e crie o seu negócio de forma organizada e consciente.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!