Consulta prévia do local: Aprenda como fazer para sua empresa

Um dos primeiros passos de todo empreendedor que deseja iniciar um negócio é fazer uma consulta prévia do local onde ele deseja abrir sua empresa.

Todo município brasileiro possui diretrizes para construção de determinados tipos de imóveis e abertura de determinadas empresas em cada região da cidade. Estas diretrizes são chamadas de plano diretor.

O grande benefício deste tipo de regra é organizar a cidade e evitar que novas construções prejudiquem o bem-estar dos que já estão ali instalados. Como por exemplo, pelo plano diretor é impossível abrir uma indústria automobilística na região central de uma cidade.

Desta forma, a consulta prévia se tornou uma ferramenta essencial para evitar retrabalhos e fazer um planejamento correto de todo negócio.

Logo, o objetivo principal de fazer uma consulta prévia do local é avaliar a possibilidade de instalar a atividade de sua empresa no local que você deseja. Sem a consulta prévia é impossível conseguir seu alvará de funcionamento no futuro.

Como fazer uma consulta prévia do local

A consulta prévia é um documento municipal, sendo assim, cada município brasileiro possui uma forma diferente de disponibilizar este tipo de serviço.

Mesmo assim, as informações solicitadas em cada município são basicamente as mesmas. Veja a seguir pontos importantes de como fazer sua consulta prévia do local.

1 – Onde faço a consulta prévia do local:

como fazer consulta prévia do localMuitos municípios, em especial as grandes cidades, já disponibilizaram a consulta prévia online. Pela consulta prévia online você deve preencher um formulário pelo site da prefeitura e recebe uma resposta diretamente pelo e-mail. Muito simples e rápida de se fazer.

Outros municípios, ainda não informatizaram este processo. Neste caso você deve ir até a prefeitura de sua cidade para realizar a consulta prévia. As informações solicitadas serão basicamente as mesmas.

O que muda agora é o tempo de resposta, que pode variar conforme cada município. Alguns municípios respondem no mesmo dia, enquanto outros podem pedir alguns dias úteis para emitir o documento solicitado.

2 – Quais informações são importantes:

Para a realização da consulta prévia algumas informações são essenciais.

Será necessário indicar a natureza da consulta, se a consulta prévia é para a abertura de um novo negócio ou mudança de endereço de um negócio já existente.

O endereço é outra informação essencial para a consulta prévia. Em alguns municípios é possível em um único documento fazer a consulta de diversos endereços. Por isso, caso você ainda não tenha certeza de onde irá abrir seu negócio você pode fazer verificar vários endereços.

Além do endereço é importante indicar se o imóvel indicado será utilizado integralmente ou senão só parte dele. Isso é importante em especial para quem deseja abrir um negócio dentro de sua casa, neste caso é interessante indicar um cômodo específico para o seu negócio e não sua casa inteira.

Você ainda deverá indicar as atividades que serão executadas pela sua empresa. Você deve tomar cuidado para não esquecer nenhuma atividade e não colocar atividades além do que precisa.

Como todo documento você também deverá fornecer suas informações pessoais e de contato.

3 – Quanto custa fazer uma consulta prévia:

Este tipo de serviço é geralmente gratuito. Em alguns municípios onde o processo ainda é presencial talvez seja cobrada alguma pequena taxa.

Em alguns casos, os empreendedores terceirizam este tipo de serviço, deixando à cargo de um escritório de contabilidade ou outro profissional experiente. Neste caso, o empreendedor acaba pagando algo, mas paga pela realização do serviço e não pelo documento em si.

O que avaliar em um imóvel além da consulta prévia

É claro que a consulta prévia é importante, mas não é a única coisa que você deve observar para a abertura de sua empresa.

Veja a seguir dicas importantes sobre o local para a abertura de seu próprio negócio.

1 – Pense na logística:

O primeiro passo é pensar na logística do seu negócio. Caso você dependa de entrega de muitos fornecedores ou mesmo de distribuir sua mercadoria é importante encontrar um local de fácil acesso.

Pense em um ponto onde seja bom para seus principais fornecedores e que seja bom para você acessar seus principais clientes.

Um local de difícil acesso pode dificultar e encarecer a logística de seu negócio.

2 – Evite grandes reformas:

É quase impossível encontrar um imóvel perfeito. Na maioria dos casos os imóveis disponíveis para a abertura de uma empresa precisam de reformas e adequações para cada tipo de empreendimento.

A dica é buscar um imóvel que não necessite de grandes reformas. Isso evitará grandes gastos iniciais.

3 – Pense na facilidade de estacionar:

Caso seu negócio tenha um público alvo que tenha como principal meio de locomoção o carro próprio é interessante pensar em um local com estacionamento próprio.

Caso você não tenha estacionamento próprio você pode escolher uma região da sua cidade onde seja fácil estacionar.

Finalizando

Ter um bom local é essencial para o sucesso do seu negócio. Esteja atento às diversas necessidades de sua empresa e escolha o local conforme estas principais necessidades.

Não se esqueça de fazer a consulta prévia do local antes de começar qualquer tipo de negociação do local ou planejamento, isso será essencial para não ter retrabalhos no futuro.

Ainda ficou com alguma dúvida? Então deixe nos comentários.

Caso você queira compartilhar alguma dica ou experiência com a escolha do local de sua empresa fique à vontade e utilize também os comentários.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Breno Italo disse:

    Seria possível, eu como MEI, utilizar um cômodo da minha casa apenas como formalização para realizar minhas vendas?