A criatividade como instrumento para o alcance de objetivos

A criatividade é um dos elementos mais importantes quando buscamos alcançar objetivos e realizar projetos.

Podemos definir criatividade como a capacidade para transformar alguma coisa, ou para criar algo inovador, surpreendente.

O ser humano é criativo por natureza. A invenção da roda, a descoberta da eletricidade, a invenção do telefone e da internet. Todos esses eventos são atos criativos que foram realizados por seres humanos para resolver determinados problemas.

A criatividade nos ajuda a encontrar soluções para os desafios cotidianos

importância da criatividadeTodos nós sabemos que nossa vida é povoada por desafios, e sabemos também que precisamos agir para solucionar esses desafios.

Contudo, quando agimos de forma criativa, fica mais fácil encontrar soluções para os problemas que encontramos no nosso dia-a-dia.

Atualmente estamos vivendo em um mundo que se modifica de forma extremamente rápida.

O mercado de trabalho, a educação, os relacionamentos, enfim, tudo ao nosso redor tem se modificado muito rapidamente, e fica muito difícil assimilar todas as mudanças de forma satisfatória.

Entretanto, a criatividade pode nos ajudar a lidar melhor com todas essas transformações. Ela nos oferece o poder de encontrar soluções novas e transformadoras para solucionar os nossos problemas diários.

Não é possível utilizar soluções velhas para solucionar problemas atuais, portanto, precisamos inovar, e só podemos fazer isso contando com a nossa capacidade criativa.

Descubra a sua capacidade criativa

Toda pessoa é criativa. Essa afirmação é verdadeira e muito importante.

Muitas vezes ouvimos pessoas dizerem que não são criativas, que não conseguem criar coisas. Isso não é verdade. Todos nós, em alguma medida, somos criativos.

O problema é que utilizamos nossa criatividade e nem percebemos.

Por exemplo: quando você pensa sobre um programa para o fim de semana, você está sendo criativo. Você utiliza sua imaginação para analisar aquela sua proposta para o fim de semana, pondera os detalhes, traça ações, prevê acontecimentos, etc.

Se você não fosse criativo, de forma alguma conseguiria utilizar sua imaginação para vivenciar previamente os detalhes da atividade para o fim de semana.

Um exercício interessante para descobrir a sua criatividade é começar a observar como você costuma resolver os pequenos problemas do seu dia-a-dia.

Com o tempo você vai perceber que tem uma grande capacidade para resolver pequenas coisas, e vai perceber também que pode resolver satisfatoriamente problemas bem mais complexos.

É preciso utilizar a criatividade corretamente

Se você deseja alcançar seus objetivos, precisa começar a utilizar a sua criatividade de forma correta.

Sabe aquelas preocupações que tiram o seu sono? Pois é, isso é a criatividade sendo utilizada para criar situações ansiógenas (que causam ansiedade).

As preocupações, como o próprio nome diz, são uma ocupação com algo que ainda não está acontecendo (e muitas vezes com algo que talvez nem aconteça), ou que está acontecendo, mas que não se sabe suas consequências futuras.

As preocupações têm relação com a impossibilidade de ter controle sobre algumas situações e consequências.

O fato é que as preocupações são frutos de uma grande capacidade criativa, porém, muitas vezes, utilizada de forma mais prejudicial que benéfica — as preocupações são importantes para a resolução de problemas, elas se tornam prejudiciais quando são exacerbadas, ou seja, quando provocam incômodos importantes que causam prejuízos à qualidade de vida e à saúde da pessoa.

É importante que você comece a observar como utiliza a sua criatividade: se a tem utilizado para alimentar preocupações que causam mais prejuízos que benefícios, ou se a tem utilizado de forma a promover realmente o seu desenvolvimento e bem-estar.

Quando estiver preocupado com alguma coisa, perceba como sua imaginação cria situações, como seu corpo reage, quais pensamentos surgem.

Com alguma prática, é possível direcionar essa energia criativa para a resolução de problemas.

Se você perceber que não vai conseguir isso sozinho, é interessante procurar apoio de um profissional qualificado.

Um bom profissional poderá te ajudar a utilizar mais plenamente o seu potencial criativo, de forma que consiga direcionar mais facilmente sua energia criativa para a resolução de problemas, o que contribuirá de forma importante para o alcance de seus objetivos.

Tenha compromisso com você

Assumir um compromisso com você mesmo é muito importante para manter o foco nos objetivos. Aprender a utilizar a criatividade de forma correta é apenas um dos passos, você precisa também ter compromisso em se esforçar para alcançar aquilo que deseja.

Sua criatividade pode levá-lo a conquistar grandes objetivos, porém, você precisa enfrentar os desafios cotidianos com coragem, perseverança, paciência e força.

Assuma a responsabilidade por suas ações, enfrente as consequências dessas ações, e fique focado nos seus objetivos. Fique atento à sua disposição para caminhar rumo aos seus sonhos, e se perceber que ela está diminuindo, procure ajuda.

Tenha compromisso, você merece alcançar aquilo que deseja.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!