Curso de Empreendedorismo: É possível aprender a empreender?

Fazer um curso de empreendedorismo ainda não é nada convencional no nosso país. Aprender a empreender é um desafio para todos.

O empreendedorismo está muito associado a pessoas corajosas e criativas. Pessoas que abandonam tudo em busca da realização de seu próprio negócio. Entretanto, é possível aprender a empreender ou este é um privilégio de alguns que já nasceram com este dom?

A resposta para esta pergunta é de certa forma parcial. Não é só possível aprender a empreender, como necessário. Mas, existem perfis de pessoas que não tem interesse ou aptidão para assumir as responsabilidades que a vida empreendedora carrega, esse perfil profissional não é melhor ou pior que um empreendedor, só diferente.

Caso o seu desejo é ser um empreendedor de sucesso, é possível sim adquirir habilidades importantes que farão de você um grande empreendedor. Um bom curso de empreendedorismo pode te ajudar a alcançar seus objetivos de forma mais eficiente e menos onerosa.

Quando pesquisamos a vida de diversos empreendedores de sucesso, é possível perceber que grandes aprendizados foram conquistados com a experiência e os erros cometidos. Isto também é possível para você, mas não se iluda, é necessário conhecimento para desenvolver o seu negócio e isto você só consegue estudando.

O empreendedorismo no Brasil sempre existiu, mas nos últimos anos surgem plataformas de conhecimento que incentivam e disseminam práticas empreendedoras no nosso país.

Como aprender a empreender?

como fazer curso de empreendedorismoAlgumas habilidades empreendedoras são inatas e dependem de cada um. Entretanto o desenvolvimento de boa parte das habilidades e competências para a criação de um negócio sustentável pode ser incentivada.

O primeiro passo para o aprendizado é estar aberto ao conhecimento, é importante você reconhecer que precisa de determinadas habilidades que serão necessárias para seu negócio.

Por exemplo, habilidades de gestão, planejamento, finanças, marketing e vendas. Todas estas habilidades podem ser desenvolvidas. O seu desenvolvimento nestas áreas dependerá da sua dedicação, é claro que algumas pessoas já têm facilidade com vendas, outras com finanças, isso é normal.

Em um curso de empreendedorismo você vai aprender a reconhecer o que realmente te fará um empreendedor de sucesso, além de adquirir a capacidade de desenvolver as habilidades mais importantes.

Mas, é importante saber que a teoria não basta. Para ter um aprendizado de excelência só colocando em prática. É na hora de colocar em prática que você poderá verificar se as habilidades até agora desenvolvidas e os fatores por você identificados já são o bastante para construir um negócio de sucesso.

Curso de empreendedorismo

Você pode fazer uma pesquisa rápida na Internet e encontrar muitas opções de cursos de empreendedorismo online, e até presenciais. Quero indicar para você dois cursos gratuitos online.

O primeiro deles é o curso de Empreendedorismo da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Neste curso você vai compreender o que é o empreendedorismo, fatores chaves para o sucesso, reconhecer a importância da liderança, implementação de mudanças na vida e casos de sucesso. Acesse o curso aqui.

Outro curso muito bom é o curso de Empreendedorismo da Endeavor. Os principais conteúdos deste curso são: primeiros passos de um negócio, finanças básicas, gestão de pessoas, cultura empreendedora, marketing e vendas. Acesse o curso aqui.

Além destes dois cursos, existem muitas outras opções que irão te auxiliar no desenvolvimento de boas habilidades para seu negócio.

Para te ajudar mais ainda separei mais 5 cursos que irão te auxiliar a desenvolver habilidades específicas.

1 – Os fundamentos da estratégia de negócios

Um curso que vai te auxiliar a desenvolver a capacidade de pensar estrategicamente, avaliar o ambiente competitivo e se posicionar com a criação de valor. Além disso, o curso apresenta a utilização de ferramentas importantes e estudos de caso de grandes empresas do mercado. Acesse o curso aqui.

2 – O empreendedorismo e as competências do empreendedor

Um curso para você compreender quais as principais habilidades e competências que você precisa desenvolver para desenvolver empreendimentos de sucesso. Além de todo o conteúdo teórico, empreendedores renomados apresentam suas histórias e casos de sucesso. Acesse o curso aqui.

3 – Empreendedorismo 101: Quem é o seu cliente?

Um excelente curso para você aprender a ver o mundo com os olhos de seus clientes. Você vai aprender a desenvolver habilidades para criar produtos que realmente resolvam o problema de seus clientes, além de descobrir seus hábitos de consumo. Acesse o curso aqui.

4 – Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais

Com este curso você vai aprender a planejar uma estratégia de negociação, utilizar técnicas e ferramentas para negociação, fechar e criar contratos e avaliar as negociações por você já realizadas. Acesse o curso aqui.

 

5 – Além do Vale do Silício

Este é um excelente curso para perceber como as realidades externas ao seu negócio interferem no seu sucesso. Além de aprender habilidades necessárias para desenvolver negócios em ambientes não favoráveis. Acesse o curso aqui.

Considerações finais

Existem muitas opções de cursos para o desenvolvimento de novas habilidades, aprender faz parte da vida de todo empreendedor de sucesso. Para novos desafios sempre será necessário aprender novas habilidades.

Não tenha receio em empreender, mas antes disso se capacite. Ganhe mais, perdendo menos, esta é uma boa fórmula para desenvolver negócios.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário. Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!