Dicas de empreendedorismo para alcançar o sucesso

Neste artigo reuni algumas dicas de empreendedorismo que considero importantes para você alcançar o sucesso em seu negócio.

Muitas destas dicas podem ser coladas em prática com facilidade e não exigem investimento financeiros. São dicas relacionadas à postura diante dos negócios e aos hábitos que todo empreendedor cria.

Existe um antigo ditado que se conselho fosse bom não seria de graça. Mas, aqui no blog Cultivando Sucesso nos esforçamos para colaborar de maneira significativa na vida de todos os nossos leitores.

O que você precisa fazer então é avaliar todas estas dicas de empreendedorismo com sinceridade e colocar em prática as que você considerar úteis para sua vida e seus negócios.

Ter uma empresa de sucesso dependerá muito das suas ações, conselhos permanecem sendo conselhos enquanto não são implementados, assim como ideais são apenas ideias quando não são colocadas em prática. O que vale é o que se faz e não o que fica apena no mundo do planejamento e dos sonhos.

Confira as dicas a seguir.

5 Dicas de empreendedorismo que são importantes para seu negócio

1 – Foque no essencial e no simples:

5 dicas de empreendedorismo importantesA primeira dica é importantíssima para que você tenha sucesso e resultados rápidos.

Ter foco no essencial é garantia de que você poderá desenvolver um bom produto ou prestar um bom serviço. Ofereça para seu cliente o que ele realmente precisa e deixe de lado todos os acessórios e novas funcionalidades que não servem de nada para seus clientes.

Por isso, faça algo de boa qualidade e com limites. Reconheça os limites de seus produtos e reconheça qual a sua principal função. Empreendedores que não colocam limites em produtos podem ser perder pelo caminho e nunca alcançar a linha de chegada.

O objetivo então é ter foco no essencial, na resolução do problema verdadeiro e evitar o que é desnecessário.

É certo que tomando este tipo de atitude você poderá não agradar a alguns clientes, ou até mesmo ter um produto com um número de funcionalidades menor que de seus concorrentes.

Mas, tenha certeza de que agradará a muitas outras pessoas que estão em busca de resolver um problema e ficarão muito felizes em resolver este problema apertando poucos botões e de uma maneira muito mais simples.

2 – Sonhe com uma empresa lucrativa e não com uma empresa grande:

É inevitável para muitas pessoas comparar o sucesso de um negócio com o tamanho de uma empresa e quantidade de seus funcionários.

Entretanto, o objetivo de ter uma empresa grande pode fazer com que sua empresa deixe de ser tão lucrativa como poderia ser. É óbvio que grandes empresas tem um faturamento muito maior que médias e pequenas empresas, mas não quer dizer que sejam muito mais lucrativas.

É importante que você tenha consciência disso. Tenha o objetivo de ter uma empresa lucrativa e não grande. Isso exigirá de você uma sensibilidade de identificar até que ponto ir, até quando crescer será benéfico ou não para seu negócio e para você.

Lembre-se sempre que pequenas empresas requerem recursos menores, um número menor de funcionários e podem ser muito lucrativas.

Além disso, pequenas empresas são mais flexíveis e podem responder com mais rapidez às mudanças do mercado e às oportunidades que podem surgir ao longo do tempo.

Outra grande vantagem é a facilidade de gerenciar pessoas em pequenas empresas. É muito mais simples criar um bom ambiente de trabalho e proporcionar qualidade de vida a todos seus funcionários.

3 – Evite o endividamento a todo custo:

Esta lista de dicas de empreendedorismo não poderia deixar de fora este tópico. É a questão do endividamento inicial para criar negócios.

É comum que novos empreendedores façam empréstimos, financiamentos ou até comprometam parte dos resultados do seu negócio no futuro com investidores.

Apesar de ser uma prática comum, não é a ideal.

Criar uma dívida no início pode comprometer o crescimento do seu negócio no futuro. Por isso, faça de tudo para começar seu negócio com recursos próprios.

É claro que para isso é necessário abrir mãos de diversas situações que você sonhe no início, como um belo escritório, contratação de vários funcionários e estar bem localizado em sua cidade.

Talvez seja mais prudente começar direto de sua casa ou sua garagem, ou em um escritório compartilhado. Com um ou dois funcionários ou até mesmo trabalhando só você.

Pense nisso, antes de gastar rios de dinheiro no início de sua empresa.

É claro que alguns tipos de negócio exigem um grande investimento inicial, o que você deve avaliar com cuidado e critério. O endividamento inicial pode ser uma boa solução para alguns casos, mas não é para a maioria.

4 – Não confunda produtividade com muitas horas de trabalho:

Outro ponto importante desta lista de dicas de empreendedorismo é a ilusão que muitas pessoas possuem com trabalhar muitas horas do dia.

Diversos empreendedores acreditam que precisam passar noites em claro e dedicar todo o seu dia ao trabalho para verem sua ideia sendo colocada em prática. Mas, nem sempre isso produz bons resultados.

Muitos fazem isso para aliviar suas consciências pois trabalham muitas horas, mas não são produtivos. Acabam procrastinando parte do dia e sentem a necessidade de mostrar para si e para os outros o quanto estão se dedicando em seus negócios.

É muito melhor que você tenha 8 horas muito bem trabalhadas que 16 horas com baixa produtividade.

Por isso, se você é um membro da cultura workaholic é melhor avaliar seus resultados e se suas horas de trabalho estão sendo bem empregadas. Talvez você consiga alcançar os mesmos resultados com metade da hora de trabalho com mais dedicação e foco em suas atividades.

Além disso, é bom reconhecer que o corpo tem um limite e que este limite pode chegar uma hora ou outra. E quanto chega o efeito do esgotamento pode ser devastador.

Outro ponto importante a ser avaliado é que a vida de uma pessoa não pode se resumir exclusivamente ao seu sucesso profissional. Existem outras partes da vida que merecem tempo e cuidado.

5 – Não fique preso somente à sua paixão:

Estas dicas de empreendedorismo não poderiam se encerrar sem falar sobre trabalhar como o que amamos.

É comum ouvirmos de grandes empreendedores que você tem que começar seu negócio fazendo o que você ama.

A questão é que nem sempre o que amamos é lucrativo.

Seguir sua paixão rigorosamente pode fazer com que você perca diversas oportunidades de negócio ao longo do tempo.

Claro, se for possível começar um negócio com o que você ama fazer, ótimo. Caso contrário você ainda tem milhões de oportunidades de negócio e muitas outras chances de ser bem-sucedido com negócios que a princípio você não imaginava trabalhar.

Imagine o nicho de mercado de coleta de lixo em grandes cidades. É um ramo que pode ser bem lucrativo, agora você acredita que alguém ama coletar lixo? Mas, mesmo assim existem empresas de sucesso que fazem isso e amam o lucro que obtém.

Você pode ter um negócio lucrativo e prazeroso, mesmo que não seja focado em sua paixão.

Finalizando

Agora é com você. Você pode colocar estas dicas de empreendedorismo em prática ou não. O importante é avaliar com sinceridade e ver o que se adéqua à sua realidade.

O empreendedorismo muitas vezes é visto como um grande romance, e histórias de grandes empreendedores são contadas como contos de fada. Mas, são mais reais do que você imagina. Você também pode construir a sua e ter muito sucesso em seus negócios.

Ainda ficou com alguma dúvida? Então deixe nos comentários.

Caso você queira compartilhar alguma dica ou sua experiência com a administração de pequenas empresas fique à vontade e utilize também os comentários.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!