Empreendedorismo Corporativo: 7 Dicas para colocar em prática

O empreendedorismo é algo essencial para a sobrevivência no mundo dos negócios. É certo que ser um empreendedor não é somente criar produtos e novas empresas, é muito mais uma postura de correr riscos e sair da zona de conforto. Desta forma o empreendedorismo corporativo é algo essencial para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado.

O empreendedor corporativo é aquele profissional que não se contenta em cumprir apenas suas obrigações de rotina. Sempre está disposto a melhorar e a propor novas soluções para os problemas que encontra.

É um profissional que está sempre aberto a rever formas de organização e burocracias internas. Sabe muito bem que não é o dono da empresa e em muitos casos, nem mesmo é o chefe, mas trabalha com dedicação e extrema qualidade.

É hoje um dos perfis de profissionais mais desejados pelas empresas. Pois, superam as burocracias e conseguem inovar em um ambiente muitas vezes engessado.

Entretanto, não adianta ter um profissional com o perfil de empreendedor corporativo se a própria empresa não se prepara para incentivar este tipo de comportamento.

Em diversos casos, os profissionais que procuram inovar ou propor revisões na organização são encorajados por gerentes e diretores a deixar isto de lado e apenas fazer a sua obrigação. Confira a seguir passos para que seja desenvolvido um clima propício ao empreendedorismo corporativo dentro do seu negócio.

7 Dicas para o empreendedorismo corporativo

1 – Contrate o perfil de profissional adequado

dicas para incentivar o empreendedorismo corporativoCaso o seu interesse seja em ter em sua equipe empreendedores corporativos o primeiro passo é ter um processo seletivo adequado. É contratar as pessoas certas.

É importante saber identificar um profissional com espírito inovador e que não se contenta com as burocracias existentes. Muitas vezes, este tipo de profissional não terá a capacitação adequada no momento, mas o conhecimento técnico é mais simples de ensinar do que um espírito empreendedor.

2 – Esteja atento à equipe que você já tem

Muitos empreendedores corporativos já estão empregados em boas empresas, por isso, fique atento aos profissionais que estão do seu lado.

Dê autonomia para aqueles que você percebe que tem um perfil empreendedor. Incentive pessoalmente estes profissionais a proporem soluções e inovarem em suas áreas. Você pode encontrar muita gente boa que já está do seu lado.

3 – Crie um ambiente propício à inovação

Deixe claro para todos os colaboradores a importância do empreendedorismo corporativo para seu negócio. Crie um ambiente agradável a mudanças e a novos arranjos organizacionais.

O primeiro passo para um ambiente mais propício à inovação em uma empresa é as lideranças demonstrarem o valor que a inovação tem para o negócio.

4 – Crie ferramentas para incentivar o empreendedorismo

Crie ferramentas práticas para que o empreendedorismo seja incentivado. Isso pode ser feito por meio de ferramentas de gestão como plano de melhorias realizado pelos colaboradores ou um canal específico para indicação de melhorias.

Seja criativo e acessível com as ferramentas a serem desenvolvidas.

5 – Valorize todas as práticas empreendedoras

Outro ponto importante é valorizar todas as práticas inovadoras que surgirem. Desde as mais simples até as que trouxeram grandes benefícios para a empresa.

Não despreze nenhuma ação implementada e proposta por um colaborador. É importante que todos se sintam envolvidos e valorizados pelas ações e propostas desenvolvidas.

6 – Faça premiações pelo mérito

É importante também incentivar o empreendedorismo corporativo com a premiação para as ações que mais surtiram efeitos positivos na empresa.

Não tenha dúvida em premiar os que se desenvolveram mais, utilize o mérito como balizador. Algo que é muito importante para esta premiação é deixar claro para todos os critérios que foram utilizados para a avaliação das ações implementadas.

7 – Esteja atento a todas as mudanças

O último passo é estar atento a todas as mudanças. É certo que algumas mudanças implementadas poderão falhar ou vão demorar a trazer bons resultados para empresa.

É importante que você esteja atento e disposto a corrigir o mais rápido possível todos os problemas e também ter o time correto para aguardar boas propostas que demoram um tempo maior para surtirem efeito.

Considerações finais

O empreendedorismo corporativo é uma excelente forma de manter empresas vivas e competitivas no mercado. Muitas vezes pequenas mudanças importantes para seu negócio só podem ser identificadas pelos profissionais que estão com a mão na massa.

Por isso, valorize um espírito empreendedor no seu negócio. Incentive e invista em cursos profissionalizantes, palestras e treinamentos para este fim.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário. Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!