Empreendedorismo e Inovação: A fórmula de sucesso para seu negócio

Empreendedorismo e inovação são atitudes essenciais para a criação e manutenção das empresas no mercado atual.

Muitas vezes estes dois conceitos estão associados, mas apesar disso o empreendedorismo pode sim acontecer sem a inovação. O empreendedorismo e inovação são o motor para o desenvolvimento e crescimento de uma economia saudável.

Um negócio que alia estes dois conceitos tem grandes chances de se destacar no mercado e de se distanciar de toda a concorrência. A inovação tem um grande potencial de criar novos mercados e direcionar os negócios rumo a objetivos inimagináveis.

Empreendedorismo e inovação foram dois pilares de grandes empresas que vislumbraram as oportunidades que o futuro reservava.

Empreendedorismo e Inovação como cultura

empreendedorismo e inovação para novas empresasApesar de serem conceitos muito admirados por grande parte das pessoas, o empreendedorismo e a inovação, por muito tempo, não foram características incentivadas ou exigidas por empresas em seus processos seletivos.

Infelizmente, a formação profissional brasileira incentiva e sempre incentivou a criação de bons funcionários e não empreendedores.

Entretanto, esta realidade tem se transformado aos poucos. A nova geração de profissionais que está no mercado de trabalho não tem os mesmos desejos que a geração anterior.

Ter um bom emprego, com um bom salário e diversos benefícios não é a única atração de jovens profissionais. Muitos destes profissionais, hoje em dia, preferem se arriscar a desbravar o mercado com suas ideias e seus princípios do que se enquadrarem em normas e padrões de grandes organizações.

A formação de uma cultura que favorece o empreendedorismo e inovação tem sido facilitada pelo acesso à informações e intercâmbio com novas culturas. A Internet de alta velocidade tem sido determinante na divulgação de uma nova forma de ver o trabalho.

É certo que muitos profissionais brasileiros entraram em uma onda da cultura empreendedora e tem colocado em prática suas ideias e lutado pelos seus sonhos.

Duas formas de empreender

Como falado anteriormente, o empreendedorismo não é dependente da inovação. No Brasil, o empreendedorismo desvinculado da inovação é maior do que o empreendedorismo inovador.

Visto isso, podemos considerar dois tipos de empreendedorismo, o empreendedorismo por necessidade e o empreendedorismo por inovação.

1 – Empreendedorismo por necessidade:

O empreendedorismo por necessidade é, muitas vezes, incentivado pela crise econômica ou até mesmo pela crise pessoal.

Para a maioria dos empreendedores por necessidade o ponto de partida é o desemprego. Ou seja, o foco deste tipo de empreendedorismo não é a criação de novos produtos e novas alternativas, mas principalmente a sobrevivência.

Este tipo de empreendedorismo ainda é majoritário no Brasil. Apesar da atitude empreendedora, carece da inovação. Assim o empreendedorismo por necessidade não consegue alcançar grande valor.

2 – Empreendedorismo por inovação:

Diferentemente do empreendedorismo por necessidade, o empreendedorismo por inovação tem como ponto de partida a descoberta de uma oportunidade de negócios.

Por ser uma opção de vida e não simplesmente uma necessidade, os empreendedores motivados pela inovação, possuem melhores condições de avaliação do risco do negócio e da possibilidade de sucesso.

Além disso, os negócios baseados em inovação geram mais valor. É pelo empreendedorismo inovador que surgem novos mercados e que a concorrência é quebrada.

Os grandes novos negócios são certamente moldados por uma cultura de empreendedorismo e inovação.

Fugir da regra é necessidade para quem quer construir um negócio baseado na inovação.

Duas formas de inovar

A inovação também pode se manifestar de duas formas, a inovação disruptiva e a inovação incremental.

A inovação disruptiva é aquela que quebra os paradigmas do mercado com a criação de novos produtos e novos serviços com base na inovação e identificação de novas necessidades das pessoas.

Este tipo de inovação tem um grande potencial de criar novos mercados e eliminar a concorrência agressiva.

Já a inovação incremental é aquela que agrega melhorias aos produtos ou serviços prestados, como o aumento da eficiência, a redução de custos ou novas funcionalidades.

Com este tipo de inovação muitas empresas se mantém no mercado, é uma inovação que garante competitividade em produtos e serviços já consolidados. Sem esta inovação incremental é possível que bons produtos hoje caiam no esquecimento em um futuro muito próximo.

Vale ressaltar que estes dois tipos de inovação são necessários. É pela inovação disruptiva que as novas necessidades específicas são atendidas e é pela inovação incremental que empresas se mantém viva em meio à concorrência.

Finalizando

Empreendedorismo e inovação são mais do que necessários para a sobrevivência de qualquer empresa nos dias de hoje. Incentivá-los e criar condições para que se desenvolva é tarefa de todo gestor.

Uma postura inovadora pode ser incentivada em grandes organizações ou pequenas empresas. Não importa o tamanho do seu negócio, inovar de forma disruptiva ou incremental é uma necessidade para a sua sobrevivência no mercado atual.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!